Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
CAMPEÃ DO CARNAVAL

Debaixo de chuva e sem luz, Mangueira comemora título do carnaval 2019

Entoando gritos de "é campeã" desde a metade da apuração, a torcida não desanimou por um segundo sequer, com a escola na liderança do início ao fim.

7 Mar 2019 - 09h56Por Extra

Debaixo de muita chuva e sem luz, os torcedores da Estação Primeira de Mangueira comemoram energicamente o título do Grupo Especial do carnaval do Rio. Entoando gritos de "é campeã" desde a metade da apuração, a torcida não desanimou por um segundo sequer, com a escola na liderança do início ao fim. O que foi visto no Sambódromo, com o samba cantado pelas arquibancadas, se repetiu nesta quarta-feira. A escola trouxe o enredo “História pra ninar gente grande”. Na quadra, a luz voltou às 20h20m e chegou a faltar de novo durante cinco minutos.

— É o carnaval da superação para mim e para a minha família. Agradeço a uma pessoa: Guanayra Firmino (vice-presidente das alas de comunidade) e toda a direção do escola por terem confiado em mim! — desabafou Marquinho Art Samba, intérprete da Mangueira, que chegou a ser preso após o ensaio técnico por atraso no pagamento de pensão alimentícia.

Moacyr Barreto, membro da comissão de carnaval, destaca a superação:

— A Mangueira estava mordida. Fizemos um carnaval da superação para mostrar que temos chão. É um título de garra, superação! Todos os quesitos foram trabalhados para os desfiles do carnaval deste ano.

Questionando sobre o futuro do carnavalesco Leandro Vieira, Barreto projetou que, se o atual grupo político vencer a eleição em abril, será prioridade manter o profissional, assim como os representantes de outros quesitos que deram o vigésimo título para a escola da Zona Norte do Rio.

— Esse ano é um ano de eleição. Mas podemos dizer que se esse grupo que gerou o carnaval continuar não vamos mexer em ninguém: casal, comissão de frente, nosso carnavalesco. Nossa escola vai continuar brigando pelo título da forma que ela merece — explica ele.

O carnavalesco Leandro Vieira afirmou que a Mangueira merece a festa.

— É uma escola que faz carnaval para representar uma comunidade importante. Fazer esse carnaval é fazer um carnaval de representatividade. Aqui mora o que tem de melhor no Brasil, que faz essa festa que o mundo inteiro aplaude. — afirmou o carnavalesco, sendo saudado na quadra da escola com gritos de "Fica, Leandro".

Veja fotos do desfile da Mangueira

Festa na quadra lotada

Componentes da Estação Primeira de Mangueira que fazem a festa na quadra na garantem que a festa não tem hora para terminar. Maria Catarina dos Anjos, de 60 anos, disse ser mangueirense 'raiz'. Nascida e criada no Buraco Quente, uma das regiões mais conflituosas da comunidade, ela faz questão de exaltar sua participação na escola:

— Essa história é maravilhosa porque nós fazemos parte da comunidade. Então a comunidade é campeã. Se o povo está feliz, eu estou feliz.

Selma José dos Santos, 58 anos, é filha pai de Omero José dos Santos, o Tinguinha, fundador da bateria verde e rosa. O título é, para ela, mais um capítulo de uma história de conquistas.

— Meu coração está acelerado. Estou muito feliz pela nossa luta, pela nossa guerra.

Rainha de bateria fala sobre enredo

A rainha de bateria da Mangueira, Evelyn Bastos, disse que tem certeza que a vitória de um samba enredo com críticas políticas tão contundentes vai incomodar a muitos "preconceituosos". Para ela o título teve um sabor ainda mais especial por exaltar os verdadeiros heróis do povo, mas renegados pela história. Ela se disse realizada em poder fazer, na avenida, uma "crítica social tão importante".

— A gente sabe que essa vitória vai incomodar muita gente. E não por causa da verde e rosa. Mas incomoda aos preconceituosos, racistas. Exaltamos os verdadeiros desbravadores do país , a verdadeira história foi contada. Os reis e rainhas exaltados trouxeram essa vitória.

No fim da apuração, após a vitória, Evelyn Bastos disse que a vitória é de todo o país.

— A gente desceu da favela, trouxe a desigualdade social para a maior festa popular do mundo, onde os artistas somos nós . E muitos que nos criticam falam da gente, mas a maior festa desse mundo é do preto pobre suburbano favelado. Ninguém consegue fazer carnaval se não tiver esse poder correndo na veia. Essa vitória não é só nossa. É de você mulato , mestiço, negro. Essa vitória é nossa, é do país inteiro

No carnaval, triunfaram o samba, o discurso e a emoção da Estação Primeira de Mangueira. A verde e rosa conquistou seu vigésimo campeonato num desfile sobre os heróis esquecidos da história do Brasil. A apresentação marcou ainda com uma homenagem à vereadora Marielle Franco, assassinada em 14 de março do ano passado. A Mangueira liderou junto com a Viradouro até o terceiro quesito. A escola de Niterói, no entanto, perdeu um décimo em alegorias e adereços. A Mangueira, que tinha perdido pontos no quesito ano passado, garantiu as notas 10. E manteve a primeira posição de forma isolada.

Este ano, a agremiação investiu na contratação do casal Priscilla Mota e Rodrigo Negri, criadores de aberturas famosas, como a da mudança de roupas da Unidos da Tijuca, em 2010. Na Verde e Rosa, ele apostaram numa coreografia em que mostrava figuras históricas pequenas diante de índios e negros. Tinha ainda a menina Cacá Nascimento que abria uma faixa com a palavra "presente", em referência à vereadora assassinada.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

TEMPO - Foto: Álvaro Rezende PREVISÃO DO TEMPO
Com tempo estável, terça-feira tem previsão de sol e baixa umidade relativa do ar
FOTO: ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS JATEÍ - AGRADECIMENTOS
Evangélicos de Jateí agradecem e destacam apoio da Prefeitura para Marcha com Jesus
FUNTRAB - Foto: Bruno Rezende BORA TRABALHAR
MS tem 3,9 mil vagas de emprego abertas em diferentes cidades; CONFIRA AS VAGAS
FOTOS: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA FÁTIMA DO SUL - FOTOS
Confira as FOTOS da entrega de escrituras para moradores do Bairro Morada do Sol em Fátima do Sul
DETRAN/MS - Rodrigo Maia, Comunicação Detran-MS LEILÃO ONLINE DETRAN-MS
Leilão do Detran-MS tem o clássico Omega CD e Honda Fan em Dourados; veja como PARTICIPAR

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS