Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
CRISE NO FUTEBOL

Ex-Lusa pede a Romário que CPI da CBF apure degola no caso Héverton

Manuel da Lupa manda e-mail pedindo ajuda do senador

28 Mai 2015 - 15h10Por Globo Esporte

Manuel da Lupa, ex-presidente da Portuguesa, quer que a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) pedida pelo senador Romário (PSB-RJ) para apurar os casos de corrupção na CBF investigue também o "caso Héverton", que culminou no rebaixamento da Lusa no Brasileirão de 2013. 

Da Lupa enviou nesta quinta-feira um e-mail para Romário. Depois, o ex-dirigente encaminhou a mensagem para alguns jornalistas. Nela, o ex-dirigente disse que "pode ter havido manipulação para prejudicar a Portuguesa" para atender "interesse de Fluminense, Flamengo e CBF".

Romário recolheu 52 assinaturas e protocolou na quarta-feira o requerimento para a instalação no Senado de uma CPI para investigar as denúncias de corrupção na CBF desde a presidência de Ricardo Teixeira, passando por José Maria Marin, preso nesta quarta-feira na Suíça, até a atual gestão de Marco Polo del Nero. 

Em virtude do interesse de Fluminense, Flamengo e CBF, pode ter havido manipulação para prejudicar a Portuguesa, que tem torcida muito menor do que os clubes citados
Manuel da Lupa, em e-mail para Romário

O ex-presidente da Lusa quer que a CPI apure o "caso Héverton". Da Lupa diz que a punição de Héverton não foi publicada no site oficial da CBF antes do jogo, o que levou a Portuguesa a utilizá-lo na partida contra o Grêmio, na última rodada do Brasileirão daquele ano. 

A Portuguesa havia terminado a edição do Brasileirão de 2013 na 12ª posição. Mas, com a perda de quatro pontos pela escalação irregular de Heverton, a Lusa caiu para a 17ª posição, com 44 pontos. Assim, o Fluminense (46 pontos) saiu da zona de rebaixamento e permaneceu na Série A. O Flamengo também perdeu quatro pontos por escalar irregularmente André Santos, mas seguiu na elite do futebol - ficou uma posição à frente da Lusa.

– Em virtude do interesse de Fluminense, Flamengo e CBF, pode ter havido manipulação para prejudicar a Portuguesa, que tem torcida muito menor do que os clubes citados – diz o ex-presidente da Lusa.

Da Lupa é apontado pelo promotor que investiga o caso em SP como uma das pessoas que, de forma deliberada, omitiram da comissão técnica da Lusa a informação de que Héverton não poderia jogar

Manuel da Lupa disse ainda que o Ministério Público do Consumidor está investigando o caso em São Paulo. Na verdade, é o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) quem está tocando a investigação.

No e-mail, o ex-dirigente não cita que ele é um dos investigados. Da Lupa é apontado pelo promotor Roberto Senise Lisboa, que comanda o inquérito civil instaurado pelo Ministério Público de São Paulo para apurar o caso, como uma das pessoas que, deliberadamente, omitiram da comissão técnica da Lusa a informação de que o atacante Héverton não tinha condições de atuar naquela partida. 

Segundo Senise, as investigações apontam que Manuel da Lupa, o advogado Valdir Rocha e o ex-vice-presidente de futebol, Roberto dos Santos, além de outros dois funcionários não identificados, sabiam que Héverton não poderia atuar e se omitiram em troca de “vantagem”.

Da Lupa foi expulso do Conselho Deliberativo da Lusa no último dia 30 de abril. O Conselho entendeu que ele era culpado pelo Caso Héverton. 

Confira abaixo o e-mail enviado por Manuel da Lupa para Romário:

Enviei  nesta data telegrama à Vossa Excelência, solicitando investigação do caso do rebaixamento do campeonato brasileiro da série A de 2013,da ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS (SÃO PAULO), na partida de futebol contra o GREMIO DE FOOTBAL PORTUALEGRENSE, realizado em 08 de dezembro de 2013, no Estádio da Portuguesa, no Canindé/SP, cujo resultado da partida foi O X O. Houve escalação do atleta Hevérton  Duarâes Coutinho Alves, o resultado do julgamento  não foi publicado pela CBF e consultando o site antes da partida , dava condição de jogo ao atleta referido. A Portuguesa só foi comunicada do julgamento e do resultado  na terça –feira,  10 de dezembro de 2013, pela Federação Paulista de Futebol. Em virtude do interesse do FLUMINENSE,  FLAMENGO e  C B F. Pode ter havido manipulação para prejudicar a Portuguesa que tem torcida muito menor de que os clube citados. A investigação em São Paulo, está à cargo do Ministério Publico do Consumidor, que até a presente data não chegou a nenhuma conclusão.

Sem mais para o momento, subscrevo-me com elevada estima e distinta consideração,

Atenciosamente.
DR. MANUEL DA CONCEIÇÃO FERREIRA
( DR. Manuel da Lupa)
Ex- Presidente e membro nato da Associação.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Blackjack online
Blackjack online: Que não passe dos 21
FOTO: ADÉLIO FERREIRA / BLOG FAVO DE MEL FÁTIMA DO SUL - COPA VILA BRASIL
Escola Vila Brasil promoveu a 1ª Copa da Vila com êxito e premia campeões em Fátima do Sul
Images.pexels.com JOGOS ONLINE
Uma Viagem pelos Diferentes Modos de Diversão
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis
Fotos: Washington Lima / Fátima Em Dia FÁTIMA DO SUL - FOTOS
Confira as FOTOS da abertura da Copa Favo de Mel de Futsal em Fátima do Sul

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis