Menu
SADER_FULL
RIO_DOURADOS
Busca
SUCURI_MEGA
União mesmo sexo

Parlamento aprova casamento gay na Alemanha

Nova lei ainda precisa ser ratificada pela Câmara Alta do Parlamento para entrar em vigor. Merkel votou contra o projeto de lei.

30 Jun 2017 - 07h41Por G1

O Parlamento da Alemanha aprovou nesta sexta-feira (30) um projeto de lei que legaliza o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A aprovação acontece menos de uma semana depois de a chanceler alemã, Angela Merkel, que votou contra, liberar os integrantes do seu partido para votar de acordo com sua convicções.


A nova lei, que precisa ser ratificada pela Câmara Alta do Parlamento para entrar em vigor, o que deve acontecer até o fim do ano, concederá aos casais homossexuais o direito à adoção.


O projeto de lei foi aprovado por 393 deputados, integrantes de três partidos de esquerda representados na Câmara Baixa do Parlamento - social-democratas, Verdes e esquerda radical - e parte dos deputados da ala conservadora de Angela Merkel, segundo a France Presse.


Entre os deputados conservadores, 226 votaram contra o projeto, incluindo Merkel. Porém, a chancelere, que buscará um quarto mandato na eleição nacional no dia 24 de setembro, ponderou: "Eu espero que a votação de hoje não apenas promova respeito entre as diferentes opiniões, mas também traga mais coesão social e paz", de acordo com a Reuters.


"Para mim, o casamento é, segundo nossa Constituição, uma união entre um homem e uma mulher. Por isto votei contra o projeto de lei", afirmou Merkel à imprensa.


Na segunda-feira (29), a chanceler declarou em uma entrevista que estava disposta a permitir que os deputados de seu partido conservador, União Democrata Cristã (CDU), votassem de acordo com sua consciência sobre a questão, ou seja, sem uma determinação partidária.


Berlim aprovou em 2001 uma união civil que concede os mesmos direitos que o casamento, com exceção de algumas vantagens fiscais ou no que diz respeito à adoção.


Quando passar a vigorar a nova lei, a Alemanha se unirá assim aos 20 países ocidentais, entre eles 13 europeus, que já legalizaram o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS - DR. SHAPE
Dourados: Comprando produto da Athletica Nutrition concorra a uma consulta nutricional na Dr. Shape
FÁTIMA DO SUL - CUPIM NO CONHAQUE
Confira a promoção da semana do Cupim no Conhaque e os deliciosos pratos em Fátima do Sul
Novinha
Carlos Alberto da "Praça é Nossa" vai se casar em junho com nutricionista 44 anos mais jovem
FÁTIMA DO SUL - Educação
Escola Senador Filinto Muller comemora o dia do Livro em Fátima do Sul
VICENTINA - ALMOÇO NESTE SÁBADO
VICENTINA: Pesqueiro 7 Bello servirá almoço neste sábado feriado, o cardápio será o 'Frango Caipira'
Novela
Com ciúme, Neymar lamenta volta de par romântico de Bruna Marquezine à novela das sete
DOURADOS - TASS MOTORS HYUNDAI
Concorra a um IX35, viagem para Copa e outros prêmios, faça um test-drive na Tass Motors em Dourados
Novela Global
'Outro lado': Clara corre o risco de voltar para hospício por crimes de Sophia
BBB 18
Paula é eliminada e Família Lima disputa final com Kaysar e Gleici
Acumulou
Mega-Sena acumula e deve pagar mais de R$ 8 milhões nesta sexta