Menu
CACAU SHOW FÁTIMA DO SUL 0
domingo, 20 de outubro de 2019
CÂMARA BONITO OUTUBRO 2019
Busca
CIA DO BICHO
CORTES NA EDUCAÇÃO

Educação faz greve geral nesta terça-feira, dia 13

Os profissionais da Educação das esferas municipal, estadual e federal vão fazer uma greve geral nesta terça-feira, dia 13, a partir da meia-noite

13 Ago 2019 - 09h38Por Extra

Os profissionais da Educação das esferas municipal, estadual e federal vão fazer uma greve geral nesta terça-feira, dia 13, a partir da meia-noite, com o objetivo de chamar a atenção das autoridades e da população para as reivindicações da categoria, como o reajuste salarial, a recomposição dos investimentos na área por parte do governo e a valorização dos servidores.

Segundo o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio (Sepe-RJ), o objetivo é denunciar os recentes cortes do Ministério da Educação (MEC) e a reforma da Previdência que, para o sindicato, ameaça a aposentadoria dos trabalhadores.

— Sofremos diversos cortes na educação básica, cerca de R$ 350 milhões, e a reforma da Previdência nos ataca de uma forma geral. No estado, os professores estão há cinco anos sem reajuste, inclusive já apresentamos ao líder do governo na Alerj, deputado Marcio Pacheco (PSC), um plano para que o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) possa custear o salário, porque já temos uma perda de 34% nos vencimentos — comentou o coordenador geral do Sepe-RJ, Gustavo Miranda, segundo o qual o Fundeb não está sendo executado em sua totalidade.

Em relação aos profissionais do município do Rio, o coordenador disse que as principais reivindicações são a garantia da dedicação de um terço do tempo dos professores para planejamento de aula, e que a Prefeitura do Rio abra o diálogo para negociar o reajuste salarial.

— O reajuste que foi dado em janeiro foi referente aos dois anos anteriores. Ainda não começamos a negociar um aumento referente à perda salarial em 2019 — disse Miranda.

A Associação de Docentes da Universidade do Estado do Rio (Asduerj) acredita que o momento é de união de todas as categorias da Edcuação, porque as medidas que o governo federal vem tomando, como o corte de 30% nos repasses para as instituições, podem ser seguidos em breve pelos governos estaduais.

"As pautas são um reflexo do que a Educação vem sofrendo, então, como um ato de solidariedade, toda a categoria deve se unir", afirmou a nota da assessoria.

Críticas ao Future-se

Lançado no dia 17 de julho pelo Ministério da Educação (MEC), o Future-se pretende permitir que sejam feitos investimentos de fundos privados e a contratação de Organizações Sociais (OSs), com o objetivo de aumentar a autonomia administrativa das universidades federais.

Para a secretária-geral do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), Eblin Farage, a medida vai subordinar as universidade à iniciativa privada, o que pode causar um empobrecimento da produção intelecutal das instituições.

— O Future-se vai limitar a capacidade de fazer ciência, pesquisas e projetos para produzir conhecimento para a população, porque a universidade vai ter que atender ao que os investidores quiserem. É a universidade a serviço do mercado e não da população — avaliou.

O MEC tornou disponível uma consulta pública para a população opinar sobre o Future-se.

Deixe seu Comentário

Leia Também

OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Concurso da Prefeitura tem mais prazo para inscrições
CONCURSO PÚBLICO
Concurso da UEMS: Inscrições vão até 25 de outubro
#Nem1SemProfessor
Campanha cria hashtags para publicação de histórias sobre mestres no Dia do Professor
VICENTINA E O PROJETO CONVIVER
Vicentina dá um show com Conviver em participação da 13ª Mostra Cultural e Festival MS in Concert
UNIGRAN DOURADOS - AÇÃO SOCIAL
Comunidade da região do Jardim Guaicurus participa da Ação Social UNIGRAN Dourados
FÁTIMA DO SUL NOS JOGOS ESCOLARES
Fátima do Sul foi bem representada pela Escola Vicente Pallotti nos Jogos Escolares da Juventude
ARTIGO
ARTIGO: Calebe o empreendedor da Bíblia, Por Luciano Gazola
OPORTUNIDADE NO MS
Concursos, processos seletivos e estágios estão com 2.857 vagas abertas
MATO GROSSO DO SUL
Secretaria de Educação contesta Fetems por 'mentiras divulgadas'
BONITO - MS - DICA DE PASSEIO
Bora pra Bonito (MS)?, a dica de passeio é o 'Lago da Capela', Confira e veja como reservar