Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Sem Greve

Professores aceitam proposta salarial do governo e escolas mantêm aulas

Uma assembleia geral para debater o assunto foi realizada na tarde desta quarta-feira (26), em Campo Grande, envolvendo a participação dos 74 SIMTEDs

27 Jul 2017 - 07h22Por Da Redação

Não haverá greve nas escolas estaduais de Fatima do Sul. A decisão se deu após a maioria dos professores de rede de ensino de Mato Grosso do Sul decidirem aceitar a proposta salarial do Governo do Estado.

Uma assembleia geral para debater o assunto foi realizada na tarde desta quarta-feira (26), em Campo Grande, envolvendo a participação dos 74 SIMTEDs (Sindicatos Municipais dos Trabalhadores em Educação) que compõem a FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul).

A reunião contou com a presença de aproximadamente 400 participantes, entre delegados, representantes dos sindicatos, vice-presidentes das 14 regionais, e delegados de base da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação).

 
Cb image default
 

Assembleia foi realizada na tarde desta quarta-feira (26), em Campo Grande - Foto: Fetems

 

“Seria melhor o cumprimento da legislação como foi aprovada em 2015, porém, diante do quadro que foi debatido com a categoria, os trabalhadores e trabalhadoras em educação entenderam que é melhor manter essa política de promoção de um ganho real nos últimos anos, apostando no cumprimento integral das etapas que estão sendo negociadas, e mantendo a integralização do piso até 2020, por 20 horas em Mato grosso do Sul. Uma política que nos levou a um dos melhores salários do Brasil”, pontuou o professor Jaime Teixeira, presidente da FETEMS.

Ele destacou que agora é o momento de intensificar as tratativas em relação aos funcionários administrativos em educação. Já foi estabelecido com o governo, a criação de uma comissão de negociação, específica para os administrativos, em busca da implantação de uma política de valorização da categoria.” Entendemos que há um déficit com os nossos trabalhadores e trabalhadoras administrativos em educação. Esse é um debate que será prioritário com o governo”, disse o presidente.

A reportagem tentou contato telefônico com o presidente do Simted de Nova Andradina, Edson Granato, que foi à Capital a fim de participar da audiência, mas ele não atendeu a ligação. Por unanimidade, nesta terça-feira (25), os professores da rede estadual de ensino de Nova Andradina decidiram rejeitar a proposta do Governo do Estado e defender o início de uma greve por tempo determinado.

 
Cb image default
 

Maioria dos professores do Estado decidiram aceitar proposta do governo - Foto: Fetems

 
  1.  

A proposta do governo consiste:

- Garante o índice de equivalência de 78,16% para integralizar o piso por 20horas, no mês de dezembro de 2017, aplicando o percentual de 7,64% na tabela de dezembro de 2016, dividido em duas parcelas, sendo a primeira de 2,94% em setembro, e 4,7% no mês de dezembro;

- Integralizar no mês de outubro de 2018 o índice do piso nacional a ser anunciado em 2018, garantindo em outubro de 2018 o índice de equivalência de 78,16%. O reajuste terá como base a tabela de dezembro de 2017, no entanto, havendo concessão de revisão geral aos demais servidores públicos o índice será aplicado, no mesmo período também aos professores, sendo este valor deduzido do índice do piso nacional quando da integralização em outubro de 2018;

- Garante o índice de equivalência de 82,53% no mês de dezembro de 2018;

- Definir o mês de maio como data base;

- Mantém a convocação da mesma forma que no primeiro semestre;

- Não haverá alteração no Estatuto dos profissionais em Educação.

O governo irá encaminhar um projeto de lei para à Assembleia Legislativa com a íntegra do acordo para que haja a repactuação da Lei Complementar nº 200. (com informações da Fetems)   

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

UNIGRAN DOURADOS
Publicidade e Propaganda aborda 'Arte e Emoção' na profissão durante Sincom 2024
FOTO: IMAGENS DA INTERNET PASSO A PASSO
Passo a passo: como fazer um currículo e passar pela entrevista
FOTO: UNIGRAN DOURADOS UNIGRAN DOURADOS
Sustentabilidade é foco da 15ª Jornada Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo
SAD - Foto: Bruno Rezende/Arquivo GABARITO DIVULGADO
SAD divulga gabaritos do concurso da Saúde e abertura de prazo para recurso; confira
UNIGRAN DOURADOS - CONGRESSO
VIII Congresso da Saúde vai reunir mais de 30 profissionais renomados na UNIGRAN

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho