Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
OCUPAÇÃO

Movimento cobra reitoria da UFGD por reintegração de posse em prédio ocupado

16 Nov 2016 - 16h40

Movimento denominado Universidade Livre publicou nota em sua página na internet cobrando a reitoria da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) pela reintegração de posse do prédio onde funciona vários setores administrativos da Instituição de ensino.

O local foi ocupado por dezenas de estudantes na quarta-feira passada, dia 9 de novembro, após assembleia. Os manifestantes são contrários a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 55 – antiga 241 – que tramita no Senado e congela os investimentos públicos no país por 20 anos.

No entender do Universidade Livre, a "democracia se faz pela vontade da maioria e nunca deve ser vetado o direito de manifestação livre, porém nosso movimento considera que a forma como foi deliberada esta ação foi ilegítima e manipulada deliberadamente para não ouvir a maioria dos alunos garantindo, assim uma ação política que atende interesses de um grupo ideológico", diz trecho do material [veja o texto abaixo na íntegra].

A nota, publicada em forma de repúdio’, alega ainda que a ocupação traz prejuízos a toda a comunidade acadêmica, ‘que precisa do funcionamento pleno da unidade I da UFGD’.

No dia seguinte a ocupação, a Universidade encaminhou nota onde alegou que buscaria o diálogo com os manifestantes e descartou, naquele momento, o pedido de reintegração de posse do prédio.

 

Vestibular

O vestibular da UFGD, agendado para o próximo final de semana não será afetado por conta da ocupação.

A entidade esclareceu por meio de nota que o processo será mantido e o ensalamento foi disponibilizado aos candidatos que disputam as vagas na federal da Grande Dourados. Para acessar, basta clicar aqui. A prova acontece no domingo (20).

Leia nota na íntegra:

"O Movimento Universidade Livre vem se declarar contrário a esta ocupação, por alguns alunos, do prédio da reitoria da UFGD e solicitar que a administração da universidade realize os esforços para viabilizar a reintegração de posse.

A democracia se faz pela vontade da maioria e nunca deve ser vetado o direito de manifestação livre, porém nosso movimento considera que a forma como foi deliberada esta ação foi ilegítima e manipulada deliberadamente para não ouvir a maioria dos alunos garantindo, assim uma ação política que atende interesses de um grupo ideológico que acredita que a maioria da sociedade são inimigos em uma guerra em que vale tudo.

Consideramos que ainda que esta fosse a vontade da maioria dos alunos a ocupação, da forma como está sendo conduzida, traz vários prejuízos à comunidade que precisa do funcionamento pleno da unidade 1 da UFGD. Ainda que o movimento alegue que deu acesso à reitoria para algumas ações, não entenderam que essas ações demandam de mais liberdade e são mais complexas do que parecem aos ocupantes. Esta ocupação pode, por exemplo, prejudicar o vestibular, o pagamento de bolsas aos alunos vulneráveis e até o salário dos servidores, caso se mantenha até a data em que o movimento de ocupação pretende (votação da PEC55).

Se por um lado a ocupação traz vários transtornos à comunidade, por outro não tem nenhum poder político para convencer a atenderem suas reivindicações, já que todos sabem que ela não representa a maioria. Não é sitiando a reitoria que se vai conseguir sensibilizar o poder público à causa proposta.

Assim, entendemos que esta ocupação apenas divide uma comunidade que poderia estar unida contra eventuais decisões de governo prejudiciais à sociedade e lutando por uma universidade melhor.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

UNIGRAN DOURADOS
Publicidade e Propaganda aborda 'Arte e Emoção' na profissão durante Sincom 2024
FOTO: IMAGENS DA INTERNET PASSO A PASSO
Passo a passo: como fazer um currículo e passar pela entrevista
FOTO: UNIGRAN DOURADOS UNIGRAN DOURADOS
Sustentabilidade é foco da 15ª Jornada Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo
SAD - Foto: Bruno Rezende/Arquivo GABARITO DIVULGADO
SAD divulga gabaritos do concurso da Saúde e abertura de prazo para recurso; confira
UNIGRAN DOURADOS - CONGRESSO
VIII Congresso da Saúde vai reunir mais de 30 profissionais renomados na UNIGRAN

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho