Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
Apresentador

Tadeu Schmidt comemora permanência à frente do 'Fantástico'

22 Dez 2014 - 13h39Por TERRA

O bom humor de Tadeu Schmidt extrapola o vídeo. Bem articulado e com jeito de quem sabe o que quer, ele é só sorrisos ao falar sobre sua presença à frente do Fantástico em 2015, após mais uma reformulação. E valoriza a complexidade de formatar o programa, onde é preciso equilibrar doses de informação, entretenimento, drama e comédia. "Temos um programa clássico nas mãos e é preciso respeitar isso. O Fantástico precisa ser leve, mas também ter profundidade. Não foi fácil encontrar o tom certo", assume. Sempre muito envolvido com as pautas e quadros da produção, Tadeu diz que arquiteta novas ideias o tempo inteiro. "É um programa muito vivo e sem amarras. Isso me estimula a sempre querer criar algo", conta Tadeu, que, desde o último mês de novembro, divide o comando da produção com Poliana Abritta.

Siga Terra Diversão no Twitter

Nascido em Natal, no Rio Grande do Norte, e irmão do jogador de basquete Oscar, a influência do esporte na carreira jornalística de Tadeu é evidente. Seu jeito espontâneo de tratar o tema foi fundamental para seu início na Globo, onde começou como repórter em Brasília, para depois ser contratado pela sucursal do Rio de Janeiro. Com passagens pelo Bom Dia Brasil e destaque em coberturas de eventos esportivos internacionais, o jornalista chegou ao Fantástico, em 2007, para apresentar o bloco esportivo. Adaptado ao ritmo do programa e já conhecido do público, acabou virando um dos apresentadores do dominical após a reformulação ocorrida no final de 2011. "Cada semana é sempre muito diferente da outra. Não posso reclamar de rotina no trabalho", garante, entre risos.

Você está no Fantástico desde 2007, quando foi apresentar apenas a editoria de Esporte. E após algumas reformulações, é o único que continua no programa. O que acha que o prende ao dominical?
Tadeu Schmidt - Continuar no Fantástico é algo que não depende só de mim. O programa sempre viveu muito bem sozinho e, seja qual for o time de apresentadores, vai continuar firme na liderança. Pois o que o segura na grade da Globo é a grife que se formou ao longo do tempo em torno do nome. Eu entrei de fininho e fui me apresentando aos poucos ao público do programa. Acho que encontrei uma maneira bacana de me comunicar com eles.

Você acredita que começar pelo esporte ajudou a criar essa relação com o público?
Tadeu Schmidt -
Acho que sim. Uma das melhores coisas do jornalismo esportivo é a leveza com que o tema pode ser tratado. E foi por aí que comecei. Esse tom mais divertido aproxima mesmo. E é muito bacana a repercussão do programa na rua. Quando passei a apresentar o programa inteiro, em 2011, não teve choque com a audiência porque todo mundo já tinha se acostumado com o meu jeito dentro do Fantástico. O que mudou foi a minha relação nos bastidores.

publicidade

Como assim?
Tadeu Schmidt - Quando só apresentava a área de esportes, chegava lá e fazia a minha parte. Quando passei a dividir a apresentação com a Renata Ceribelli e o Zeca Camargo, me envolvi de fato com todo o processo de criação, ajudei na idealização de quadros, pautas e é assim até hoje. Não deixo meu trabalho no "piloto automático". Eu vivo o Fantástico não só aos domingos, mas todos os dias da semana. Acho que o trabalho está dando certo. Do contrário, já teriam feito mudanças.

Tadeu Schmidt
Foto: Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias / TV Press

O dominical sempre teve sua admiração e se tornou uma meta em sua carreira ou você simplesmente apareceu no vídeo, agradou e virou o apresentador?
Tadeu Schmidt -
Nunca imaginei que poderia apresentar o Fantástico. Sempre fui fã do programa e telespectador assíduo. Contei muito com o fator sorte e adequação. Uma chance me foi dada. Caso não funcionasse, com certeza não ficaria. E eu fiz por onde para me manter no posto.

Seu jeito bem-humorado, em algum momento, o fez sentir dificuldades de lidar com as notícias mais dramáticas do programa?
Tadeu Schmidt -
Vi isso como um exercício. Eu precisava me encaixar na linguagem do Fantástico. O programa é uma miscelânea de estilos e gêneros, tudo cabe ali. Mas não qualquer coisa. Então, o filtro é sempre muito específico. É preciso ter versatilidade também, saber passar de uma notícia triste para algo mais alegre, de uma matéria de comportamento para um quadro de dramaturgia. Algumas coisas têm a "cara" do programa, outras não funcionam. Adorei o resultado, por exemplo, do Eu Que Amo Tanto, um produto de dramaturgia de alto nível e que valorizou o programa como um todo.

Quadros e séries como Eu Que Amo Tanto ou Correio Feminino, exibido no ano passado, parecem feitos para deixar o programa mais ao gosto das telespectadoras. Você acha que o Fantástico precisa se tornar mais feminino?
Tadeu Schmidt - A gente não pensa nisso. O programa é totalmente voltado para o público em geral. Na faixa em que vamos ao ar, atingimos jovens e adultos de várias classes. É preciso igualar a linguagem e trazer assuntos de relevância geral. É por isso que a gente exibe sempre uma matéria especial aos domingos. E junto com isso, vários outros destaques que possam "tocar" as mais variadas camadas de público. No caso dessas séries, acho que elas cumprem a função de um clássico como A Vida Como Ela É, que fez muito sucesso nos anos 1990 e atingiu o público como um todo.

Na mais recente reformulação, Poliana Abritta assumiu o lugar de Renata Vasconcellos na apresentação do Fantástico. Como a equipe recebeu mais essa alteração?
Tadeu Schmidt -
Foi tranquilo e acho que o nervosismo de todos já passou. Tem algumas semanas que a Poliana está no ar, ela é uma repórter segura e que se adaptou bem ao clima do programa. A presença dela no Fantástico não chega a ser uma novidade. Assim como eu, ela também passou pela sucursal da Globo em Brasília e é uma profissional extremamente versátil. A gente trabalhou muito para deixar o programa do jeito que está. Fomos nos pequenos detalhes e gosto muito do que vejo no ar.

Quais detalhes, por exemplo?
Tadeu Schmidt -
Coisas bobas, mas que fazem diferença no vídeo. Sou alto e para não ter tanta discrepância na TV, ela usa um salto maior (risos).

Muitos nomes do jornalismo da Globo estão migrando para a área de entretenimento. Você tem essa pretensão?
Tadeu Schmidt -
Isso não passa pela minha cabeça ainda e não tive convites ou propostas nesse sentido. O que posso dizer é que me sinto bem realizado com o trabalho que desenvolvo no Fantástico e com as participações que faço de vez em quando em eventos da emissora.
 

Quadro a quadro
Além das brincadeiras na hora de apresentar os gols da rodada, um dos primeiros pontos de destaque e identificação de Tadeu Schmidt com o público do Fantástico foi, sem dúvida, a interação virtual promovida pelo quadro Bola Cheia e Bola Murcha. "O programa já tinha esse apelo interativo com o público, mas o quadro elevou isso de forma significativa", conta.

A partir disso, outras "brincadeiras" foram inventadas por Tadeu e pela equipe do dominical. Quadros como Detetive Virtual, que desvenda alguns mitos e boatos da internet, e Phantasmagoria, onde trabalhou ao lado do mágico Kronnus. Para o próximo ano, o apresentador estuda desenvolver pautas mais direcionadas para a Olimpíada do Rio, que acontecem em 2016. Até lá, toda a programação da Globo deve abordar o evento de forma frequente. "A emoção de cobrir um evento desse porte é muito grande. E essa preparação já começou", conta.

No cotidiano
O esporte sempre foi uma parte importante na vida de Tadeu Schmidt. Ele bem que tentou se aventurar pelo mundo do vôlei e chegou até a integrar a seleção nacional juvenil no posto de levantador. No entanto, aos 17 anos, depois de ser cortado de um campeonato, acabou desistindo das quadras. A paixão pelo esporte continuou firme e foi desenvolvida através do jornalismo. "Eu fiquei muito frustrado na época. Aí, fui para o 'plano B'. No fim, acho que as coisas acabaram dando muito mais certo", admite, entre risos.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
TEMPO - Foto: Álvaro Rezende PREVISÃO DO TEMPO
Com tempo estável, terça-feira tem previsão de sol e baixa umidade relativa do ar
FOTO: ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS JATEÍ - AGRADECIMENTOS
Evangélicos de Jateí agradecem e destacam apoio da Prefeitura para Marcha com Jesus
FUNTRAB - Foto: Bruno Rezende BORA TRABALHAR
MS tem 3,9 mil vagas de emprego abertas em diferentes cidades; CONFIRA AS VAGAS

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados
BOLHA DE CALOR - Foto de capa: Saul SchrammNova onda de calor
Mato Grosso do Sul terá nova onda de calor com clima desértico em abril