Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Glória de Dourados - SUPERAÇÃO

UEMS forma o primeiro estudante cego da unidade de Glória de Dourados

22 Jul 2015 - 14h05Por Noticias da TV

Em Glória de Dourados, cidade com aproximadamente 10 mil habitantes, um estudante provou na prática que é possível ir mais longe através da educação. O agora tecnólogo em Agroecologia, John Lennon Rodrigues de Oliveira, tornou-se o primeiro cego a se formar pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) da unidade de Glória de Dourados e um dos primeiros da Instituição, contando com apoio de colegas, professores e Universidade. “Quando me chamaram eu fiquei muito emocionado, as pessoas começaram a gritar meu nome, fiquei muito feliz!”, lembra sorrindo e entusiasmado da memorável formatura realizada no início do ano.

Sem poder enxergar desde que nasceu, Lennon recebeu em casa, e desde cedo, o apoio dos pais para que estudasse. Entrou na escola aos seis anos de idade, aprendeu o Braille e, agora, aos 23, pode orgulhar-se por fazer parte de uma minoria de brasileiros com formação superior. O último relatório sobre educação divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostra que somente 11% da população brasileira entre 25 e 64 anos de idade atingiram esse patamar educacional, quando o recomendável é, ao menos, 31%.

E o caminho dos estudos não foi fácil para Lennon, que nasceu e ainda vive em uma pequena propriedade rural afastada da cidade ao lado da família. “Para chegar a Universidade eu ia de motocicleta com minha irmã, do sítio da família que fica a 13km da cidade e voltava sozinho de ônibus, era o primeiro a chegar e o último a sair”.

Para ele, o início do curso universitário foi mais difícil, especialmente por ainda não conhecer as pessoas e pelo natural processo de adaptação. Logo, porém, com a ajuda dos colegas conseguiu fazer os trabalhos teóricos e práticos. Utilizava no aprendizado programas de computador que realizam a leitura dos conteúdos e respondia as provas de forma diferenciada. A UEMS contratou um professor habilitado para assisti-lo durante o curso.

O professor Edson Talarico Rodrigues, coordenador do curso de Tecnologia em Agroecologia da UEMS, ressaltou a alegria pela conquista do aluno, “na formatura comemoramos muito, pois foi uma conquista para nós professores também. Apesar de ter uma limitação, ele tinha bastaste interesse e se superou em todas as atividades.”, considerou o professor.

Para o futuro, o novo agroecologista já faz planos de continuar os estudos. Pretende cursar uma especialização ou fazer outra faculdade, “agora pretendo implantar um projeto de produção de leite no sítio da minha família, gosto muito de lidar com gado de leite, suínos e frangos, foi isso que me impulsionou a fazer Agroecologia na UEMS”, contou.

A receita para tamanha conquista, John Lennon Oliveira conhece bem: “Tem que ter vontade e querer fazer, com deficiência ou não, é preciso ter objetivo, pois se não quiser não faz! Não pode baixar a cabeça por causa de uma limitação”.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

UNIGRAN DOURADOS
Publicidade e Propaganda aborda 'Arte e Emoção' na profissão durante Sincom 2024
FOTO: IMAGENS DA INTERNET PASSO A PASSO
Passo a passo: como fazer um currículo e passar pela entrevista
FOTO: UNIGRAN DOURADOS UNIGRAN DOURADOS
Sustentabilidade é foco da 15ª Jornada Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo
SAD - Foto: Bruno Rezende/Arquivo GABARITO DIVULGADO
SAD divulga gabaritos do concurso da Saúde e abertura de prazo para recurso; confira
UNIGRAN DOURADOS - CONGRESSO
VIII Congresso da Saúde vai reunir mais de 30 profissionais renomados na UNIGRAN

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação