Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 16 de dezembro de 2018
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
TAREFAS DOMÉSTICAS

Colégio ensina meninos a cozinhar, limpar e passar roupa

No Colégio Montebelo, todos os jovens do sexo masculino são ensinados que as tarefas domésticas não são exclusividade das mulheres,

4 Dez 2018 - 15h47Por Redação RPA

Na cidade de Vigo, província espanhola de Pontevedra, uma escola está revolucionando a forma de ensinar crianças e adolescentes, tornando-se notícia mundo afora. No Colégio Montebelo, todos os jovens do sexo masculino são ensinados que as tarefas domésticas não são exclusividade das mulheres, e que não há associação natural entre o trabalho em casa ao sexo feminino.

Aqui eles aprendem tarefas domésticas básicas, como cozinhar, engomar e limpar a casa. A disciplina foi denominada “Home Skills” (Habilidades Domésticas) e instituída no início desde ano letivo. Foi muito bem recepcionada pelos alunos, apresentando altas taxas de participação e presença. Além disso, tem transmitido bem sua mensagem principal, de que não há afazeres domésticos apenas para as meninas, muito pelo contrário, todos devem ajudar coletivamente em casa.

“Trata-se de um autêntico desafio para os alunos que, de repente, se deparam com um ferro de passar e as suas diferentes configurações segundo o tipo de roupa, entre fogões com um avental preso à cintura ou colocando roupas de molho para depois as lavarem à mão”, descreveu o Colégio Montebelo na sua página oficial no Facebook.

A iniciativa foi considerada inédita e genial por promover de forma efetiva, desde a primeira idade, a igualdade de gênero e preparar gerações futuras, por meio da educação, para uma vida mais equilibrada em família.

Gabriel Bravo, que é professor da instituição, foi o mentor por trás do projeto. Ele acredita que as aulas renderão bons frutos futuros: “Pareceu-nos muito útil que os nossos alunos aprendessem estas tarefas para que, um dia mais tarde em que formem família, saibam que a casa é de dois e que não é obrigação apenas da mulher limpar, lavar louça e passar roupa”, explicou o mentor.

O colégio que ensina rapazes a cozinhar, limpar e passar a ferro

A ideia de criar uma disciplina específica sobre os afazeres domésticos foi recebida com alguma resistência por parte dos jovens. No entanto, rapidamente foi absorvida pelos alunos, que manifestaram satisfação e, sobretudo, aceitação, pelas novas aulas: “Têm uma atitude positiva nas aulas, acham que são simultaneamente divertidas e instrutivas”, revelou Gabriel Bravo, citado pelo jornal argentino Clarín.

O projeto revolucionário se tornou bem-sucedido internacionalmente: o Colégio Montebelo foi manchete em países do mundo todo, desde o México ao Chile, inspirando possibilidades de implantação do mesmo curso em outros países. Além disso, Gabriel disse que recebeu milhares de elogios e interações de encorajamento para que dê prosseguimento à disciplina.

Após aprenderem a lavar, engomar e cozinhar nas aulas de Habilidades Domésticas, a próxima lição dos alunos, conforme disseram os jovens será… costurar botões.

Deixe seu Comentário

Leia Também

OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Prefeitura abre vagas para professores
FÁTIMA DO SUL - FORMATURA REINO DO SABER
Veja as FOTOS da Formatura da turma do Pré da Escola Reino do Saber em Fátima do Sul
VICENTINA - FOTOS FORMATURA
Confira as FOTOS da Formatura CEI Antonio Roberto Dias em VICENTINA
DESTAQUE MUNDIAL
Dois brasileiros estão no Top 50: melhores professores do mundo
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Concurso público da SED convoca candidatos ao cargo de professor para prova escrita
FATIMA DO SUL - FESTIVAL
Fátima do Sul terá o I Festival de Ginástica Ritmica
FATIMA DO SUL - REINO DO SABER
Formatura da turma do Pré da Escola Reino do Saber foi emocionante em Fátima do Sul
CAMPO GRANDE - AÇÕES ROSE MODESTO
Após atender pedido da comunidade escolar, Rose Modesto acompanha reforma de escola na Capital
VICENTINA - EDUCAÇÃO
Professores da Educ. Municipal recebem palestra motivacional em encerramento de Ciclo em Vicentina
INVESTIMENTOS DO GOVERNO MS
Governo doa ônibus escolares para cidades do interior