Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
Justiça

Promotorias e procuradorias passam a contar com processo digital em outubro

28 Set 2015 - 16h00Por Conjuntura Online

A integração da Justiça está se consolidando em Mato Grosso do Sul. Em outubro, todas as procuradorias e quase 50% das promotorias do Ministério Público do Estado passam a contar com os benefícios da implantação do processo digital. Integrados, os sistemas em uso no Judiciário e no MPMS “conversam entre si” e compartilham dados, o que resulta em celeridade, facilidade e segurança para consultar informações, além do atendimento mais rápido aos direitos dos cidadãos.

Nas promotorias de Campo Grande, os servidores estão em fase final de treinamento. Até meados de outubro, as 32 procuradorias e 88, das 183 promotorias do Estado, adotarão o SAJ-MP (Sistema de Automação da Justiça específico para MPs) para a gestão dos processos judiciais e extrajudiciais.

A revolução digital se iniciou em abril, com as primeiras implantações do Projeto Guaicuru. A iniciativa vai consolidar o processo digital em todas as unidades do MPMS. Um importante passo foi a recente adoção do SAJ-MP na segunda instância. A medida ampliou a integração do MP com o TJ, que antes ocorria apenas nos processos de primeiro grau. “Foi uma implantação pioneira e o saldo é muito positivo”, destaca a promotora de Justiça e presidente do CETI (Comitê Estratégico de Tecnologia e Informação), Cristiane Mourão Leal Santos.

Integração total com o TJ

A integração possibilita o intercâmbio das informações dos processos entre diferentes órgãos da administração pública. Na prática, a tramitação dos processos se torna mais rápida, já que juízes, membros e servidores do MP contam com o mesmo tipo de acesso nas unidades nas quais os sistemas virtuais são instalados.

Pesquisas da Softplan, empresa que desenvolve o SAJ, em parceria com nove tribunais que adotam a solução indicam que o sistema agiliza em 70% a tramitação dos processos já que tira de cena o papel e todos os procedimentos burocráticos que ele carrega, como a assinatura, o envelopamento e o transporte das peças de um lado a outro nas instituições.

O TJ-MS adota a solução SAJ há mais de 15 anos. Aliás, esta foi uma das razões que levou o MPMS a optar pela ferramenta, de acordo com Cristiane. É o sistema que melhor atende às necessidades do MPMS”, conta a promotora.

Projeto Guaicuru

Para consolidar o processo digital em Mato Grosso do Sul, em agosto do ano passado o MPMS firmou contrato com a Softplan. Foi concebido, então, o projeto Guaicuru, cujo nome é uma referência à bravura dos índios Guaicurus, que tinham a capacidade de assimilar o conhecimento de outros povos para evoluir.

Os primeiros passos para a implantação do SAJ-MP foram as fases de preparação e planejamento, contemplando principalmente a criação de um Comitê Gestor conciso, que trabalha colaborativamente no projeto.

Atualmente, o projeto está na fase de execução, que composta por cinco ciclos. O início desta etapa foi em abril, quando se iniciaram as implantações do processo digital específico do MP nas unidades. Até o final de 2016, todo o MPMS deve estar operando com o SAJ-MP para a gestão de processos judiciais e extrajudiciais.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Ofertas da Semana com os melhores preços você encontra no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
Com gás a R$ 79,99, veja as OFERTAS desta quarta e quinta VERDE do Jorge Mercado em Fátima do Sul
DETRAN/MS - Foto: Rachid Waqued IPVA 2024
Proprietários de veículos com IPVA em atraso podem regularizar situação em MS; veja como fazer
Fotos - Mairinco de Pauda AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Biomassa é o caminho para Mato Grosso do Sul evoluir rumo à transição energética
Fotos: Saul Schramm AÇÕES DO GOVERNO DE MS
MS Ativo Municipalismo: novo conceito de parcerias garante melhores entregas à população

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS