Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
sidrolândia - deu à luz no enem

Jovem que deu à luz durante Enem em 2012 quer concluir curso de administração

Estudante ganhou o filho em uma escola de Sidrolândia em 2012.

23 Out 2013 - 17h04Por G1

Onze meses depois de ganhar o filho no dia da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Sidrolândia, a 70 km de Campo Grande, Pâmela de Oliveira Lescano, 18 anos, pensa em concluir o curso de administração. Ela começou a graduação em uma instituição de ensino particular na cidade, no início de 2013, por meio do Programa Universidade Para Todos (Prouni), com a pontuação que obteve no Enem em 2012.

O caso de Pâmela virou exemplo para o Ministério da Educação (MEC). A pasta do governo federal monitora, para a edição 2013, 712 gestantes que podem dar à luz entre os dias 20 e 31 de outubro. Deste número, 31 são de Mato Grosso do Sul. Para este ano, 7.173.574 candidatos estão inscritos no exame.

Após dar à luz no Enem, jovem de MS quer concluir curso de administração (Foto: Fabiano Arruda/G1 MS)Pâmela concilia estudo com afazeres da casa. (Foto: Fabiano Arruda/G1 MS)

O nascimento do pequeno Everton está diretamente ligado com o atual projeto, conta a jovem. “Pensar em faculdade eu sempre pensei, só que, depois que ele [Everton] entrou na minha vida, foi um incentivo. Tenho um filho e é uma responsabilidade. Agora, tenho que me formar e dar um futuro para ele”, afirma. O parto do menino ocorreu no banheiro de uma escola pública no município.

Segundo a estudante, cursar administração, até agora, tem sido um desafio. Ela conta que cuida do menino durante o dia e concilia os estudos com os afazeres da casa. À noite, o marido, que tem 17 anos e trabalha durante o dia como servente de pedreiro, vai com ela até a faculdade e fica com o bebê no período de aula. “Ele só leva para mim quando o Everton quer mamar ou está manhoso”, diz ela sobre a amamentação do filho.

“Ele é chorão, às vezes, mas não dá pra ficar longe. É a fase mais feliz da minha vida. Dá trabalho, mas vale a pena. É a sensação mais gostosa do mundo. Ter filho é uma benção”, declara.

Após dar à luz no Enem, jovem de MS quer concluir curso de administração (Foto: Fabiano Arruda/G1 MS)Mãe elogia filha e diz que jovem está fazendo a
faculdade 'na raça'. (Foto: Fabiano Arruda/G1 MS)

Pâmela diz que está à procura de um emprego e quer fazer um curso de auxiliar administrativo. Essas metas ainda não foram realizadas porque a jovem não conseguiu uma creche para deixar o bebê.

A mãe, Leide Oliveira, 46 anos, propôs ficar com o neto durante a semana toda, já que mora em um assentamento que fica a cerca de uma hora de Sidrolândia. A ideia foi rejeitada. “Ela está fazendo [faculdade] na raça. É difícil, mas ela está correndo atrás. Tem que pensar no futuro do filho”, disse Leide.

Conseguir o primeiro trabalho, para Pâmela, representa melhor na condição da família, já que o salário do marido dá para pagar o aluguel e as despesas básicas da casa.

É a fase mais feliz da minha vida"
Pâmela de Oliveira Lescano, estudante.

Sonho
A estudante conta que tenta pensar no curso “por passos” e superar as dificuldades de cada matéria, no entanto, a cabeça, segundo ela, mesmo que despretensiosamente, não abriu mão de um sonho.

“Quero terminar administração para criar condições de um dia fazer medicina veterinária, meu grande sonho. Minha paixão é animal de pasto: carneiro, cavalo, boi, vaca. Ainda sou jovem e posso fazer faculdade até os 40”, conta.

Em meio aos projetos e à faculdade, Pâmela diz não abrir mão de comemorar o primeiro ano de vida do pequeno Everton no dia 4 de novembro. “Quero fazer uma festinha reservada no sítio da minha mãe. Espero que meu filho seja estudioso. Ele nasceu em uma escola e vai comigo para a faculdade, mas se ele não quiser, sendo trabalhador e honesto está de bom tamanho”.

  •  
Após dar à luz no Enem, jovem de MS quer concluir curso de administração (Foto: Fabiano Arruda/G1 MS)Pequeno Everton faz um ano no dia 4 de novembro. (Foto: Fabiano Arruda/G1 MS)

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

UNIGRAN DOURADOS - CONGRESSO
VIII Congresso da Saúde vai reunir mais de 30 profissionais renomados na UNIGRAN
Coordenadores, a Reitora da Instituição e o general de Brigada Abelardo Prisco de Souza Neto UNIGRAN DOURADOS
Coordenadores da UNIGRAN recebem 'Diploma de Amigo da 4ª Brigada' no Dia do Exército
Fotos: Arquivo Escolar AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com investimentos e oferta em tempo integral, educação escolar indígena de MS é destaque
FOTOS: SARA ARAÚJO FÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
FOTO: REDES SOCIAIS CULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS