Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
No Brasil a partir de maio

TV Android tem cara de smartphone e vem com aplicativos e jogos

24 Jan 2015 - 08h18Por Notícias da TV

Conhecido pelos usuários de smartphones e tablets, o sistema operacional Android, do Google, já está disponível nos mais novos modelos de TV conectadas da Sony, que chegam ao mercado brasileiro em maio. Até o final do ano, a Philips também colocará à venda aparelhos com a mesma tecnologia, que permite o acesso ao conteúdo da Google Play Store, incluindo filmes, aplicativos e jogos. 

A novidade foi apresentada no início de janeiro na CES, nos Estados Unidos, maior feira de eletrônicos do mundo. O Google, após algumas tentativas frustradas de emplacar sua plataforma para televisores, desta vez aposta na familiaridade dos consumidores que já utilizam o Android em seus aparelhos pessoais. 

O grande atrativo para os compradores são os games. Os fabricantes acreditam que o sucesso dos joguinhos nos celulares vai se repetir na tela grande. “A ampla variedade ajudará a alavancar a plataforma e até a popularizar o conceito de TV conectada”, afirma Luis Bianchi, gerente de novos negócios em Smart TVs da Philips/TP Vision. Para jogar na televisão, o usuário poderá usar o próprio controle remoto, um joystick conectado à entrada USB ou o smartphone.

O executivo informa que já existem cerca de 500 aplicativos Android adaptados para a linguagem das TVs, e a tendência é aumentar. “Criar novos aplicativos fica mais fácil quando a plataforma é aberta e já conhecida pelos desenvolvedores”, declara.

A versão da plataforma Android para TVs traz ainda outras funções interessantes. É possível, por exemplo, transmitir conteúdos do celular ou do notebook para a tela do televisor com um único clique. Esse também é o principal atrativo do Chromecast, espécie de pen-drive que transforma qualquer TV em um modelo conectado à internet.

Com as novas TVs, enquanto vê um filme, o telespectador terá a opção de usar a tecnologia de reconhecimento de voz para buscar na internet outros títulos, que tenham o mesmo ator no elenco. E isso poderá ser feito pelo smartphone ou pelo próprio controle do televisor.

Por considerar a plataforma do Google mais completa que a atual, a Sony decidiu adotá-la em todas as TVs a serem lançadas neste ano. “Até julho, toda a linha 2015 já estará disponível no Brasil, rodando o sistema Android”, anuncia Sérgio Buch, gerente de TVs da empresa. Ele explica que mesmo os modelos mais recentes do fabricante tinham algumas limitações, que não permitiam a atualização para a nova plataforma.

A decisão da Sony segue na contramão de outras marcas, como Samsung e LG, que investem em plataformas próprias. Já a Philips terá modelos dos dois tipos em 2015, sendo que as TVs Android serão as mais sofisticadas.

Os preços ainda são um mistério. “Não tem nada definido, porque tudo depende do que vai acontecer com o dólar nos próximos meses”, diz Buch.

Novo televisor da Philips: por meio de comando de voz, TV busca conteúdo na internet

Games exigem mais da TV

Na comparação direta com os celulares Android, no que diz respeito à velocidade, as TVs saem perdendo. “A memória de armazenamento e o processador dos televisores é mais lento, e isso pode comprometer a performance na hora de rodar jogos e aplicativos mais avançados”, diz Alex dos Santos, consultor nas áreas de áudio e vídeo há mais de dez anos.

Quando os novos modelos chegarem às lojas, a dica ao escolher um aparelho é ficar de olho nas especificações. “Quem gosta de games e quer ver diversos conteúdos ao mesmo tempo deve escolher uma TV com processador quad-core, de quatro núcleos, que tem melhor rendimento na execução de várias tarefas”, sugere o especialista. Por enquanto, ainda há poucos modelos desse tipo no mercado, e várias marcas escondem essa informação do consumidor.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
TEMPO - Foto: Álvaro Rezende PREVISÃO DO TEMPO
Com tempo estável, terça-feira tem previsão de sol e baixa umidade relativa do ar
FOTO: ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS JATEÍ - AGRADECIMENTOS
Evangélicos de Jateí agradecem e destacam apoio da Prefeitura para Marcha com Jesus
FUNTRAB - Foto: Bruno Rezende BORA TRABALHAR
MS tem 3,9 mil vagas de emprego abertas em diferentes cidades; CONFIRA AS VAGAS

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS