Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
vôlei Grand Prix

Brasil atropela Rússia e vai disputar "final" contra o Japão no Grand Prix

Seleção brasileira vence bem a arquirrival por 3 sets a 0

23 Ago 2014 - 07h44Por Globo Esporte

Deixaram o Brasil chegar. Jogando com enorme concentração, a seleção brasileira feminina bateu a Rússia por 3 sets a 0, com parciais de 25/12, 25/21 e 25/20, em 1h20min, na madrugada deste sábado (tarde no horário japonês), em Tóquio, e conquistou a sua terceira vitória seguida na fase final da competição, chegando ao dez pontos. Agora, por enquanto basta um triunfo por 3 sets a 0 ou 3 sets a 1 sobre o Japão, neste domingo, às 7h (de Brasília), para que as atuais bicampeãs olímpicas conquistem o seu décimo título da competição anual entre nações. A tarefa pode ficar mais tranquila caso as japonesas sejam derrotadas pela frágil Bélgica, em duelo ainda neste sábado. O título brasileiro pareceu ameaçado após um tropeço diante da Turquia na estreia nesta fase, porém, desde então, as comandadas do técnico José Roberto Guimarães conseguiram fazer grandes partidas e contaram com derrotas das adversárias para chegar ao último dia dependendo apenas de si para levantar mais um caneco.

Vencer a Rússia sempre tem um gosto especial para o Brasil. Ainda mais pela segunda vez em duas semanas – o outro triunfo aconteceu na fase de classificação do Grand Prix, em São Paulo. As europeias são históricas algozes do vôlei feminino brasileiro. Elas levaram a melhor na semifinal das Olimpíadas de Atenas 2004, quando o selecionado brasileiro liderava por 24 a 19 para fechar o jogo e levou a virada, e nas finais dos dois últimos Mundiais, em 2006 e 2010. A história está mudando e as brasileiras estão sedentas para bater as russas mais uma vez, agora no Mundial da Itália, entre 23 de setembro e 12 de outubro.

- Essa vitória sobre a Rússia é muito importante. Vamos ter um grande jogo contra o Japão e, se Deus quiser, nós vamos conseguir ter mais uma boa atuação para sermos campeãs do Grand Prix pela décima vez - disse a capitã Fabiana.

Brasil x Rússia fase final Grand Prix vôlei (Foto: Divulgação/FIBV)Jogadoras da seleção brasileira comemoram ponto na vitória sobre a Rússia (Foto: Divulgação/FIBV)

Assim como tem acontecido nas partidas brasileiras neste Grand Prix, todas as atacantes da equipe nacional foram bastante acionadas e contribuíram de forma importante para o triunfo do time. A maior pontuadora foi a central Fabiana, com 17 pontos. Destaque também para a outra central da seleção, Thaisa, que fez 12 pontos (sendo seis de bloqueio) e acabou sendo eleita a melhor jogadora em quadra. As outras principais atacantes foram a ponteira Sheilla e a oposta Fernanda Garay, ambas com 11 pontos assinalados no incontestável triunfo sobre a Rússia.

o jogo

O Brasil saiu atrás do placar, após um bloqueio da oposta Kosheleva. Mas logo Sheilla atacou bem para empatar e dar o sinal para que Thaisa demonstrasse que um saque bem encaixado faria a diferença na partida. A central, que vive ótima fase neste fundamento, quebrou o passe russo e ajudou a seleção brasileira a fazer cinco pontos consecutivos. Concentradas, as brasileiras jogavam com seriedade e dificultavam a vida adversária.  Sempre espertas, as russas passaram a jogar bolas mais altas e levaram vantagem em determinados lances, não deixando o Brasil abrir muita vantagem no placar. Porém, as bicampeãs olímpicas voltaram a sacar muito bem, com destaque desta vez para saques rasantes de Fabiana, e abriram sete importantes pontos (16/9), gerando um tempo técnico. Após a breve parada, as meninas douradas voltaram arrasadoras. Demonstrando uma combinação perfeita entre recepção, levantamento, bloqueio e ataque, as brasileiras deram show e fecharam o primeiro set em 25/12, após 21 minutos de partida na capital japonesa.

Brasil x Rússia fase final Grand Prix vôlei Fernanda Garay (Foto: Divulgação/FIBV)Fernanda Garay ataca diante de bloqueio duplo da Rússia (Foto: Divulgação/FIBV)

A Rússia voltou mais vibrante no segundo set e equilibrou as ações, principalmente por conta das bolas altas, principalmente com Goncharova e Kosheleva, que dificultavam o bloqueio brasileiro.  O jeito era novamente sacar bem para dificultar o passe russo. E a técnica foi dando certo. A seleção brasileira começou aos poucos a se distanciar no placar. Como aconteceu em diversas partidas neste Grand Prix, as centrais Thaisa e Fabiana jogavam em alto nível e faziam a diferença para o Brasil. Era a primeira quem comandava o marcador, bloqueando muito bem e não desperdiçando ataques no meio de rede. Graças a bons saques de Sheilla, a seleção abriu sete pontos (15/8) e demonstrou que dificilmente não abriria 2 sets a 0, mesmo que a Rússia vivesse bons momentos e ameaçasse encostar no placar. Elas chegaram a assustar as brasileiras ao diminuir a vantagem para 19/16. 

Era hora de as comandadas de Zé Roberto terem tranquilidade e encaixarem o saque para não dar sopa para o azar. Tentando confundir as russas, o técnico promoveu a entrada da oposta Tandara e da levantadora Fabíola nos lugares de Sheilla e Dani Lins. E foi com uma jogada da dupla que o Brasil fechou o segundo set. A forte Tandara cravou boa bola e a equipe nacional levou a parcial por 25/21.

Brasil x Rússia fase final Grand Prix vôlei (Foto: Divulgação/FIBV)Bloqueio brasileiro funciona bem contra as russas (Foto: Divulgação/FIBV)

O terceiro set manteve a mesma tônica. A Rússia bem que tentava dominar as ações, mas brecava nos bloqueios de Thaisa e nos ataque de Fabiana e Sheilla, sem contar as defesas precisas da líbero Camila Brait. A cada ponto conquistado, as meninas do Brasil vibravam muito, demonstrando o quanto é bom ganhar da Rússia. Sacando bem em mais um set, as brasileira dificultavam a recepção das oponentes e iam abrindo vantagem em momentos importantes. Mesmo assim, as russas não esmoreciam e ainda acreditavam que era possível virar o jogo. Esse sentimento ficou mais evidenciado quando elas diminuíram a vantagem para 15/13.

Foi necessário pedir um tempo técnico para acalmar os ânimos. E a parada caiu muito bem. Apesar de ter a adversária o tempo inteiro na cola, a seleção brasileira teve tranquilidade para fazer ponto atrás de ponto, sabendo explorar o bloqueio e não se intimidando com a catimba russa, que reclamava de quase todas as marcações. Mas a vitória das bicampeãs olímpicas era questão de tempo. E coube a Fernanda Garay fazer o ponto decisivo, fazendo o Brasil fechar em 25/20 o terceiro set e o jogo em 3 sets a 0, mostrando que está doido para conquistar o décimo título do Grand Prix.

Na partida que abriu a rodada deste sábado, em um duelo muito disputado, a China venceu a Turquia por 3 sets a 2 (25/22, 18/25, 22/25,  25/23 e 21/19). Apesar do revés, o grande destaque individual foi a ponteira turca Ozsoy Neriman, que marcou 36 pontos. Pelo lado chinês, quem mais pontuou foi a ponteira Liu Xiaotong, com 26 pontos. As chinesas ultrapassaram as turcas na classificação e ocupam a quarta colocação, com cinco pontos, um a mais do que as europeias.

campanha do brasil na fase final do grand prix

20/8 – Brasil 2 x 3 Turquia (18/25, 23/25, 25/21, 25/19 e 15/12)
21/8 – Brasil 3 x 0 China (25/23, 25/20 e 25/21)
22/8 – Brasil 3 x 0 Bélgica (25/10, 25/12 e 25/12)
23/8 – Brasil 3 x 0 Rússia (25/12, 25/21 e 25/20)
24/8 – Brasil x Japão, às 7h (de Brasília) - TV Globo e SporTV

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

ESPORTE
Workshop ensina no próximo domingo 'tapembol', esporte original do Brasil
Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Novo Centro de Referência de Esporte e Cultura vai atender estudantes e atletas paralímpicos
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil SORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
##FÁTIMA DO SUL - OLIMCIFAS
ACIFAS promove VIII OLIMCIFAS e toda renda revertida para entidades e premiação para todos inscritos
Blackjack online
Blackjack online: Que não passe dos 21

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho