Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
MS FORTE

MS 42 anos: êxodo de camponeses e revolução tecnológica marcam história do agronegócio

O agronegócio começou a se estabelecer definitivamente em Mato Grosso do Sul nos anos 1970

13 Out 2019 - 07h02Por Portal do MS

Campo Grande (MS) – O agronegócio começou a se estabelecer definitivamente em Mato Grosso do Sul nos anos 1970, provocando transformações significativas em algumas regiões do Estado. A soja já estava implantada no Sul do País, mas com o preço da terra se elevando, houve um êxodo de pequenos agricultores para Mato Grosso do Sul (onde as terras eram bem mais baratas). São eles que dão início ao plantio da oleaginosas. A partir desta época a força dos dois setores (pecuária e agricultura) se une no termo agronegócio.

Pecuarista e empresário, Leonardo de Barros lembra que a pecuária antes era feita em áreas onde antes existiam pastagem nativas. A primeira estrutura começou há três séculos com os Campos de Vacaria, Maracaju Ponta Porá (áreas nativas) e Pantanal. A grande virada (meados dos anos 70) acontece com a introdução da braquiária, oriunda da África, que mudou todo o cenário. Antes dela, existia dois tipos de capim nativos, colonião e Jaraguá, as áreas de pecuária eram restritas, porque havia necessidade de desmatar. As terras, segundo ele, tinham que ser férteis e a agropecuária era restrita. Mas a braquiária se adaptou e se expandiu por todo o Brasil central como uma praga. “Uma boa praga”, corrige.

Entre os anos 1980 e 1990 temos uma década de acomodação de implantação desta nova agricultura. É quando começa um boom de tecnologia no agronegócio. Em apenas 15 anos Mato Grosso do Sul passa do quarto lugar para o primeiro no ranking de produtor mundial. “Na área da pecuária a gente abatia um animal com cinco anos e depois passou a abater com dois anos”, conta Barros, explicando que o motivo foi a intensificação da genética, pastagem de melhor qualidade e a sanidade. Tudo isto criou um ambiente para o animal desenvolver mais rápido. Ao mesmo tempo o produtor, que antes precisava de dois hectares para um animal, passa a ter dois animais em apenas um hectare.

Boom de tecnologia no agronegócio aconteceu entre 1980 e 1990

A agricultura avançou ainda mais, de acordo com Barros. “Somos o único País do mundo que consegue fazer duas safras – duas e meia – no mesmo ano agrícola”, e isto, segundo ele, graças ao plantio direto, agricultura de alta precisão. Com a introdução da tecnologia, o brasileiro finalmente descobriu que nos Trópicos não tinha impedimento climático. “Hoje não precisamos mais mexer na terra e usamos muito menos defensivos agrícolas que antes”, atesta.  Mato Grosso do Sul só perde em produtividade para os EUA (agricultura) na questão do milho, mas ano a ano está diminuindo a diferença. “Estamos chegando lá”, entusiasma-se.

A estrutura que transformou o agronegócio, de acordo com análise de Barros, também transformou a sociedade. “Essas pessoas que fizeram a revolução tecnológica não tinham muito estudo, eram simples, mas eram pessoas abertas a ciência e inovação e queriam melhorar de vida”, narra. A transformação, que segundo Barros, aconteceu de forma silenciosa e rápida, é uma verdadeira revolução. “A história dessas pessoas precisa ser contada de forma verdadeira. São pessoas que vieram de outros estados, mas agora são sul-mato-grossenses”, avalia.

Theresa Hilcar, Subsecretaria de Comunicação (Subcom)
Foto: Arquivo

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Ofertas da Semana com os melhores preços você encontra no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
Com gás a R$ 79,99, veja as OFERTAS desta quarta e quinta VERDE do Jorge Mercado em Fátima do Sul
DETRAN/MS - Foto: Rachid Waqued IPVA 2024
Proprietários de veículos com IPVA em atraso podem regularizar situação em MS; veja como fazer
Fotos - Mairinco de Pauda AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Biomassa é o caminho para Mato Grosso do Sul evoluir rumo à transição energética
Fotos: Saul Schramm AÇÕES DO GOVERNO DE MS
MS Ativo Municipalismo: novo conceito de parcerias garante melhores entregas à população

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados