SUCURI_MEGA
FatimaNews - Notícias de Fátima do Sul e região
Fátima do Sul, 22 de Julho de 2017
DELPHOS_FULL
8 de Julho de 2017 16h08

Coração da baleia azul é o maior do mundo: 220 litros de sangue bombeados por batida

VIX
ROYAL ONTARIO MUSEUM/FACEBOOKROYAL ONTARIO MUSEUM/FACEBOOK

É de se imaginar que o maior animal vivo do planeta também tenha órgãos internos de dimensões grandiosas. Mesmo assim, o tamanho do coração da baleia azul pode assustar. A monumental estrutura de quase um metro e meio foi estudada por cientistas e biólogos canadenses até poder ser exposta em um museu no país.

Coração da baleia azul

O Museu Real de Ontário, no Canadá, abriu a exposição chamada "Out of The Depths - The Blue Whale Story" (que significa algo como "fora das profundezas - a história da baleia azul") e tem o coração de uma baleia azul como principal atração. Esse exemplar pesa 200 quilos e bombeava 220 litros de sangue por batimento. Embora seja grande e volumoso, a frequência de batimentos cardíacos é menor do que a de humanos.

Quando a baleia azul mergulha no oceano, ocorre um reflexo em seu corpo que faz o coração bater apenas 6 vezes por minuto. E mesmo quando ela nada em altas velocidades, a frequência cardíaca ainda é menor do que a nossa: fica entre 10 e 30 batimentos por minuto.

Como os cientistas preservaram o coração da baleia

 

Essa é a primeira vez que um coração de baleia azul pode ser estudado tão profundamente e até exposto para o público. A história de como o órgão chegou ao museu canadense começa em 2014, quando nove animais da espécie ficaram presos no gelo e morreram. Isso representou a morte de 3% de todas as baleias daquela região do Oceano Atlântico, uma perda significativa.

Geralmente, esses animais afundam quando morrem. Mas uma série de ocorrências, como correntes marítimas favoráveis, levou dois corpos em estado perfeito para a costa da província de Terra Nova e Labrador, também no Canadá. Assim, os biólogos do museu perceberam uma chance única de estudarem o animal.

O processo para preservação do coração consistiu, basicamente, em substituir a água por plástico. Na verdade, o órgão foi bombeado com formaldeído para endurecer os músculos e interromper a decomposição. Depois, os pesquisadores mergulharam os 200 quilos cardíacos na acetona para que toda a água fosse removida, dos tecidos externos até o nível celular. Isso tornou possível que fosse exposto ao público.

Os tamanhos da baleia azul

No site do Museu Real de Ontário existe, em inglês, um quiz em que você se compara com uma baleia azul. A diferença nas dimensões assusta, basta pensar que esse é o maior animal que já viveu na Terra! Nenhum fóssil de dinossauro encontrado até hoje chegou a ser maior do que a maior das baleias azuis, que media 33 metros.

  • A baleia azul mede, em média, de 25 a 30 metros de comprimento, muito próximo do maior dinossauro já encontrado.
  • Ela se alimenta 500 vezes mais do que você: estima-se que ela coma 1,5 milhão de calorias por dia! Segundo o Museu Real de Ontário, é o equivalente a 4 mil fatias de pizza vegetariana.
  • E por falar em se alimentar, a língua desse animal é quase 30 mil vezes maior que a de uma pessoa. Esse órgão pode chegar a pesar 2 toneladas, ou seja: só a língua da baleia vale por dois hipopótamos juntos.
  • Se apenas o coração pesa 200 quilos, a baleia toda chega aos 90 mil! Sabe o elefante? Então, junte 15 deles para chegar ao peso da baleia azul.
Comentários
Veja Também
MBO_SEGURANÇA_300
FORTALEZA
AGÊNCIA_SUCURI_LATERAL
Últimas Notícias
  
Nossa_Lojas
Eventos
dothCom © Copyright FatimaNews - Todos os Direitos Reservados.