Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
adversidades

'Tem que lidar com adversidades', diz preso que se formou em cadeia de MS

Colação de grau foi no pátio do Instituto Penal de Campo Grande

18 Dez 2014 - 09h01Por G1

O objetivo era ter um diploma de curso superior e ocupar o tempo durante a privação de liberdade, mas a faculdade a distância ensinou muito mais que conteúdo para José Carlos de Santana Junior, 28 anos. Recém-formado em processos gerenciais, o preso condenado a 34 anos de prisão e há sete no Instituto Penal de Campo Grande, disse ao G1 que, além do conteúdo do curso, aprendeu a ter persistência e autodisciplina.

"Apesar de todo o incentivo da direção da unidade, as situações no presídio são adversas ao estudo. Os [presos] que não querem estudar não aceitam muito bem os que querem, e a gente ainda tem que se controlar emocionalmente, porque aqui dentro, em um segundo de bobeira, você pode cometer uma falta [disciplinar] grave e perder o direito ao benefício de estudar. Então, você tem que lidar com adversidades. Conquistar é difícil, perder é rápido", ressaltou.

Foram dois anos de dedicação diária, com aulas a distância, em frente a um computador, três vezes por semana, na sala de informática da unidade. O esforço e a determinação foram fundamentais, segundo José Carlos, para que ele não desistisse no meio do caminho.

"Parece fácil [ensino a distância], mas não é, porque é o mesmo grau de dificuldade da faculdade presencial. Nós tínhamos esse preconceito com o ensino a distância, mas durante o curso você adquire autodisciplina, porque vai muito do desejo de cada um, de fazer o curso e a faculdade a distância. Você tem que se organizar, tem que arranjar tempo para estudar. São tantas atividades que fazemos aqui dentro que falta tempo pra gente fazer tudo que quer, entre estudar, trabalhar, fazer curso", explicou.

Preso conclui ensino superior no regime fechado em Campo Grande (Foto: Gabriela Pavão/ G1 MS)Detento cuida de biblioteca no presídio
(Foto: Gabriela Pavão/ G1 MS)

Dia curto
Segundo ele, a rotina no presídio começa cedo, por volta das 6h, e termina no fim da tarde, entre 16h e 17h, quando os internos se recolherem nos alojamentos.

No tempo que tem disponível, José Carlos desempenha atividades no setor de educação e na parte administrativa da unidade prisional, sob supervisão de funcionários da instituição.

Ele é o interno responsável pela biblioteca, pelo controle de listagem de alunos do ensino fundamental e médio, controle estoque de merenda e dos materiais. E no meio de tanta função, ele também arranjou tempo para fazer curso de padeiro e confeiteiro, em 2012, e aprendeu a tocar violão.

Depois das aulas de música, José Carlos também aprendeu a compor letras de melodias e chegou a registrar algumas das composições em cartório. "Aprendi a tocar violão aqui e fiz letra de 18 louvores. Alguns registrei em cartório", disse.

Futuro
Para 2015, José Carlos já tem planos para continuar os estudos. Além de concluir o curso de qualificação de transações imobiliárias do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), o objetivo agora é cursar uma pós-graduação relacionada à área do curso superior.

"Gosto de citar uma frase do Nelson Mandela que diz que não existe lugar pequeno demais para que uma pessoa não possa crescer. E é verdade. O controle emocional é a chave da mente", ponderou.

Preso conclui ensino superior no regime fechado em Campo Grande (Foto: Gabriela Pavão/ G1 MS)Interno durante juramento na cerimônia de colação de grau (Foto: Gabriela Pavão/ G1 MS)

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTO: UNIGRAN DOURADOS UNIGRAN DOURADOS
Sustentabilidade é foco da 15ª Jornada Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo
SAD - Foto: Bruno Rezende/Arquivo GABARITO DIVULGADO
SAD divulga gabaritos do concurso da Saúde e abertura de prazo para recurso; confira
UNIGRAN DOURADOS - CONGRESSO
VIII Congresso da Saúde vai reunir mais de 30 profissionais renomados na UNIGRAN
Coordenadores, a Reitora da Instituição e o general de Brigada Abelardo Prisco de Souza Neto UNIGRAN DOURADOS
Coordenadores da UNIGRAN recebem 'Diploma de Amigo da 4ª Brigada' no Dia do Exército
Fotos: Arquivo Escolar AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com investimentos e oferta em tempo integral, educação escolar indígena de MS é destaque

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados