Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
Copa américa

Brasil enfrenta Paraguai em estádio com fama de 'mal-assombrado'

Brasil jogará em estádio que foi palco de tortura e "fantasmas" foram vistos

27 Jun 2015 - 07h19Por Globo Esporte

O palco que vai receber a partida deste sábado da seleção brasileira contra o Paraguai está diferente. Inaugurado nesta quinta-feira pela presidenta da república, Michelle Bachelet, tem sistema de iluminação moderno, cobertura, aparência de recém-saído do forno. Obras que não apagam, porém, a história do estádio municipal de Concepción, local de prisões e torturas políticas na época da ditadura chilena e com fama de mal-assombrado.

O Ester Roa Rebolledo, nome da primeira prefeita mulher do município, não recebe futebol desde agosto de 2013. A obra foi marcada por atrasos e greves que a tornaram ainda mais cara, e fizeram da busca por recursos uma corrida desenfreada. Cenário bem semelhante ao que se viu no Brasil durante os preparos para a última Copa do Mundo.

Estádio Ester Roa em Concepción (Foto: Alexandre Lozetti)Estádio de Concepción foi inaugurado antes de receber Seleção: são quase dois anos sem jogos (Foto: Alexandre Lozetti)

Empecilhos superados, o estádio ficou quase pronto. Ainda faltam alguns detalhes. Um deles é uma placa que homenageia todos os que ali foram prisioneiros políticos, há mais de 40 anos, durante o regime militar.

A partir do golpe de 1973, estádios de futebol se tornaram arenas de sofrimento. O de Concepción, que receberá a seleção brasileira neste sábado, na época era chamado de Regional e teve uma noite marcante entre tantas de agonia.

Em 19 de janeiro de 74, prisioneiros foram transferidos a outro local. Em 2009, Gabriel Reyes Arriagada, sobrevivente da ditadura, relatou no portal “Tribuna de Bio Bío”: “várias dezenas de habitantes transitórios do campo esportivo, homens e mulheres, foram chamados e fichados pela enésima vez. A diferença é que dessa vez foram fotografados e orientados a tirar suas coisas de suas celas improvisadas. (...) Talvez essa noite seja uma das mais difíceis de ser esquecida. Foi informado que cada um de nós poderia escrever uma carta a seus familiares mais próximos (...) de imediato surgiu a ideia de que nos fuzilariam ou jogariam ao mar”.

Placa em estádio de Concepción (Foto: www.tribunadelbiobio.cl)Placa que homenageia prisioneiros políticos no estádio chileno (Foto: www.tribunadelbiobio.cl)

Em janeiro de 2013, dois meses antes do início das obras, um grupo de antigos prisioneiros solicitou que a placa instaurada no local em respeito aos perseguidos fosse preservada na remodelação do estádio.

Nesta quinta-feira, voluntários da Copa América e secretários do estádio informaram que ela estava sendo limpa, e voltaria ao mesmo lugar. Não confirmaram se antes ou depois das partidas válidas pelo torneio.

Aparentemente, Dunga e seus jogadores encontrarão um gramado em boas condições no treino desta sexta-feira e na partida de sábado. Mas os cuidados são redobrados. Se chover, essa última atividade antes da partida será transferida para outro estádio.

Se o Brasil vencer o Paraguai, disputará a semifinal contra Argentina ou Colômbia também no estádio Ester Roa. E ainda poderá haver uma terceira partida consecutiva se a Seleção for derrotada nessa semifinal. A decisão do terceiro lugar está marcada para Concepción. Ou seja, um convívio mais longo com um local que carregou fama de mal-assombrado.

O histórico de fatos aterrorizantes pode interferir na mente das pessoas. Maria Neira, antiga funcionária do Collao (apelido do estádio), declarou ao “La Estrella” que via e ouvia “coisas”.

Estádio Ester Roa Concepción Chile (Foto: Alexandre Lozetti)Locais que já serviram de celas de tortura foram reformados no estádio em Concepción (Foto: Alexandre Lozetti)

– Estava com minha filha e minha sobrinha, e escutamos que começaram a golpear com muita força uma porta. Era um ruído desesperado. Fui ver e não havia nada. Passam pessoas atrás de mim – afirmou ao veículo.

Nesta quinta-feira, o prefeito de Concepción, Alvaro Ortiz, e a presidenta Michelle Bachelet, entre outras autoridades, inauguraram o local com discursos, presentes, afagos e sorrisos. Não falaram dos protestos de professores e estudantes que ocorriam do lado de fora, muito menos do passado de torturas e da fama de assombrações.

– Quanto nós não sofremos para chegar até aqui – questionou o prefeito, provavelmente sem notar que muitos sofreram bem mais do que ele.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

ESPORTE
Workshop ensina no próximo domingo 'tapembol', esporte original do Brasil
Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Novo Centro de Referência de Esporte e Cultura vai atender estudantes e atletas paralímpicos
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil SORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
##FÁTIMA DO SUL - OLIMCIFAS
ACIFAS promove VIII OLIMCIFAS e toda renda revertida para entidades e premiação para todos inscritos
Blackjack online
Blackjack online: Que não passe dos 21

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório