Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
AMAMBAI

Empresa faz parceria com Agepen e oportuniza emprego a detentos

No Estado, 185 empresas possuem convênio com a Agepen

2 Jun 2019 - 07h27Por Correio do Estado

Detentos do Estabelecimento Penal Masculino de Regime Semiaberto de Amambai tiveram a possibilidade de retornar ao trabalho remunerado. A iniciativa ocorreu por meio de uma parceria firmada entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e empresa de fabricação de embalagens da região, que possui quase 50% do seu quadro de funcionários formado por detentos.

O acordo foi iniciado há cerca de dois meses. No Estado, 185 empresas privadas e instituições públicas possuem convênio com a Agepen na ocupação do trabalho prisional. Hoje, mais de 5,4 mil internos trabalham, representando 33% da população carcerária, índice que supera a média nacional e coloca o MS entre os estados referência no assunto.

A empresa é especializada na fabricação de produtos à base de plástico como garrafas e galões, mas o foco da produção são as embalagens para produtos de limpeza. Dos sete funcionários, três são custodiados do regime semiaberto.
“Neste período que estão trabalhando comigo eu vejo muito empenho por parte deles, estou muito satisfeito”, garante o proprietário da Embrasil, Rafael Urzeda Ribeiro.

Para o diretor do presídio Semiaberto de Amambai, Vandelei Hermann, a inserção no trabalho possibilita uma melhoria na autoestima do custodiado. “Possibilita ao interno o retorno ao convívio social e ao mercado de trabalho, onde ele passa a ganhar um salário para suprir suas necessidades, além disso, ele é motivado e passa a acreditar que sairá do círculo da criminalidade”, argumenta.

Conforme o dirigente, a seleção dos detentos para este projeto é feita por uma equipe tendo como bases instrumentais uma série de entrevistas, bem como o histórico disciplinar do detento.

O reeducando E.V.  é um dos trabalhadores e afirma que é uma grande oportunidade. “Conseguimos um trabalho sem preconceito por sermos presos, e isso é muito bom, pois muitos não aceitam quem já foi detento ou ainda está cumprindo pena”, diz o interno que, além da remuneração de um salário mínimo mensal, a cada três dias trabalhados na empresa, tem a remição de um dia em sua pena.

Benefícios 

Responsável por coordenar os convênios de ocupação de mão de obra prisional, a Divisão do Trabalho da Agepen aponta que os benefícios aos empresários são muitos pois, além do fator social, que reflete na diminuição dos índices de reincidência criminal, existe uma considerável economia com os custos, já que é livre de encargos sociais e trabalhistas nessas contratações.

Na prática, nesse tipo de contratação não incidem encargos como FGTS, aviso prévio indenizado ou não, indenização adicional (artigo 9º da Lei 7.238/84), férias mais 1/3 (Constituição Federal), 13º salário, licença paternidade ou maternidade, além da contribuição previdenciária, que, nesse caso, pode ser facultativa tanto ao empregador quanto ao próprio interno.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Ofertas da Semana com os melhores preços você encontra no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
Com gás a R$ 79,99, veja as OFERTAS desta quarta e quinta VERDE do Jorge Mercado em Fátima do Sul
DETRAN/MS - Foto: Rachid Waqued IPVA 2024
Proprietários de veículos com IPVA em atraso podem regularizar situação em MS; veja como fazer
Fotos - Mairinco de Pauda AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Biomassa é o caminho para Mato Grosso do Sul evoluir rumo à transição energética
Fotos: Saul Schramm AÇÕES DO GOVERNO DE MS
MS Ativo Municipalismo: novo conceito de parcerias garante melhores entregas à população

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados