Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
EDUCAÇÃO

Prefeitura de Dourados poderá ser obrigada a prorrogar concurso público

A Prefeitura de Dourados poderá ser obrigada a prorrogar concurso público que vence em dezembro, por exemplo, dos educadores que foram aprovados no ano de 2016

25 Jul 2018 - 15h58Por 94 FM

Um projeto que aumenta o prazo de validade do concurso público em tempos de crise deve ser analisado pelo Plenário do Senado. A autora da proposta (PEC 130/2015), senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), explicou que é injusto com a pessoa que se dedicou e estudou para realizar o concurso e não ser chamada. Ela diz que é comum os governos cancelarem contratações em situações de crise e econômica, o que na avaliação dela, é um desrespeito aos candidatos que são aprovados e acabam não sendo chamados. “Aquela pessoa que se dedicou, que estudou, que passou no concurso público, passa a viver uma expectativa da chamada. Então, para essas pessoas, a suspensão do concurso é fatal”, explicou. 

 

A senadora argumenta ainda que prorrogar a validade dos concursos em momento de crise econômica é uma forma de dar mais segurança jurídica às seleções públicas e evitar o desperdício do dinheiro dado na realização das provas. 

 

Se o projeto for aprovado, a Prefeitura de Dourados será obrigada a prorrogar concurso público que vence em dezembro, por exemplo, dos educadores que foram aprovados no ano de 2016 para vários cargos no município, onde aproximadamente, 225 profissionais ainda estão à espera. Esses aprovados, que correm contra o tempo para serem chamados, já protestaram na Câmara Municipal, com faixas e cartazes, pedindo apoio dos vereadores. 

 

Os educadores do município chegaram a falar que não têm esperança de serem convocados até o final do ano, e uma alternativa seria que os aprovados sejam chamados até 2020, quando encerra o atual mandato da administração municipal. Mas para que isso aconteça, o concurso precisa ser prorrogado. 

A senadora Vanessa Grazziotin Waldemir, autora da proposta - Foto: Barreto/Agência SenadoA senadora Vanessa Grazziotin Waldemir, autora da proposta - Foto: Barreto/Agência Senado

A senadora destacou que a intenção é mudar o artigo da Constituição onde o concurso público tem validade de dois anos a partir da data de homologação do resultado. A ideia, de acordo com ela, é interromper a contagem desse prazo quando as prefeituras e governos federal, estaduais e distrital deixarem de fazer as nomeações dos aprovados com a alegação de que não têm dinheiro em caixa. 

 

A matéria está pronta para ser votada em dois turnos pelo plenário do Senado. 

 

Validade do concurso público

 

Atualmente, o concurso público pode ser prorrogado uma única vez por mais dois anos como determina o artigo 37 da constituição. O Senado analisa a sugestão de mudança quando a prefeitura e os governos estaduais e federal, solicitem que a contagem do prazo seja suspensa, alegando dificuldade de caixa e interromperem as nomeações ou novas seleções públicas. 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTO: UNIGRAN DOURADOS UNIGRAN DOURADOS
Sustentabilidade é foco da 15ª Jornada Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo
SAD - Foto: Bruno Rezende/Arquivo GABARITO DIVULGADO
SAD divulga gabaritos do concurso da Saúde e abertura de prazo para recurso; confira
UNIGRAN DOURADOS - CONGRESSO
VIII Congresso da Saúde vai reunir mais de 30 profissionais renomados na UNIGRAN
Coordenadores, a Reitora da Instituição e o general de Brigada Abelardo Prisco de Souza Neto UNIGRAN DOURADOS
Coordenadores da UNIGRAN recebem 'Diploma de Amigo da 4ª Brigada' no Dia do Exército
Fotos: Arquivo Escolar AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com investimentos e oferta em tempo integral, educação escolar indígena de MS é destaque

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS