Menu
SADER_FULL
terça, 10 de dezembro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
PRODUTO ARTESANAL

Governo do Estado lança Selo Arte em Mato Grosso do Sul

Produtor sul-mato-grossense que fabrica alimentos de origem animal de forma artesanal vai poder comercializá-lo em todo o território nacional

18 Nov 2019 - 07h45Por Portal do MS

Campo Grande (MS) – Produtos alimentícios de origem animal, fabricados de forma artesanal por agricultores familiares e outros tipos de micro e pequenos negócios de Mato Grosso do Sul podem, a partir de agora, ser comercializados em todo o território nacional.

Na segunda-feira (18), às 14h, o governador Reinaldo Azambuja lança o Selo Arte em Mato Grosso do Sul, certificação instituída pelo governo federal, que possibilita a livre comercialização desse tipo de produto produzidos de forma artesanal, sejam comercializados em todo o país, desde que sejam cumpridas as exigências sanitárias, de fabricação e de boas práticas agropecuárias.

A assinatura da implantação do Selo Arte em Mato Grosso do Sul será realizada no auditório da Governadoria e contará com a participação de agricultores familiares e entidades ligadas ao setor no Estado.

“O selo Arte (em referência ao produto artesanal) é a realização de um antigo sonho de produtores artesanais de todo o Brasil. Ele vai permitir que os produtos de origem animal sejam comercializados livremente em qualquer parte do território nacional, eliminando entraves burocráticos”, afirma o governador Reinaldo Azambuja.

De acordo com o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), o consumidor será o grande beneficiado com a regulamentação do Selo Arte em Mato Grosso do Sul. “Para os consumidores, será uma garantia de qualidade, com a segurança de que a produção é artesanal e respeita as boas práticas agropecuárias e sanitárias. Como já disse anteriormente a ministra Tereza Cristina, essa regulamentação garante a preservação de um saber único, original, que carrega a diversidade cultural do nosso povo”.

A Lei do Selo Arte, de autoria do deputado federal Evair De Melo, do Espirito Santo foi lançada pelo Governo Federal, em outubro, junto com a normativa do logotipo do selo e duas instruções – uma trazendo o regulamento técnico de boas práticas para produtos artesanais lácteos e a outra com informações a respeito dos procedimentos para a certificação. A primeira etapa de sua aplicação será para produtos lácteos, especialmente queijos. As próximas etapas vão abranger outros produtos, como por exemplo os embutidos, o doce de leite.

Além da implantação do Selo Arte, o Governador assinará neste dia a portaria que regulamenta o acesso do produtor ao selo e a regulamentação do queijo artesanal do Estado.

Trabalho inédito no Brasil

Em Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado, desde 2017, realiza ainda um trabalho inédito em todo País. Sob o comando da Semagro – em parceria com a Sebrae e Senai – buscam a padronização da produção de queijo artesanal (caipira) no Estado.

Esse trabalho visa elaborar o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade do Queijo Artesanal (RTIQ), que é uma certificação exigida para que o produtor obtenha o Selo Arte. “A ideia é ter um padrão para o queijo artesanal de Mato Grosso do Sul e ao mesmo tempo oferecer aos produtores do estado um RTIQ sem custos, para facilitar seu acesso ao Selo Arte”. Explicou Verruck, lembrando que nos outros Estados foi dada a obrigação do RTIQ dos produtos para cada produtor.

Kelly Ventorim, assessora de comunicação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO)

Deixe seu Comentário

Leia Também

OPORTUNIDADES
Marinha abre concurso com 900 vagas para Aprendizes Marinheiros
JATEÍ E MAIS 4 MUNICÍPIOS DE MS
Prefeito de Jateí e de mais 4 municípios de MS que podem ser extintos pedem fim de PEC
NATAL O BOTICÁRIO
Campanha de Natal do Boticário incentiva as pessoas a doarem amor
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as ofertas da SEGUNDA DA LIMPEZA do Mercado Julifran em Fátima do Sul
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Mato Grosso do Sul tem 622 vagas de emprego nesta segunda-feira
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Programa Governo Presente recebeu mais de 1 mil pedidos das prefeituras de MS
ALERTA NO MS
Servidor público que praticar crime terá aposentadoria cassada
AÇÕES DO GOVERNO DO MS
Com apoio do Estado, APAE realiza 10,8 milhões de exames em 710 mil gestantes
CONCURSO PUBLICO
Inscrições para concurso com salários de até R$ 9.172 terminam dia 09 em Caarapó
OPORTUNIDADE
UFMS abre inscrições para concurso com salários de até R$ 10 mil