Menu
SADER_FULL
quarta, 16 de janeiro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ITALÍNEA
enem 2013

Internet foi destaque no Enem; exame teve questões sobre tema e 36 desclassificados por vazar fotos

28 Out 2013 - 17h23Por Uol

Em sua 16ª edição, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) teve na internet seu grande destaque. Ela foi tema de algumas questões da prova do domingo e foi também o ambiente de divulgação do tema da redação, além dos  "recados" da presidente Dilma Rousseff aos inscritos e aos colaboradores do exame.

Foi por causa da internet, mais especificamente pelas redes sociais, que 36 inscritos no Enem foram desclassificados até o final do domingo (27). Apesar de reiterados avisos dos organizadores do Enem, eles publicaram imagens da prova e de cartões de resposta durante o período do exame.  MEC (Ministério da Educação) e Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) afirmam que se outros casos forem descobertos, as mesmas providências serão tomadas.

VEJA A CORREÇÃO COMENTADA DAS PROVAS DO ENEM 2013
Gabarito extraoficial - 2º dia: Confira a correspondência com as outras cores de prova
Gabarito extraoficial - 1º dia: Confira a correspondência com as outras cores de prova

Durante a entrevista coletiva de balanço do Enem 2013, o ministro Aloizio Mercadante (Educação) comentou o caso de um radialista que foi detido em Minas Gerais. Ele teria tentado fotografar algumas questões para provar a fragilidade da segurança. Na opinião de Mercadante, a detenção é prova de que a logística da prova funciona.

Ampliar

Candidatos publicam fotos do Enem em redes sociais; MEC elimina 36 alunos8 fotos

5 / 8
Neste ano, candidatos do Enem voltaram a publicar fotos da prova nas redes sociais. Segundo a assessoria de imprensa do Inep, 36 candidatos foram identificados e eliminados do exame nacional Leia mais Reprodução

Prova antenada

Mais de 5 milhões de inscritos fizeram as provas com 180 perguntas e uma redação no final de semana dos dias 26 e 27 de outubro -- e entre as questões, pelo menos oito traziam a discussão em torno da internet, das novas tecnologias e das mídias digitais. Exemplos disso são as questões: 104 (sobre novas tecnologias), 113 (sobre a escrita e a informática), 115 (sobre hipertexto), 123 (sobre internet e o chamado comércio da distração), 125 (sobre uso social da tecnologia), 130 (sobre as buscas na internet), 131 (sobre cyberbullying), 135 (sobre sistemas de comunicação, que incluem a internet). A numeração das questões corresponde ao caderno amarelo.

E era para o Twitter e para o Facebook, redes sociais, que os estudantes corriam antes das provas para dividir as tensões e após os exames para comentar o resultado. Os temas #Enem, #Lei Seca ficaram entre os assuntos mais comentados no Twitter que dispõe de um ranking dessa natureza. Estudantes e inscritos também usaram o Twitter para confundir sobre a prova e o MEC teve que desmentir mais de uma "brincadeira" feita dias antes do exame -- na quarta, o MEC veio a público para dizer que um gabarito circulando pelas redes era falso. Na sexta, o MEC teve que negar o boato do Enem cancelado.

Outra brincadeira dos internautas com o Enem é a criação da hastag #AprendiNoEnem. Com essa marcação, é possível localizar os comentários sobre a prova -- na maioria das vezes, são piadas feitas por inscritos na prova. "#AprendinoEnem que Bacon é um filósofo e não uma comida gordurosa" é um desses tuítes.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS - UNIPAR EAD
Com 15% em qualquer um dos 25 cursos de Pós-Graduação para alunos egressos da Graduação EAD UNIPAR
COMOVENTE
Menino faz carrinho para gato andar novamente e comove: vídeo
REAJUSTE NACIONAL
MEC anuncia reajuste de 4,17% no piso salarial de professores
FÁTIMA DO SUL - ENSINO DE QUALIDADE
Fátima do Sul tem um diferencial em educação. Escola de Autoria de Tempo Integral: E.E. Vila Brasil
DEDICAÇÃO
O doutor mais jovem do Brasil é negro e filho de pedreiro e costureira
VESTIBULAR - UNIPAR EAD DOURADOS
Com nota máxima do MEC, confira os cursos oferecidos para o vestibular 2019 da Unipar EAD Dourados
CIDADANIA
Desempregado vende picolés e limpa lixo das praias
FAMILIA
"Sexo entre mulher com mulher é aberração", diz Damares em clínica para homossexuais
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Prefeitura de Dourados abre inscrições para profissionais de apoio educacional
INICIO DAS AULAS
Aulas na rede estadual de ensino começam no dia 18 de fevereiro