Menu
SADER_FULL
sexta, 17 de janeiro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
BANNER BET
UNIGRAN

Projeto multidisciplinar cria ossos sintéticos para os Laboratórios de Anatomia

os Laboratórios de Anatomia da UNIGRAN receberam a doação de peças de ossos sintéticos produzidas por professores e acadêmicos

25 Out 2019 - 09h17Por Assessoria Unigran

Na semana passada, os Laboratórios de Anatomia da UNIGRAN receberam a doação de peças de ossos sintéticos produzidas por professores e acadêmicos que participam de um projeto multidisciplinar da Faculdade de Ciências da Saúde. Sob a coordenação da professora Erica Kobayashi Urio, do curso de Odontologia, o projeto de extensão consiste em confeccionar peças anatômicas (esterno e vértebras) em gesso, a partir de modelos de ossos humanos, utilizando materiais de moldagem comumente utilizados na Odontologia.

Urio explicou sobre o surgimento do projeto. “Verificamos que os laboratórios de anatomia possuem uma quantidade reduzida de alguns ossos e, considerando a dificuldade de obter peças biológicas, decidimos trabalhar na criação de peças sintéticas. Utilizando materiais de moldagem que utilizamos na Odontologia, confeccionamos moldes dos modelos originais e produzimos cópias em gesso”, disse.

A professora adiantou também que outros ossos do corpo humano devem ser confeccionados pelo projeto nas próximas etapas.

Thiago Chaves Teixeira, acadêmico do 4º semestre de Biomedicina, destacou a importância das peças sintéticas para o estudo da anatomia. “As peças vão auxiliar muito os alunos, professores e monitores de anatomia a darem suas aulas sobre o sistema ósseo. O uso de peças sintéticas está crescendo bastante, considerando a degradação das biológicas. Além disso, permitem a visualização de mais detalhes dos ossos, como por exemplo, o processo xifóide no esterno, que é uma cartilagem que geralmente se perde na dissecação, mas na peça sintética é possível sua criação, permitindo uma melhor análise da sua morfologia”, apontou.

Segundo Thaís Amorim Amaral, aluna do 10º semestre de Enfermagem, a execução do projeto também possibilitou maior aprendizado. “Enquanto aluna de monitoria em anatomia humana adquiri muito conhecimento participando do projeto, pois para a confecção das peças foi preciso estudar as formas e variações anatômicas dos ossos e aprender sobre os materiais que seriam usados”, mencionou.

A estudante lembrou também das vantagens de utilizar as peças sintéticas. “O projeto tem grande importância para o ensino da anatomia humana não só nas aulas, mas também nas monitorias, pois a matéria é base para todos os cursos da área da saúde. As peças sintéticas não se degradam com o decorrer do uso como as peças biológicas, que acabam perdendo a sua forma anatômica correta, dificultando a visualização. Outro diferencial é que elas não têm o cheiro forte como as biológicas, que incomodam muitos alunos, já que não precisam ser conservadas com formol ou glicerina e não necessitam do uso de EPI’s como luvas ou máscara para o seu manuseio”, concluiu.

O projeto também contou com o apoio da professora Angela Midori Kuraoka de Oliveira, diretora da Faculdade de Ciências da Saúde, e da laboratorista Lucimary Leite Garcia.

Deixe seu Comentário

Leia Também

100 CULTURA
Escola joga pela janela livros que recebeu como doação
CURSOS PROFISSIONALIZANTES
IFMS abre inscrições para 750 vagas em cursos para Fátima do Sul e 14 cidades do MS
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
IFMS abre seleção para professores na área de educação especial
CRIANÇA FELIZ
Equipes de MS realizaram 129 mil visitas pelo Criança Feliz
GLÓRIA DE DOURADOS - UEMS
Uems abre 40 vagas para curso de 'Produção Sucroalcooleira' em Glória de Dourados
DOURADOS - UNIGRAN - VESTIBULAR
Inscrições abertas para o vestibular do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN em Dourados
FÁTIMA DO SUL - PET HOTEL CIA DO BICHO
'Hotel bom pra cachorro' é no Pet Hotel Cia do Bicho em Fátima do Sul
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Professores temporários: prazo de inscrição para o processo seletivo termina dia 10
CONCURSO DA UEMS
Prazo para inscrição em concurso com salário de R$ 8,6 mil começa nesta segunda-feira
DOURADOS - UNIGRAN
Com a duração de 8 semestres a UNIGRAN oferece o curso de Administração em Dourados