Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
CAMPEONATOS ESTADUAIS

Santos x Palmeiras, Vasco x Botafogo. As finais que o Rio e SP mereciam

20 Abr 2015 - 08h07Por BLOG DO PVC

A final entre Santos e Palmeiras vai acontecer com um ano de atraso. No ano passado, as semifinais entre Santos e Penapolense, Palmeiras x Ituano permitiam imaginar o clássico na decisão. O Ituano tirou o Palmeiras na semi e venceu o Santos na finalíssima.

Parece um brinde ao campeonato deste ano a final acontecer com um ano de atraso. Ou mais de 50. Você vai ouvir todo mundo falar da final de 1959, a única decisão de fato com Santos e Palmeiras cabeça a cabeça. Mas há outros casos em que palmeirenses e santistas saíram de um clássico festejando o troféu.

Em 1927, o Santos tinha o ataque dos 100 gols, recebeu o Palestra Itália na Vila Belmiro na penúltima rodada e perdeu por 3 x 2. O resultado garantiu o título ao Palestra. Se o Santos vencesse, seria campeão. Em caso de empate, o Palestra ainda poderia ser campeão se ganhasse do Corinthians em seu último jogo — perdeu por 3 x 1.

Em 1947, o Palmeiras venceu o Santos na penúltima rodada por 2 x 1 no Pacaembu, gols de Arturzinho e Turcão — Odair fez o gol do Santos. Em 1968, o inverso. O Santos ganhou por 3 x 1 no Parque Antártica quando faltavam quatro rodadas para o Campeonato Paulista terminar. O Palmeiras priorizou a Libertadores e corria o risco de rebaixamento. A vitória santista por 3 x 1 fechou a luta pelo título e fez a federação paulista mudar o formato, enterrar os pontos corridos, a partir do ano seguinte.

O último encontro decisivo aconteceu em 1996. O Palmeiras fez 102 gols em 30 jogos e no vigésimo nono foi campeão com uma rodada de antecedência, ao vencer o Santos no Parque Antártica por 2 x 0, gols de Cléber e Luizão.

Desta vez, o Santos é um time mais rápido, o Palmeiras está em fase de construção. O primeiro jogo, provavelmente no Allianz Parque, pode ajudar a decidir.

 

VASCO x B OTAFOGO

Desde 1997 os dois rivais não se encontram numa finalíssima. Em decisões diretas, o Botafogo leva vantagem. Ganhou em 1948 em General Severiano, por 3 x 1 , gols de Paraguaio, Braguinha e Octávio — Ávila fez contra.

Em 1968, o Botafogo foi campeão enfrentando o Vasco no jogo da taça e vencendo por 4 x 0, gols de Roberto, Rogério, Jairzinho e Gérson.

A final voltou a acontecer em 1990, a mais polêmica delas, porque Vasco e Botafogo tinham leitura diferente do regulamento da Federação do Rio no triangular final que também envolvia o Fluminense. Na opinião do Vasco, a vitória do Botafogo forçaria prorrogação. Enquanto o Botafogo dava a volta olímpica com a taça, os jogadores vascaínos receberam uma caravela de sua torcida e deram a volta no gramado festejando o título que mais tarde a Justiça confirmou para os botafoguenses.

Em 1997, a vitória do Glorioso por 1 x 0, gol de Dimba, garantiu a taça.

O Vasco nunca venceu uma decisão direta contra o Botafogo, exceção feita à Taça Guanabara de 1965, época em que o torneio era independente do Campeonato Carioca. Mas saiu de uma fila de doze anos festejando a taça contra o Botafogo com vitória por 2 x 1, gols de Gílson Nunes e Valfrido. Curiosamente, o Vasco tenta sair de uma fila de doze anos neste campeonato de 2015.

O Botafogo parece mais forte, fruto do trabalho incrível de Renê Simões. O Vasco pode dar a Doriva um feito inédito: campeão paulista e carioca em anos sucessivos.

O problema desta final é a percepção de que chegaram os clubes alinhados com a Federação. É a final que o Rio de Janeiro merecia depois de tanta discussão.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

ESPORTE
Workshop ensina no próximo domingo 'tapembol', esporte original do Brasil
Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Novo Centro de Referência de Esporte e Cultura vai atender estudantes e atletas paralímpicos
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil SORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
##FÁTIMA DO SUL - OLIMCIFAS
ACIFAS promove VIII OLIMCIFAS e toda renda revertida para entidades e premiação para todos inscritos
Blackjack online
Blackjack online: Que não passe dos 21

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados