Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
UNIGRAN

Projeto multidisciplinar cria ossos sintéticos para os Laboratórios de Anatomia

os Laboratórios de Anatomia da UNIGRAN receberam a doação de peças de ossos sintéticos produzidas por professores e acadêmicos

25 Out 2019 - 09h17Por Assessoria Unigran

Na semana passada, os Laboratórios de Anatomia da UNIGRAN receberam a doação de peças de ossos sintéticos produzidas por professores e acadêmicos que participam de um projeto multidisciplinar da Faculdade de Ciências da Saúde. Sob a coordenação da professora Erica Kobayashi Urio, do curso de Odontologia, o projeto de extensão consiste em confeccionar peças anatômicas (esterno e vértebras) em gesso, a partir de modelos de ossos humanos, utilizando materiais de moldagem comumente utilizados na Odontologia.

Urio explicou sobre o surgimento do projeto. “Verificamos que os laboratórios de anatomia possuem uma quantidade reduzida de alguns ossos e, considerando a dificuldade de obter peças biológicas, decidimos trabalhar na criação de peças sintéticas. Utilizando materiais de moldagem que utilizamos na Odontologia, confeccionamos moldes dos modelos originais e produzimos cópias em gesso”, disse.

A professora adiantou também que outros ossos do corpo humano devem ser confeccionados pelo projeto nas próximas etapas.

Thiago Chaves Teixeira, acadêmico do 4º semestre de Biomedicina, destacou a importância das peças sintéticas para o estudo da anatomia. “As peças vão auxiliar muito os alunos, professores e monitores de anatomia a darem suas aulas sobre o sistema ósseo. O uso de peças sintéticas está crescendo bastante, considerando a degradação das biológicas. Além disso, permitem a visualização de mais detalhes dos ossos, como por exemplo, o processo xifóide no esterno, que é uma cartilagem que geralmente se perde na dissecação, mas na peça sintética é possível sua criação, permitindo uma melhor análise da sua morfologia”, apontou.

Segundo Thaís Amorim Amaral, aluna do 10º semestre de Enfermagem, a execução do projeto também possibilitou maior aprendizado. “Enquanto aluna de monitoria em anatomia humana adquiri muito conhecimento participando do projeto, pois para a confecção das peças foi preciso estudar as formas e variações anatômicas dos ossos e aprender sobre os materiais que seriam usados”, mencionou.

A estudante lembrou também das vantagens de utilizar as peças sintéticas. “O projeto tem grande importância para o ensino da anatomia humana não só nas aulas, mas também nas monitorias, pois a matéria é base para todos os cursos da área da saúde. As peças sintéticas não se degradam com o decorrer do uso como as peças biológicas, que acabam perdendo a sua forma anatômica correta, dificultando a visualização. Outro diferencial é que elas não têm o cheiro forte como as biológicas, que incomodam muitos alunos, já que não precisam ser conservadas com formol ou glicerina e não necessitam do uso de EPI’s como luvas ou máscara para o seu manuseio”, concluiu.

O projeto também contou com o apoio da professora Angela Midori Kuraoka de Oliveira, diretora da Faculdade de Ciências da Saúde, e da laboratorista Lucimary Leite Garcia.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTO: UNIGRAN DOURADOS UNIGRAN DOURADOS
Egressos de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN ganham premiação estadual
Comunicação Governo de MS, com informações da Energisa MS AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Conscientização ambiental em escolas de MS faz plantio de mudas e aborda até cuidados com rede elétr
DENTRAN/MS - Fotos: Rachid Waqued AÇÕES DO DETRAN/MS
Detran-MS integra operação do TCE na vistoria do Transporte Escolar em Bandeirantes
VOLTA ÀS AULAS - Thaís Davis, Comunicação SED AULAS NA REDE ESTADUAL
Aulas da rede estadual vão até final de dezembro, confira como ficou com a alteração do calendário
Fotos: Leandro Benites AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Fundect lança edital de R$ 5 milhões para apoiar ambientes de inovação em Mato Grosso do Sul

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos