Menu
SADER_FULL
sábado, 26 de maio de 2018
PASSARELA
Busca
ITALÍNEA
Horticultura Agroecológica

Horticultura orgânica é tema de reuniões em Ivinhema e em Dourados

Esses encontros marcam o início das atividades do projeto Horticultura Agroecológica

19 Abr 2017 - 07h55Por DOURADOS AGORA

Ao longo de abril serão realizadas duas reuniões, uma em Ivinhema e outra em Dourados. Esses encontros marcam o início das atividades do projeto "Horticultura Agroecológica - da terra à mesa do consumidor no Estado de Mato Grosso do Sul (ProHorta)".

O ProHorta coordenado pela Embrapa Agropecuária Oeste, dentro de uma integração interinstitucional, pretende gerar soluções tecnológicas para a consolidação da produção agroecológica de hortaliças nas condições de Mato Grosso do Sul.

A primeira reunião de integração interinstitucional acontece nesta quinta-feira, 20 de abril, às 9hs, em Ivinhema, na Secretaria Municipal de Agricultura de Ivinhema.

A segunda reunião, será realizada em Dourados, na quinta-feira, 27 de abril, às 9hs, na Secretaria Municipal de Dourados. "

Esses encontros iniciais servirão para apresentar o projeto, fortalecer as parcerias (promover a aproximação entre os representantes das diferentes instituições) e identificar os produtores colaboradores para a instalação das Unidades de Referência (UR) do projeto", explica o coordenador do projeto e pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Ivo de Sá Motta.

A estratégia de ação deste projeto prevê a pesquisa participativa, em que os agricultores tem uma participação ativa no processo de pesquisa e transferência de tecnologias. Para tanto, em cada comunidade trabalhada, será identificado e convidado um produtor experimentador (colaborador).

Ele explica que os produtores colaboradores que sediarão as Unidades de Referência (inicialmente uma em Dourados e outra em Ivinhema) serão os produtores multiplicadores das tecnologias.

"Esses produtores, além do cuidado dedicado com as suas hortas no dia-a-dia da propriedade, precisam ser receptivos as novas tecnologias e receber outros produtores em suas propriedades para demonstrar e explicar o que as novas tecnologias trouxeram de impactos e benefícios para suas produções", explica Ivo.

Outro ponto importante, destacado por Ivo, que a participação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e das Associações/Cooperativas de agricultores, é que desempenham um papel fundamental no avanço do projeto, por meio da participação dos Comitês Pró-Hortifruti.

O projeto ProHorta foi aprovado junto ao Portifólio Sistemas de Base Ecológica, junto ao Macroprograma 6 da Embrapa que contempla o público da agricultura familiar.

"Os Comitês Pró-Hortifruti terão sua área de atuação nos municípios e serão constituídos por representantes das instituições: Agraer, Sepaf, Secretaria Municipal de Agricultura, Instituições de Ensino (UFGD, UEMS, IFMS e/ou Escolas Agrícolas) e Associações de Agricultores (APOMS e Associações/Cooperativas Locais de Agricultura Familiar), Embrapa Agropecuária Oeste e Embrapa Hortaliças, Sebrae e Senar.

Para Ivo, o projeto deverá no curto prazo contribuir com o fortalecimento do comércio direto local. "Espera-se contribuir com o desenvolvimento e a organização dos agricultores familiares e da produção em canais curtos (Feiras de Produtores, PAA, PNAE e cestas) assim como a consolidação do processo de certificação.

Na medida que os produtores identificarem oportunidades e cultivos que se destacam na região, poderão ser viabilizadas opções para "exportação" para outras regiões", conclui Ivo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

AÇÕES DO GOVENO DO MS
Governador Reinaldo Azambuja convoca reunião e admite avaliar redução do ICMS do diesel
PARALISAÇÃO
Petroleiros do Pais inteiro anunciam greve "Vamos parar todas as Refinarias"
AÇÕES DO GOVENO DO MS
Governo do Estada leva mais de R$ 11 milhões de obras para três municípios de MS
FATIMA DO SUL - OPINIÃO DO LEITOR
Falta diálogo, falta honestidade e falta respeito com o Povo Brasileiro!!!
VICENTINA - SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
Prefeito decreta situação de emergência e suspensão de serviços em Vicentina
FÁTIMA DO SUL - FOTOS
Confira as FOTOS da carreata dos caminhoneiros em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - FOTO DO DIA
FOTO DO DIA: Carreata dos caminhoneiros vista de cima em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - GREVE JÁ PREOCUPA
Situação já preocupa o setor alimentício 'Acendemos a luz vermelha', diz empresário em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - BUZINAÇO NA AVENIDA
Ao som do Hino Nacional, população e caminhoneiros fazem 'buzinaço' em Fátima do Sul
JATEÍ - PAGAMENTO NA CONTA
Prefeitura paga salários do mês de maio e servidores já podem sacar em Jateí