Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
OUTUBRO ROSA

OUTUBRO ROSA: fazer exercícios três vezes na semana freia risco de câncer

Médico destaca os benefícios que acompanham a vida ativa

7 Out 2015 - 13h24Por GLOBO ESPORTE

Vamos nos engajar na campanha de prevenção do câncer de mama, que sempre resulta em inúmeras vidas salvas. Segundo os dados DATA SUS, o de mama é o câncer mais frequente da mulher, seguido pelo do útero. Isso sem esquecer a principal causa de morte entre mulheres, a doença cardiovascular (acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio).

O exercício físico regular é uma das mais importantes ferramentas na prevenção dessas terríveis doenças que atingem a mulher. Foram feitas pesquisas em metrópoles europeias comparando mulheres que passam a maior parte do dia sentadas (trabalhando ou não) com outras que se sentavam muito pouco. Elas concluíram que ocorreu uma diminuição de 35% no risco de contrair as doenças citadas nas mulheres ativas que seguiram a recomendação de fazer atividade física por uma hora, três vezes por semana, praticando exercícios aeróbicos.

Como sempre lembramos, deve-se acrescentar a recomendação de praticar fortalecimento muscular duas vezes por semana. Os benefícios aparecerão com o aumento significativo dos vários elementos do metabolismo em geral, ora impedindo a progressão anormal de células cancerígenas, ora estimulando as chamadas citocinas antiaterogênicas. São elas que protegem do aparecimento da aterosclerose, e ainda diminuindo as citocinas aterogênicas, que estimulam a aterogênese.

Tudo pode ser resumido na necessidade da prática de exercícios físicos moderados, em qualquer lugar, em volume de três vezes semanais, sem interrupções. Caso fique mais de 15 a 20 dias inativo, perde-se os benefícios e o recomeço deverá ser do nível zero (inicial).

Essas vantagens citadas do ser ativo sempre, são fundamentais para um envelhecimento saudável, e por incrível, aumentar a vida média até de um idoso. A escolha do melhor exercício fica para o gosto e habilidades de cada um. Próxima da menopausa, mesmo não tendo doenças, é recomendável que se faça além da habitual ginecológica, uma avaliação cardiológica para não ter riscos nas atividades físicas.    

Sobre o uso de polivitaminas, hormônios e suplementos, siga a palavra de seu médico de confiança e esqueça os milagres de emagrecimento e os tratamentos da moda, inútil pela falta de resultados, os que não são aceitos cientificamente (como os tais anti-aging ou anti- envelhecimento) proibidos oficialmente, por não trazerem nenhum benefício físico ou metabólico, apenas algum efeito placebo ou inerte (psicológico). Faça exercícios físicos e gaste seu dinheiro em coisas sérias.

*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

##FÁTIMA DO SUL - OLIMCIFAS
ACIFAS promove VIII OLIMCIFAS e toda renda revertida para entidades e premiação para todos inscritos
Blackjack online
Blackjack online: Que não passe dos 21
FOTO: ADÉLIO FERREIRA / BLOG FAVO DE MEL FÁTIMA DO SUL - COPA VILA BRASIL
Escola Vila Brasil promoveu a 1ª Copa da Vila com êxito e premia campeões em Fátima do Sul
Images.pexels.com JOGOS ONLINE
Uma Viagem pelos Diferentes Modos de Diversão
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS