Menu
terça, 19 de março de 2024
Busca!
DOENÇA DO SÉCULO

Nego do Borel passa a limpo polêmicas em que se envolveu: Deus não me deixou entrar em depressão

Leno Maycon Viana Gomes é um colecionador de polêmicas.

20 Out 2019 - 08h45Por Extra

Leno Maycon Viana Gomes é um colecionador de polêmicas. Desde 2012, quando começou a fazer fama sob o nome artístico Nego do Borel, o funkeiro já foi acusado de plágio, teve vídeo íntimo vazado na internet e causou mal-estar por brincadeiras inconsequentes. Uma delas, cinco anos atrás, gerou um processo na Justiça, a ser resolvido no próximo dia 6 de novembro: o artista responderá em audiência por uma pegadinha feita com uma senhora num aeroporto do Rio e ainda divulgar em suas redes sociais. Na ocasião, ela teria passado muito mal, e agora lhe exige indenização por danos morais.

Se a crise dos sete anos é uma realidade em relacionamentos, 2019 já ficou marcado na relação do funkeiro com seu público, para o mal e para o bem, nessa ordem. O ano começou tumultuado, com acusação de transfobia, projeto adiado e vaias. Mas chega à sua segunda metade com uma virada daquelas: o polêmico clipe do hit “Me solta” concorre ao Grammy Latino, dia 14 de novembro, em Las Vegas (EUA), na categoria Melhor Vídeo Musical Versão Curta. Antes disso, na próxima sexta-feira, dia 25, a cria da comunidade da Zona Norte do Rio lança seu primeiro DVD, “Nego do Borel — Ao vivo”, finalmente gravado em agosto, com várias participações especialíssimas e plateia de aproximadamente quatro mil pessoas.

Nego do Borel é vaiado em show de Anitta após ser acusado de transfobia

Nego do Borel marca nova gravação de DVD, e dedica-se à religião e aulas de inglês após polêmica

Por tudo isso, a Canal Extra sugeriu desnudar o artista das controvérsias que rondam seu nome. Em imagens e palavras. Pela primeira vez, Nego posou para um ensaio ousado e, de peito aberto, discursou sobre preconceitos de gênero, social e racial; religião; deslumbramento; a fama de malucão; drogas; a retomada dos estudos, vida amorosa e desejos. Você, provavelmente, nem imagina com que ídolo ele ainda sonha fazer uma parceria...

Ofendida por Nego do Borel, Luisa Marilac é atacada na web: 'Não acho justo'

A personagem Nega da Boreli foi A personagem Nega da Boreli foi "resgatada" para clipe indicado ao Grammy Latino Foto: Reprodução de Instagram

A indicação de “Me solta” ao Grammy Latino é sua maior conquista nesses sete anos de carreira?

É bem especial, porque fui eu que idealizei tudo. Criei a música, pensei no roteiro do clipe... Nunca imaginei obter reconhecimento internacional!

O DJ Rennan da Penha teve alguma participação, não é?

Sim, a produção é dele. Eu fiz a letra da música e o convidei. A gente não se conhecia bem, mas se entrosou no estúdio. E a parceria deu certo, explodiu.

A prisão dele te causou estranheza? (O músico foi condenado e preso por associação para o tráfico de drogas)

É triste... Ele é um artista de favela, como eu. Essa é uma situação delicada. Agora, é esperar pra ver o que a Justiça vai decidir e torcer para que ele esteja com a gente de volta, logo.

Você acredita na inocência dele?

Acredito. Não sei o que aconteceu de verdade, mas, nos momentos em que estive com ele, vi ali um menino inteligente, gente boa, de família. Quando ele me apoiou, estava no auge da carreira, só tenho a agradecer. Tomara que volte logo, pra gente fazer outra música junto.

Com a mãe, Roseli: infância e adolescência pobreCom a mãe, Roseli: infância e adolescência pobre Foto: Reprodução de Instagram

O clipe de “Me solta” gerou burburinho. Você se travestiu e beijou um homem na boca. Sua intenção foi chocar?

Nega da Boreli é uma personagem antiga, que eu resgatei. Eu brincava disso com minha mãe, dentro de casa, lá no Borel, e ela adorava! Quando contei que estaria caracterizado no clipe, ela colocou a maior pilha. Quando fiz “Malhação” (em 2015/2016), entendi o que era interpretar. No clipe, achei que seria normal viver essa personagem, dar um beijão, mas muita gente não entendeu e criticou. Teve gente que me chamou de homofóbico, transfóbico, e eu não sou nada disso!

Que mensagem quis transmitir?

Quis quebrar preconceitos dentro da comunidade (o clipe foi gravado no Morro do Borel, na Tijuca, Zona Norte do Rio). A gente vive num mundo diverso, as pessoas precisam enxergar isso com naturalidade. “Me solta” é um grito de liberdade.

Foi a primeira vez que beijou alguém do mesmo sexo?

Foi. Mas não fiquei constrangido, era um personagem ali. Anitta também beijou um monte de gente no clipe dela... Quis que os jovens da comunidade refletissem: “Olha lá, Nego tem uma namorada, é super-hétero, e beijou um cara na boca”. Quando virem a mesma cena por aí, não vão olhar torto.

Clipe de Me solta foi gravado no Morro do Borel, com o cantor caracterizado como Nega da BoreliClipe de “Me solta” foi gravado no Morro do Borel, com o cantor caracterizado como Nega da Boreli Foto: Reprodução

Na favela, as pessoas são mais conservadoras?

São... Elas se privam muito. Olha pra mim! Acabei de posar para um ensaio sensual (as fotos que ilustram esta reportagem), pela primeira vez na vida. Nunca me imaginei nessa situação: ficar nu diante de gente que nunca tinha visto na vida. Quero continuar quebrando paradigmas.

O que não o deixa ser tão livre quanto gostaria?

Sinto falta de um humor mais livre no nosso Brasil. Hoje em dia, uma piada pode virar um problema. Quero mais é fazer as pessoas rirem.

Por causa de uma piada, você teve um problemão com Luisa Marilac... (em janeiro, a transexual o elogiou pelo Instagram e ele respondeu: “Você é um homem gato também. Parabéns, deve estar cheio de gatas”)

Fui infeliz. Quis ser engraçado e errei. Mas aprendi muito. Hoje, sei que o que falo tem muito peso, preciso ter cuidado.

O beijo em modelo no clipe de Me solta inflamou críticasO beijo em modelo no clipe de “Me solta” inflamou críticas Foto: Reprodução de Instagram

Você gravou um vídeo de desculpas. Mas chegaram a se encontrar pessoalmente depois disso?

Sim... Fui a São Paulo, e a gente fez as pazes. Ela me falou: “Nego, você é gente boa, fica tranquilo”. Entendi o posicionamento da Luisa. A comunidade LGBTQI+ luta muito para normalizar o olhar sobre ela, muitos morreram e ainda morrem por causa do preconceito. Aprendi a lição: não se brinca com isso, e ninguém é obrigado a entender as minhas brincadeiras.

A gravação do seu DVD, que aconteceria duas semanas depois desse episódio, foi adiada. Você chegou a ser vaiado ao participar de um show de Anitta. Ficou um tempo recluso para descansar a imagem?

Achei que não era o momento de fazer o DVD, até por respeito. Não combinava promover um momento de festa com o público chateado comigo. Fiquei pensando na vida e quis dar uma virada. Foi aí que surgiu a minha vontade de estudar inglês, fiz uma sala de aula no sótão da minha casa. Se isso tudo não tivesse acontecido, talvez eu não estivesse tão focado. Há males que vêm para o bem. Estou mais responsável, penso dez vezes antes de falar alguma coisa. Foi bom ter um momento para mim, eu me recolhi para voltar mais forte.

Ficou alguma mágoa?

Cheguei a chorar de tristeza. Pessoas me atacaram e me julgaram preconceituoso, coisa que eu não sou. Nem posso ser! Sou de família negra, pobre e favelada. Já sofri muito preconceito na vida, sei bem o que é isso.

Nego tem aulas particulares de inglês em casa, três horas por diaNego tem aulas particulares de inglês em casa, três horas por dia Foto: Reprodução de Instagram

Você acha que foi mais vítima ou algoz nessa história?

Acho que fui mais vítima... Todo mundo merece uma segunda chance. Eu me arrependi, mas muita gente continua me atacando. Se aproveitam da situação para tripudiar em cima de mim. Eu melhorei com conselhos, apoio, acolhimento. Fui ingênuo, mas aprendi.

O DVD foi gravado em agosto, sem as participações de Ludmilla e de Luísa Sonza. Ficou como você queria?

Foi uma explosão maravilhosa! Elas não puderam estar presentes, mas contei com convidados top como Wesley Safadão, Felipe Araújo, Ferrugem, Naiara Azevedo... Vai ser um sucesso esse lançamento, tenho certeza. Estou com música nova, agenda lotada, fim de ano e carnaval já fechados... Papai do Céu abençoa, sou um iluminado.

Ludmilla ainda é uma amiga próxima ou se afastou?

Ela é muito parceira! A gente sempre se deu muito bem, conheço a família toda. Fui a muitos aniversários lá dentro de Duque de Caxias, na Baixada, onde ela morava no início da carreira... Ela realmente só não participou do meu DVD porque teve que viajar no dia.

Com Wesley Safadão na gravação do DVDCom Wesley Safadão na gravação do DVD Foto: Reprodução de Instagram

Anitta disse já ter te aconselhado muito na carreira. Ela te orienta muito?

Nunca fiz terapia na vida, mas converso muito com Anitta. Amo ela de paixão, como a uma irmã. É uma inspiração, um ídolo pra mim. Ela é uma das minhas melhores amigas.

O que achou da briga entre as duas?

Amigos discutem, isso faz parte das relações. Eu desejo, do fundo do meu coração, o maior sucesso para elas. Briga, raiva, isso só leva a sofrimento.

Depois da apresentação do Black Eyed Peas no Rock in Rio, você esteve com os integrantes do grupo num restaurante em Caxias. Já os conhecia?

Conheci o will.i.am em Barcelona, na Espanha, num camarote. A gente trocou ideia, tirou foto, mas ficou um tempo sem se ver. Aí, já no Rio, ele mandou um direct no Instagram e me chamou pra um encontro. Eu estava com Preto Show, um angolano famoso na África, e fomos todos.

Com Ludmilla, Anitta e Pabllo: Amigos discutem, faz parteCom Ludmilla, Anitta e Pabllo: “Amigos discutem, faz parte” Foto: Reprodução de internet

Você é muito bem relacionado, com artistas brasileiros e estrangeiros. Acha que seu carisma ajudou a alavancar a carreira?

Bastante! Aonde eu chego, faço amizade, sou bem acolhido, a galera se amarra na minha. Sou um cara de bem com a vida, brinco, faço palhaçada. Hoje, com mais respeito.

Esse cara malucão é um personagem? Existe diferença entre o Nego do Borel e o Leno Maycon?

O Leno Maycon é um cara muito apegado à família. Do portão pra fora, se sobressai o Nego do Borel artista. Os dois se misturam, mas eu acho o Leno Maycon mais maneiro. Dentro da minha casa, eu posso fazer o que eu quiser. É só zoação. Na rua, tenho que ser mais controlado, são muitas crianças que me têm como exemplo. A responsabilidade é maior.

Em algum momento você se deslumbrou?

Acho normal isso acontecer. Era favelado, nunca tinha experimentado uma comida legal, nunca tinha tido um quarto legal, e vi as coisas mudarem do nada. A gente tira o pé do chão, sim. É dinheiro, fama, pessoas querendo agradar o tempo todo... Com dois, três anos de carreira, eu me achava o rei da cocada preta, o cara. Aí, fui conhecendo pessoas mais ricas, mais bonitas, mais inteligentes... Gabriel Jesus (jogador da seleção brasileira), novinho daquele jeito (ele tem 22 anos), vale milhões e milhões e é meu fã. Aí eu me pergunto: quem sou eu?

O artista faz a festa de garotos no sinal de trânsito, distribuindo dinheiroO artista faz a festa de garotos no sinal de trânsito, distribuindo dinheiro Foto: Reprodução de Instagram

O assédio dos fãs incomoda?

Ser reconhecido foi tudo o que eu pedi a Papai do Céu. Quem pede foto comigo e quer me tocar é quem me dá visualizações no YouTube, escuta minhas músicas no Spotify, paga as minhas contas, me mantém onde eu estou. Menor do Chapa (funkeiro) era meu grande ídolo, eu achava que ele não era de verdade. No dia em que tive a oportunidade de me aproximar, ele me tratou superbem. Tiro foto com todo mundo, estou sempre disponível.

Ainda tem um ídolo que gostaria de conhecer?

Justin Bieber! Admiro a história dele, eu me miro nele. Agora que ele aceitou Jesus, então, fala à beça disso, e eu acho muito bonito. Era um cara doido demais, como eu!

Você sempre foi evangélico ou é recente essa devoção?

Desde pequeno, minha família me levava para a igreja. Frequento a Assembleia de Deus, vou à Lagoinha também. Leio a Bíblia e oro muito. Sempre temi a Deus, tenho muita fé, e acho que é isso que me mantém no controle. Tenho 27 anos, moro sozinho. Com o dinheiro e a fama que tenho, poderia estar fazendo um monte de besteira. Deus me abençoou para eu ter o que tenho, me segurou em todas as polêmicas da minha vida, não me deixou entrar em depressão nem querer parar de cantar. Ele me abençoa, sabe quem eu sou de verdade. Podem falar o que quiserem de mim, Papai do Céu me blinda.

O cantor é evngélico desde criança: Sempre temi a Deus, tenho muita fé, e acho que é isso que me mantém no controleO cantor é evngélico desde criança: “Sempre temi a Deus, tenho muita fé, e acho que é isso que me mantém no controle” Foto: Reprodução de Instagram

Como lida com o conservadorismo da igreja com relação à diversidade sexual?

Entendo que Deus está presente onde tem amor. Seja entre dois homens, duas mulheres, um homem e uma mulher. A maior cura do mundo é o amor.

As drogas são forte realidade tanto nas comunidades quanto no mundo artístico. Passou ileso por elas?

Minha mãe, Roseli, e minha avó, Elza, “me mantinham numa coleirinha”, sob o olhar delas, no Borel. Meu pai morreu quando eu tinha 3 anos, mas era um homem de cabeça feita. É complicado crescer vendo o bandido com a melhor roupa, o melhor carro, as mulheres mais bonitas... Achava o máximo, aqueles caras eram ídolos. Já usei maconha, mas não me viciei. Vi amigos morrerem por traficar, tenho um montão de conhecidos presos. Graças a Deus, hoje sou um bom exemplo para os garotos do Borel e das comunidades de todo o Brasil. Quero fazer um filme contando a minha história, que é emocionante. Seria top ver Lázaro Ramos no papel de Nego.

Sonha com uma carreira internacional?

Muito! É por isso que estou fazendo aulas de inglês há quatro meses. São três horas por dia, todo dia. Quero fazer um feat com Justin Bieber! Já mandei direct pra ele, quem sabe um dia ele me responde? “Follow me, Justin, please!” (Siga-me, Justin, por favor!). Gosto demais daquele sujeito marrentinho.

O antes e o depois do cantor: dedicado à malhaçãoO antes e o depois do cantor: dedicado à malhação Foto: Reprodução de Instagram

Além de trabalhar a mente, você tem trabalhado muito o corpo... Está forte. É muito vaidoso?

Sinto necessidade de malhar, me arrumar. Invisto na minha aparência. Só queria diminuir um pouco as minhas orelhas e aumentar as panturrilhas. Dá para ficar mais top. A mulherada elogia muito o meu sorriso. Aí eu rio mais.

E a namorada, o que acha disso tudo?

Ela é bem suave. Duda (a atriz Duda Reis) tem só 18 anos, mas parece ter 30. Ela me apoia em tudo, é centrada, muito gente boa. Por isso estou com ela. E parece uma boneca. Quando eu a abraço, faço com carinho, acho que vai quebrar.

Percebe olhares preconceituosos, por serem um casal inter-racial?

Ah, sempre tem. Alguns me chamam de “palmiteiro” (aquele que tem preferência pela brancura). Mas eu não ligo, não tem nada a ver. Eu gostei dela, independentemente da cor.

Vai ter casamento?

Ela é nova, eu também. Só quero ter filho com 40 anos e casar com 50. Botei isso na cabeça, hoje eu penso assim. Mas sou de lua, pode ser que eu mude de ideia e fique noivo na semana que vem. Não rolou ainda.

Com a namorada, a atriz Duda Reis: Me chamam de palmiteiroCom a namorada, a atriz Duda Reis: “Me chamam de palmiteiro” Foto: Reprodução de Instagram

Fidelidade é importante?

Não sinto vontade de trair e nem conseguiria. Não tem como, todo mundo me conhece, sabe da minha vida.

Você ainda tem algum sonho?

Sou um cara realizado, mas quero crescer mais. Minha meta é estar falando cinco idiomas em quatro anos: português, inglês, espanhol, francês e alemão. Daqui a dez anos, me vejo cantando com os gringos, consolidado na música, artista respeitado e empresário de outros nomes, do funk e outros gêneros musicais.

Você tem vontade de cantar outro tipo de música, que não o funk?

Vontade eu até tenho, conseguir é que é difícil. Me falta voz.

--------------------

Texto e produção executiva: Naiara Andrade

Fotografia: Vinícius Mochizuki

Assistência de fotografia: Rodrigo Rodrigues

Estilo: Rodrigo Barros

Agradecimento: Hotel Rio Othon Palace

Leia Também

BALNEÁRIO MUNICIPAL DE BONITO - FOTO: FÁBIO CARVALHO / BONITO INFORMA TURISMO DE MS A TODO VAPOR
Turismo de MS será um dos destaques na Feira Internacional de Destinos Inteligentes
Fotos: Washington Lima / Fátima Em Dia FÁTIMA DO SUL - FOTOS
Rodrigo Garib é anunciado como pré-candidato a prefeito pelo PP em Fátima do Sul, veja FOTOS
FOTOS: REDES SOCIAIS AQUI NO MS É ASSIM
Jacaré chega de mansinho para espiar câmera e assusta fotógrafo em MS
Fotos: Janaína Souza FÁTIMA DO SUL - FOTOS
Veja as FOTOS do Flashback das Mulheres que aconteceu no Dia da Mulher na ACIFAS em Fátima do Sul
MOEDAS RARAS - FOTO: NOTÍCIAS E CONCURSOS EXPRESSÃO - CURIOSIDADE
MOEDAS RARAS: Como conseguir R$ 3,2 mil vendendo duas moedas de 25 centavos

Mais Lidas

FRIO - Foto: Álvaro RezendeFRENTE FRIA SE APROXIMA
Adeus calorão? Frente fria com chuvas pode diminuir temperaturas em MS nesta semana
VAI FALTAR ÁGUAFÁTIMA DO SUL - VAI FALTAR ÁGUA
Sanesul informa os BAIRROS que vão ficar sem água até às 20h em Fátima do Sul
Foto: Redes Sociais DEODÁPOLIS - CORPO ENCONTRADO
TRAGÉDIA: Durante pescaria com amigos, homem caiu no rio e morreu afogado em Deodápolis
PLANTÃO POLICIAL - POLÍCIA
Mulher fica em estado gravíssimo após ser atropelada; motorista é preso
Família morava em Ponta Porã; Foto: Ligado Na RedaçãoTRAGÉDIA EM FAMÍLIA
Mãe e filho morrem em trágico acidente