Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
DEPUTADO BARBOSINHA

Barbosinha cobra intervenção da bancada federal para resolver impasse em concessão da BR-163

Barbosinha cobra intervenção da bancada federal para resolver impasse em concessão da BR-163

15 Nov 2019 - 19h45Por FÁTIMA NEWS COM ASSESSORIA

Após a Audiência Pública realizada no dia 28 de outubro para discutir os impactos da concessão da BR-163 à empresa CCR MSVia, o deputado Barbosinha (DEM-MS), um dos propositores da audiência, juntamente com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Paulo Corrêa (PSDB), disse que agora é a hora que o Mato Grosso do Sul espera pela intervenção da bancada federal [de deputados e senadores] em Brasília para tentar equalizar o problema.

Em discurso da tribuna da Assembleia na sessão da manhã desta quinta-feira (14), o deputado lembrou o que chamou de ‘lamentável’ ausência de representantes da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), órgão regulador dos serviços públicos nessa área e a quem compete fiscalizar o cumprimento do contrato de concessão firmado para o gerenciamento da BR por 30 anos.

“Esse desprezo para com o trabalho que deveria estar sendo fiscalizado em MS é irreparável”, mas ainda assim a CCR reconheceu que, dos 854 km de rodovias que deveria estar duplicada, apenas 150 km foi feito. “Ao longo de todo o trecho, que começa em Mundo Novo, e chega em Sonora, todos esses municípios sofrem o impacto negativo da concessão da rodovia”, advertiu o deputado.

Barbosinha disse que o Estado também reconhece os investimentos feitos, da ordem de R$ 2,9 milhões, quando a CCR diz ter recebido, por intermédio da cobrança de tarifas de pedágio, aproximadamente, R$ 1,2 milhão. “Houve melhorias na conservação da via, segurança com guinchos e socorristas, aspecto tecnológico, mas é evidente que com tais investimentos, feitos para durar os 30 anos da concessão, nós já teríamos que ter todo o trecho duplicado. Mais de 50% já deveria estar duplicado”, cobrou.

O deputado democrata criticou ainda a proposta, apresentada na semana passada pela concessionária, que pede 25 anos para reduzir o preço do pedágio. Relatório da ANTT determina a redução em mais de 50% dos valores cobrados atualmente, mas a concessionária quer diluir essa redução de cobrança em 25 anos. “A impressão que se tem é que serviço foi feito próximo das praças de pedágio, nos trechos aparentemente mais fáceis, em Dourados o caos para atravessar a BR só se agrava e a posição da CCR é que o problema não é dela”, reclama o parlamentar.

“Além de não resolver o problema, vejo que reduziram o número de pessoas trabalhando nessa concessão, porque quem se utiliza da BR 163 diariamente percebe que diminuiu o volume de carros da empresa CCR e de funcionário. O que queremos é uma resposta a ANTT e da concessionária a Mato Grosso do Sul. A bancada federal precisa intervir, ou o Estado vai continuar pagando e se submetendo a essa proposta absurda de diluir a redução do pedágio em 25 anos”, reiterou Barbosinha.

Depois dos apartes dos colegas Rinaldo Modesto, Zé Teixeira e Marçal Filho, o deputado Barbosinha disse que vai procurar os ministros Tereza Cristina e Luiz Henrique Mandetta, de Mato Grosso do Sul e o senador Nelsinho Trad, coordenador da bancada federal de MS em Brasília, “para levar o pedido do Estado e cobrar a agência ANTT, que é omissa e não respeita sequer a Assembleia Legislativa. “Se não é pra beneficiar a população, deve cumprir, pelo menos, os contratos assumidos”, conclui.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Rotary Club - Fátima do Sul
Vem aí a Churrascada do Rotary em prol do banco de cadeiras de rodas!
ATENDIMENTO
'Procon na Rua' disponibiliza atendimento Jardim Tarumã durante ação da UEMS
GRANDE EMPREENDIMENTO PARA O MS
Expectativa: Governador, ministra e presidente da Petrobras visitam UFN3 em MS
DESPEDIDA
Anderson Leonardo esteve com Molejo para show em dezembro de 2022 em MS
PATRONIZAÇÃO
Padronização de uniformes no Presídio de Trânsito promove segurança e gera oportunidade de trabalho

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente