Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Polícia Federal

Polícia Federal conclui que houve vazamento do Enem 2016, afirma MPF

MPF já recomenda que as notas não sejam utilizadas

1 Dez 2016 - 14h27Por Mídia Max

O MPF (Ministério Público Federal) afirmou nesta quinta-feira (1) que um relatório da Polícia Federal (PF) confirma o vazamento das provas do Enem 2016 (Exame Nacional do Esino Médio). A PF, por meio do documento que conclui um inquérito, declara que "as provas do primeiro e do segundo dia do exame, além da redação, vazaram antes do início da aplicação para, pelo menos, dois candidatos". As informações são do jornal Globo.

"Segundo o MPF, no texto a PF expressa sua convicção de que houve crime de estelionato qualificado. No domingo 6 de novembro, segundo dia de provas do Enem, candidatos foram presos no Ceará e no Amapá flagrados com o tema da redação. Em Fortaleza, a polícia encontrou no bolso de um homem de 34 anos o tema e um texto pronto para ser transcrito. Ele ainda recebeu o gabarito pelo celular e usou também ponto eletrônico na sala do exame", afirma a reportagem.

Já em Mapacá, um homem, 31 foi detido após deixar o local de prova e confessou que "sabia previamente o tema da redação", conforme explica o jornal.A polícia encontrou, junto com ele, um texto com o tema 'intolerância religiosa', aplicado no Exame a quase 6 milhões de candidatos em todo o país. O procurador da República Oscar Costa Filho irá detalhar os detalhes da investigação ainda nesta tarde, mas o MPF já recomendou que as notas da redação não sejam utilizadas.

“Uma quadrilha organizada nacionalmente teve acesso antecipado às provas. Isso compromete a lisura do exame e a própria credibilidade da logística de segurança que vem sendo aplicada”, afirmou o procurador.Ele ainda declarou que o relatório, na íntegra, além de peças do inquérito serão adicionados ao recurso do MPF que já tramita no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Recife (PE), conforme explicou o Globo.

Após a análise de celulares apreendidos, segundo o MPF, "concluiu-se que os candidatos receberam fotografias das provas e tiveram acesso aos gabaritos e ao tema da redação antes do início do exame".A nota ainda afirma que a polícia declara que os candidatos tiveram acesso à "frase-código" da prova rosa, 'o que permitia que candidatos que deveriam fazer provas diferentes da rosa pudessem preencher o cartão de respostas de acordo com o gabarito transmitido pela quadrilha, não importando a cor da prova que o candidato tenha recebido no exame, já que a frase-código é o que legitima a correção conforme a cor referente à frase', explica o jornal.

"Tanto o gabarito quanto a frase-código foram divulgados antes do exame, o que garante a responsabilidade de afirmar que houve vazamento da prova", explica o documento.

Para a PF mesmo com a prisão de dois candidatos em operações policiais diferentes, 'eles receberam exatamente as mesmas fotografias com gabaritos das provas, porém de intermediários diferentes, o que indica que a origem do vazamento é a mesma'.Já com relação à Redação do Enem, a perícia da PF identificou que os candidatos presos buscaram no Google sobre o tema da redação a partir de 9h38 do dia 6 de novembro, 'indicando que tiveram acesso ao tema antes do início da aplicação das provas'.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: SARA ARAÚJO FÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
FOTO: REDES SOCIAIS CULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTO: ADÉLIO FERREIRA / BLOG FAVO DE MEL FÁTIMA DO SUL - COPA VILA BRASIL
Escola Vila Brasil promoveu a 1ª Copa da Vila com êxito e premia campeões em Fátima do Sul
Adersino Junior, Comunicação SED COMBATE CONTRA O MOSQUITO
Escolas estaduais realizam ações educativas no 'Dia D de Combate à Dengue'
Raquel de Sá ao lado do professor do Colégio UNIGRAN, Marcos Oliveira Maciel COLÉGIO UNIGRAN DESTAQUE
Formada pelo Colégio UNIGRAN é aprovada em Medicina na Itália

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS