Menu
segunda, 18 de março de 2024
Busca!
DESTAQUE MUNDIAL

Dois brasileiros estão no Top 50: melhores professores do mundo

São os professores Débora Garofalo, de tecnologias, da EMEF Ary Parreiras, em São Paulo, e Jayse Ferreira, professor de Educação Artística na Escola de Referência em Itambé, Pernambuco.

14 Dez 2018 - 08h30Por G1

Dois professores brasileiros estão na lista dos 50 melhores educadores do mundo. Eles vão para a final do Global Teacher Prize, considerado o “prêmio Nobel da Educação”.

São os professores Débora Garofalo, de tecnologias, da EMEF Ary Parreiras, em São Paulo, e Jayse Ferreira, professor de Educação Artística na Escola de Referência em Itambé, Pernambuco.

Agora eles aguardam a próxima etapa da disputa pelo prêmio de US$ 1 milhão, que será entregue em março de 2019, em Dubai, capital dos Emirados Árabes.

Débora e Jayse foram selecionados entre mais de 10 mil candidatos de 179 países de todo o mundo. A lista dos 50 finalistas tem representantes de 39 países.

Para a escolha, o comitê de premiação leva em consideração o emprego de práticas educacionais escalonáveis, inovadoras, que tenham resultados visíveis, causem impacto na comunidade, melhorem a profissão docente e ajudem os alunos a tornarem-se cidadãos.

Na próxima etapa, em fevereiro de 2019, a Academia do Prêmio Global de Professores vai anunciar os 10 finalistas.

Débora

Débora Garofalo ensina matérias de tecnologia em uma área carente de São Paulo, cercada por quatro favelas famosas pela violência.

Apesar de ser formada em Letras, Garofalo criou o projeto “Robótica com sucata promovendo a sustentabilidade”, que já removeu mais de 700 kg de lixo das ruas.

Além da constante falta de condições, a professora teve que enfrentar outro problema: o machismo.

“Mulher não é aceita nesse mundo de tecnologia, mexer com ferramentas, com robótica… Mas houve um esforço muito grande dos alunos em integrar as mulheres. No início, elas apenas olhavam, e hoje os melhores trabalhos que eu tenho são de mulheres”, orgulha-se.

Jayse

Jayse Ferreira é professor de Educação Artística em uma escola pública com poucos recursos, numa cidade pequena na divisa entre Pernambuco e a Paraíba.

Eleito “Melhor Professor do Brasil em 2014”, Ferreira conta que encontrou uma escola com altíssimo índice de faltas e muitos problemas de preconceito racial e religioso na escola, que prejudicavam seriamente o desempenho escolar, além do fato de que os pais nunca atendiam às convocações.

Com projetos que envolviam filmes, ensaios fotográficos, internet e muitas atividades envolvendo a comunidade, Jayse conta que conseguiu resgatar a auto-estima dos alunos.

“Mostramos a beleza de outros países, e quando perceberam que era bonito ser diferente, passaram a frequentar mais a escola, ter orgulho de seus corpos, usar guias de umbanda… Fizemos até mesmo uma exposição onde os alunos eram as obras de arte. Chamar o aluno pra fazer parte promove uma diferença gigantesca: permanência na escola, aumento do número de matrículas, envolvimento dos pais, tudo melhora”, conta.

O prêmio

Atualmente em sua 5ª edição, o Global Teacher Prize já teve 2 brasileiros entre seus 10 finalistas: o capixaba Wemerson da Silva Nogueira, em 2017, quando o prêmio ficou com a canadense Maggie McDonnell, e o paulista Diego Mahfouz, em 2018, que viu a professora de artes britânica Andria Zafirakou levar o prêmio.

Leia Também

Fotos: Ricardo Agra/SED AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Tecnologia auxilia no planejamento dos cardápios da alimentação nas escolas estaduais de MS
UNIGRAN DOURADOS UNIGRAN DOURADOS
Construção de condomínios impacta ramo da Engenharia Civil ainda em 2024
UNIGRAN DOURADOS - FOTO: UNIGRAN FIES SOCIAL
FIES Social abre inscrições e pode financiar até 100% das mensalidades; CONFIRA
Foto: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS institui programa e selo de inclusão étnico-racial em escolas estaduais
Foto: Divulgação UEMS AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com tecnologia e produção sustentável, Governo de MS e UEMS lançam PantanalTECHMS

Mais Lidas

VAI FALTAR ÁGUAFÁTIMA DO SUL - VAI FALTAR ÁGUA
Sanesul informa os BAIRROS que vão ficar sem água até às 20h em Fátima do Sul
Foto: Redes Sociais DEODÁPOLIS - CORPO ENCONTRADO
TRAGÉDIA: Durante pescaria com amigos, homem caiu no rio e morreu afogado em Deodápolis
PLANTÃO POLICIAL - POLÍCIA
Mulher fica em estado gravíssimo após ser atropelada; motorista é preso
FRIO - Foto: Álvaro RezendeFRENTE FRIA SE APROXIMA
Adeus calorão? Frente fria com chuvas pode diminuir temperaturas em MS nesta semana
Família morava em Ponta Porã; Foto: Ligado Na RedaçãoTRAGÉDIA EM FAMÍLIA
Mãe e filho morrem em trágico acidente