Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 25 de janeiro de 2020
SADER_FULL
Busca
BANNER BET
DICAS

Como saber qual é o melhor fogão e o melhor microondas?

Como saber qual é o melhor fogão e o melhor microondas?

5 Dez 2019 - 11h58Por FÁTIMA NEWS / REDAÇÃO

Uma mudança de casa ou apartamento  sempre leva à necessidade de comprar um novo fogão. É o momento da dúvida quanto ao tipo de fogão: a gás? Indução? Vitrocerâmica? É muito importante conhecer as vantagens e as desvantagens de cada opção, e também ter a possibilidade de comprar um forno de microondas como coadjuvante na cozinha.

Comprar um fogão é uma decisão importante para quem gosta de cozinhar. A decisão do tipo e do modelo de fogão vai depender de vários fatores. Um deles é a quantidade de habitantes no lar; outro é o uso diário que terá o fogão e também o espaço que terá na cozinha.

Existem no mercado diversos tipos de fogões: a gás, a lenha, elétrico, cooktop, embutido, de piso... São tantas as opções, que o consumidor certamente vai ter muitas dúvidas na hora de ter que escolher. Por isso, detalharemos a seguir as qualidades e as desvantagens de cada opção:

Cozinha a gás

Este tipo de fogão é o mais comum em todos os lares e restaurantes. É um fogão que permite o controle rápido do gás e serve para esquentar qualquer tipo de panela ou frigideira. Consomem pouca energia (geralmente só a luz interna do forno).

Uma das desvantagens é a limpeza, pois com o tempo, os queimadores perdem o brilho e ficam cada vez mais difíceis de limpar. A segurança é outra desvantagem, pois deve ser feita uma instalação perfeita para evitar uma perda de gás.

Fogão com placas de indução 

Este tipo de fogão funciona através de um campo magnético que começa a funcionar no momento em que toma contato com um recipiente metálico. A vantagem é que não gera calor residual e isso ajuda a poupar energia. Outra vantagem é a velocidade de cocção. 

A desvantagem, além do preço mais alto que o fogão a gás, é que este tipo de fogão exige recipientes compatíveis com indução, não é qualquer panela ou frigideira que pode ser utilizada. 

Fogão vitrocerâmico

É um fogão que substitui o elevado custo da instalação de gás natural. A principal vantagem é a facilidade de limpeza, pois só é necessário um produto de limpeza e um pano. Também são compatíveis com uma grande quantidade de recipientes.

A desvantagem está em que esquenta a comida de uma forma progressiva (mesmo que alguns alimentos possam precisar desse tipo de cozimento). Outro ponto negativo é o cuidado que deve se ter depois do uso, pois não esfria imediatamente.

Fogão de piso, de embutir ou cooktop?

  •  
  • O fogão de piso é o mais tradicional nos lares: é a gás e possui um forno, permitindo diversos usos ao mesmo tempo. Existem diversos modelos e funções; além do tamanho (com 2, 4 ou 6 bocas), alguns tem um timer no forno ou uma função grill, que dá um toque especial à comida.
  •  
  • O fogão de embutir é perfeito para as cozinhas planejadas, pois fica embutido na bancada, o que economiza espaço. A única desvantagem é que não pode ser colocado em outro lugar na cozinha depois de instalado. Nesse caso, uma reforma deverá ser feita...!
  •  
  • O cooktop já é uma grande sofisticação em uma cozinha. Existem modelos que têm timer, queimadores potentes para pratos elaborados, e podem ter desde 1 boca até 5 bocas, permitindo o cozimento de vários pratos ao mesmo tempo. Existem cooktops elétricos e a gás. 
  •  
  • Existe o cooktop para embutir em bancada e cooktop portátil, ideal para manter a comida quente na mesa. A desvantagem de qualquer modelo de cooktop é que não possui forno.

O forno de microondas, um eletrodoméstico coadjuvante na cozinha.

É um importante eletrodoméstico que hoje em dia não pode faltar na cozinha. Existem diversos tamanhos e modelos, que se adaptam a qualquer espaço, tanto no lar quanto no escritório. Este tipo de forno possui funções para degelar, ferver e cozinhar todo tipo de alimento. Alguns até têm uma tecnologia inteligente, como programar com antecedência uma ação específica.

Na hora de comprar um, alguns detalhes são muito importantes:

  • O tamanho = vai depender da quantidade de pessoas que habitam o lar e o uso que terá. Se for usado só para esquentar uma xícara de café ou para esquentar um prato, um microondas pequeno é suficiente. Mas se a idéia for esquentar pratos grandes ou for usado para degelar alimentos como um frango inteiro, por exemplo, o tamanho deverá ser maior.
  •  
  • Modelo com grill = serve para assar, dourar e grelhar.
  •  
  • Modelo multi função = é o mais moderno e, por isso, o mais caro. é um 2 em 1, ou seja, funciona como forno e como microondas, com diversos programas.
  •  

Modelo com função crisp = permite fritar um alimento e um recipiente específico para isso.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SUPERAÇÃO
Ser diagnosticado 5 vezes com câncer em 15 anos não foi capaz de parar campeão paralímpico
SUSTO
Palco de Gusttavo Lima pega fogo durante show em Pernambuco
VICENTINA - NOVAS INDÚSTRIAS
Prefeito se reúne com secretário para tratar das novas indústrias que serão instaladas em Vicentina
REALITY SHOW 2020
Participante do BBB20, médica sugeriu que mataria Dilma “em seu plantão”
ESPORTE 2020
Opção de 'Cashout' atrai apostadores iniciantes
FUTEBOL 2020
Coritiba anuncia novo patrocinador máster para 2020
VICENTINA - BORA PRA FEIRA
Mazinho e Luciano voltam para se apresentar na Feira Livre nesta sexta-feira em Vicentina
FAMOSIDADES
Atriz mirim pede para sair de programa de TV após aparecer agredindo gato em vídeo
ESPETINHO NA CHAPA
Nesta quarta feira no Deck Beer & Petiscaria tem Espetinho na chapa em Fátima do Sul
PROMOÇÃO - MARMITEX
Disk Marmitex a R$ 10,00, nesta quarta feira é no Restaurante Tempero & Cia em Fátima do Sul