Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Economia

Novo dono "aposenta" aos poucos nome da Enersul, que tem idade de MS

23 Ago 2014 - 07h33Por Campo Grande News

Após assumir o controle das oito distribuidoras de energia do Grupo Rede, entre elas a Enersul, em abril deste ano, a Energisa começa a se afastar do nome da empresa de Mato Grosso do Sul, que já tem 35 anos, a mesma idade de Mato Grosso do Sul, considerando o ano de instalação do Estado, 1979, dois anos após a criação, em 1977. Com aparente objetivo de ressaltar a sua marca e se desvincular da concessionária regional, a primeira ação da empresa após liberação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), foi de retirar o nome do antigo controlador da logomarca.

A mudança é perceptível no site da empresa e também nas faturas paga pagamento das contas. Antes com a cor vermelha em destaque, agora elas que até aguardam o nome da Enersul, mas sem marca nem cores. É o nome da Energisa que aparece em destaque, com a logomarca em azul e verde da empresa. 

De acordo com o grupo informou, por meio de nota, a autorização para assumir o controle das distribuidoras “implicou na imediada e necessária retirada do nome do antigo controlador da logomarca da empresa”. Porém, a empresa afirma que dentro das mudanças que estão sendo realizadas, há um estudo para mudar a logomarca, “de tal forma que ela reflita, por um lado, a tradição centenária do Grupo Energisa e, por outro, o respeito às tradições e culturas de Mato Grosso do Sul”.

A Aneel afirma que não há nenhuma determinação sobre a mudança de nome da empresa. “A razão social é a que consta no contrato de concessão, mas o nome fantasia a distribuidora pode usar da forma que melhor lhe aprouver”, disse, em nota.

Para o presidente Sinergia/MS (Sindicato dos Eletricitários de MS), Elvio Marcos Vargas, a Enersul deixou de ter a sua marca após passar a ser controlada pela Energisa. "Foi feita uma assembleia de acionistas onde decidiram mudar o nome, que nasceu junto com o Estado e agora morreu", lamenta ele, ao explicar que o CNPJ permanece o mesmo. "O que mataram é o nome".

 
O ex-presidente da Enersul, Valter Pereira: nome tem representação para a história de MS. (Foto: Divulgação)O ex-presidente da Enersul, Valter Pereira: nome tem representação para a história de MS. (Foto: Divulgação)

Histórico - A Enersul foi fundada em 1979 para ser responsável pelo abastecimento de energia do recém-criado Estado de Mato Grosso do Sul. Na década de 80, alguns municípios com sistemas próprios de eletrificação foram incorporados ao Estado e entraram em operação sete novas subestações. Nos nos anos 90 a empresa foi privatizada e vendida para a Escelsa.

De lá pra cá, a companhia foi vendida três vezes e, apesar de ter passado por outras mudanças de programação visual, o nome Enersul sempre esteve presente. Em 2003, passou a integrar o Grupo EDP – Eletricidade de Portugal, cinco anos depois, em 2008, a distribuidora passou a ser controlada pelo Grupo Rede. Devido a problemas administrativos, em 2012 a Aneel decidiu intervir na Enersul, designando uma pessoa de sua confiança para controlar a empresa. A intervenção durou um ano e oito meses até a mudança de controle para a Energisa.

Para ex-senador Valter Pereira, que presidiu a Enersul até ela ser repassada a iniciativa privada, a ex-estatal é um símbolo para o Estado. “A empresa foi promotora do desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e a mudança da sigla é uma negação da história da Enersul e do próprio Estado”, afirma. Pereira considera importante que o nome da concessionária seja preservado, apesar de reconhecer que por, estratégia de marketing, o novo dono possa o que for preciso.

Valter avalia que a Enersul sempre contribuiu para o desenvolvimento do Estado, não só suprindo energia elétrica, mas atendendo as demandas sociais que sempre foram compartilhadas com ela. “Tanto é que quando houve a privatização, umas das exigências que o governo impôs foi a obrigatoriedade de um percentual de investimentos na área social, para que continuasse sendo feito”, lembra.

A privatização da empresa se de um contexto de dificuldades financeiras da Enersul, após passar por intervenção da Aneel, que decidiu pela venda da empresa. 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

##FÁTIMA DO SUL - OLIMCIFAS
ACIFAS promove VIII OLIMCIFAS e toda renda revertida para entidades e premiação para todos inscritos
Fotos: Mairinco de Pauda AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Novo sistema de cadastramento para o Programa Precoce MS já está em vigor; veja como fazer
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Ofertas da semana com muitas promoções você encontra no Mercado Julifran em Fátima do Sul; CONFIRA
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
Com copo de SUCO a R$ 1 real; confira as OFERTAS desta quarta e quinta VERDE no Jorge Mercado
Fotos: Monique Alves AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Vida dedicada aos filhos colocou Jeniffer e outras mães de MS em programa do Governo que apoia quem

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis