Menu
SADER_FULL
quinta, 5 de dezembro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
PROJETO

Recurso do Fundeb se 'esfarela' em cinco meses e projeto pode não manter salários em dia

Recurso do Fundeb se 'esfarela' em cinco meses e projeto pode não manter salários em dia

11 Jul 2019 - 09h55Por FÁTIMA NEWS COM ASSESSORIA

O projeto para alteração da Lei Complementar nº 87/2000, que trata do Estatuto dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso do Sul, aprovado em primeira votação pelos deputados estaduais nesta quarta-feira, é fundamental para assegurar o pagamento em dia do salário dos profissionais da educação do Estado. A matéria entra em segunda votação na sessão desta quinta-feira.

Com 100% do repasse oriundo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) destinado para pagamento dos professores da Rede, a Secretaria de Estado de Educação (SED) realizou uma previsão orçamentária para este ano e constatou que o recurso seria insuficiente para a manutenção dos vencimentos até o final do ano.

Na casa dos R$ 1,1 bi/ano, o repasse do Fundo não cobre o gasto total com os professores do Estado, cuja soma atinge a marca de R$ 3,64 bi/ano. Nos cinco primeiros meses deste ano, o recurso do Fundeb já se esgotou sem que fosse utilizado para outras rubricas, como investimento e compra de equipamentos para as escolas.

Para cobrir essa diferença, a SED contou com recursos ordinários do tesouro, além de recursos federais. Contudo, a administração estadual considera que a implantação de mudanças previstas no projeto é imprescindível para manter salários em dia e o nível de qualidade da estrutura de ensino na Rede Estadual.

Além do reordenamento de gastos do Governo, o novo modelo proposto prevê uma série de mudanças práticas para os profissionais, como a realização de um processo seletivo simplificado, contendo prova objetiva e análise curricular, com a formação de um Banco Reserva, por ordem de classificação, disciplina ou componente curricular e também por município.

O projeto prevê também uma série de alterações voltadas principalmente para o regime de convocação de professores da Rede Estadual de Ensino (REE), assunto discutido previamente com os representantes da categoria e com o Ministério Público Estadual, diante dos pedidos para a elaboração de critérios para a seleção.

Com o prazo da convocação alterado de seis meses para até 01 (um) ano, com a possibilidade de prorrogação por igual período, o professor terá assegurada a não interrupção da convocação entre os períodos letivos, e também contará com uma nova tabela remuneratória, desvinculada da tabela salarial dos efetivos.

Vale destacar que esta não será inferior ao piso nacional da categoria e seguirá escalonada de acordo com o grau de qualificação do profissional. Pelas regras atuais, o professor convocado vive a insegurança de saber se continua a dar aula no segundo semestre, pois o contrate é de apenas seis meses.

Outra grande conquista assegurada aos profissionais, no período da convocação, é que eles terão assegurados o direito às férias, com abono e gratificação natalina, além de licença para tratamento de saúde, incentivos por atuação em escola de difícil acesso (no ensino noturno e unidades prisionais e/ou de internação), bem como estabilidade para as gestantes, de até cinco meses após o parto.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VICENTINA - FOTOS
Veja as FOTOS Formatura Escola José do Patrocínio, Pólo extensão Chapeuzinho Vermelho em Vicentina
DESPEDIDA
Em Glória de Dourados, Escola Hilda Bergo, após 54 anos, deixa Mensagem de Despedida.
AÇÃO PARLAMENTAR
Trabalho de Onevan evita fechamento de escola
MS EM DESTAQUE
Mato Grosso do Sul se destaca no Prêmio Nacional de Turismo que acontece hoje em MG
UNIGRAN DOURADOS
Unei Laranja Doce ganha campo suíço com o apoio da UNIGRAN
MAL ATENDIMENTO
Bradesco lidera ranking dos piores atendimentos de MS, segundo Procon
REINO DO SABER NO CAMPO BELO RESORT
Confira as FOTOS do Reino do Saber de Fátima do Sul no Campo Belo Resort
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Prefeitura de Eldorado faz processo seletivo de professores
SENAI
Senai abre quatro mil vagas em 28 cursos técnicos
FÁTIMA DO SUL - ARRASTÃO NO RIO DOURADOS
Fátima do Sul: Ação conjunta usam 30 embarcações e retiram uma tonelada de resíduos do rio Dourados