Menu
SADER_FULL
quarta, 20 de novembro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
UNIGRAN

8ª Jogran trouxe os avanços tecnológicos da Odontologia para alunos e profissionais

De 4 a 6 de setembro aconteceu a 8ª Jornada Acadêmica de Odontologia – Jogran

9 Set 2019 - 10h27Por Assessoria Unigran

De 4 a 6 de setembro aconteceu a 8ª Jornada Acadêmica de Odontologia – Jogran, realizada pelo curso de Odontologia da UNIGRAN. Neste ano, o evento teve o tema ‘A quarta revolução industrial e sua aplicabilidade na Odontologia’ e durante os três dias recebeu diversos profissionais que trouxeram as últimas atualizações tecnológicas da área.

A palestra de abertura foi feita pelo coordenador da Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, Lair Mambrini Furtado, que abordou o tema ‘A vida do Cirurgião Bucomaxilo Facial’.

Segundo o coordenador, a ideia foi trazer aos participantes como é a rotina do profissional. “Considerando que a maioria do público da Jogran foi de cirurgiões dentistas em formação, achamos pertinente mostrar como é rotina clínica de um bucomaxilo, tanto em um hospital quanto no consultório. Além disso, a palestra abordou sobre a extração do siso, especificamente do terceiro molar, com um conteúdo voltado mais para o recém-formado, com algumas dicas e técnicas cirúrgicas”, apontou.

“A rotina do bucomaxilo em um hospital pode ser dividida em duas partes, com dois tipos de atendimento, os de urgência, ou seja, os plantões, e os atendimentos ambulatoriais e eletivos. Nos plantões, ficamos 24h de prontidão para atender fraturas em face, geralmente causadas por tiro, trauma de moto, briga interpessoal, fratura ou ainda processos infecciosos grandes, quando fazemos o atendimento inicial. Já no atendimento ambulatorial, fazemos a cirurgia ortognática, as próprias fraturas que foram atendidas na urgência e que não puderam ser feitas por conta do tempo cirúrgico e grandes patologias. Esses atendimentos normalmente são feitos com anestesia geral e por isso, não é possível realizá-los em um consultório”, explicou Furtado.

Além de Minas Gerais, a 8ª Jogran tabém recebeu convidados dos estados de São Paulo e Paraíba.

Representando os alunos na coordenação do evento, Thainara Stefanelli, do 8º semestre, comemorou os resultados. “Quando fui indicada para representar os acadêmicos fiquei um pouco insegura, pois sabia que seria uma grande responsabilidade, considerando a dimensão e a importância do evento para a Odontologia. Começamos a organizar a Jogran desde o início do ano e hoje ver o resultado do comprometimento de todos os acadêmicos é muito gratificante. A experiência contribuiu muito, tanto para a minha vida profissional quanto pessoal, pois o meu maior aprendizado foi trabalhar em equipe”, destacou.

O evento foi realizado pelos acadêmicos do 8º semestre e coordenado pela professora Monique Fioravanti Sansão Bazan.

Já a coordenadora do curso de Odontologia, Camila Zeuli, falou da importância do tema abordado. “Este ano, a temática foi voltada para os avanços tecnológicos do Século XXI que atingiu todas as áreas, inclusive a Odontologia, que tem acompanhado isso. Hoje temos a disposição tomografia computadorizada de feixe cônico, inteligência artificial, realidade virtual e muitas outras que contribuem para a melhoria do resultado de cada atendimento. No entanto, a jornada também reforçou que diante de tantos avanços, é preciso cultivar os valores que abrem as possibilidades para a vida, como a gratidão, o respeito, a ética, companheirismo e o relacionamento com o paciente, porque o calor humano, o amor ao próximo e a preocupação com o paciente são insubstituíveis”, disse.

Também elogiou a atuação dos alunos, que foi imprescindível na realização do evento. “A organização de toda a 8ª Jogran foi feita pelos acadêmicos do oitavo semestre, sob a coordenação da professora Monique. Todos estiveram muito envolvidos e a equipe estava sempre bem coesa, dedicada e responsável. Tudo isso resultou em uma das melhores edições da Jogran que já tivemos”, concluiu.

Além das palestras, a programação contou com exposição de painéis, minicursos, workshops, apresentação de trabalhos científicos e ainda hands on, com a realização de cirurgia transmitida ao vivo para os participantes. Outro diferencial da Jornada foram os estandes dos patrocinadores e parceiros que foram instalados no saguão do Salão de Eventos, expondo produtos e serviços da área.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FÁTIMA DO SUL - FOTOS
Confira as FOTOS da Mostra de Interação Cultural do Reino do Saber em Fátima do Sul
GAROTO PRODÍGIO
Garoto de 8 anos recebe diploma de engenharia
DEODÁPOLIS - MPMS - EDUCAÇÃO
MPMS instaura Procedimentos Administrativos para acompanhar obras nas Escolas de Deodápolis
UNIGRAN DOURADOS
Programação especial comemorou os 20 anos do curso de Psicologia da UNIGRAN
DOURADOS - SAINDO DE BAILÃO
Professora de 84 anos é presa em flagrante dirigindo bêbada após bailão em Dourados
SONHO REALIZADO
Índio terena volta à aldeia com diploma de doutor e dedica conquista à mãe
FATIMA DO SUL - REINO DO SABER
Alunos do Reino do Saber de Fátima do Sul emocionam na Mostra de Interação Cultural
FORÇA DE VONTADE
Mulher proibida de estudar pelo ex-marido faz Enem e retoma sonho
CONCURSO PUBLICO
UEMS abre vagas para professores em Cassilândia e Dourados
LEAGUE OF LEGENDS
1° Torneio League of Legends da Inova UNIGRAN acontece no fim de semana