Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
cartel

Donos de frigoríficos querem investigação do Gaeco em monopólio da carne

4 Jul 2015 - 11h31

A fim de denunciar fechamento de pequenos frigoríficos, demissão de trabalhadores e a existência de um monopólio da carne, por parte da empresa JBS, uma reunião entre Associação de Matadouros, Frigoríficos e Distribuidores de Carnes de Mato Grosso do Sul (Assocarnes-MS), deputado estadual Paulo Corrêa (PR), presidente da comissão de Turismo, Indústria e Comércio, deputado estadual Márcio Fernandes (PT do B), presidente da Comissão de Agricultura e Pecuária, Chico Maia, presidente da Acrissul, aconteceu hoje no plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado.  

“Há uma crise. É preciso criar debate para que haja melhorias. Ver o que deve ser feito para melhorar o setor. Precisamos rever a política tributária do Estado. E o que mais nos preocupa é a existência de uma empresa que está concentrando todas as negociações e que está atraindo todo direcionamento econômico. Isso é danoso para o nosso Estado. Queremos uma audiência pública sobre esse assunto. A indústria está ficando fraca. Temos que valorizar o pequeno e médio empresário. Estão havendo demissões e isso não pode acontecer. Sobre esse monopólio, temos documentos e informações, e vamos acionara o Ministério Público e queremos que Gaeco investigue”, disse João Alberto Dias, presidente da Assocarnes-MS.

“É um debate necessário nesse momento histórico. Não é questão de combater, policiar o grupo JBS. É preciso dar oportunidades para os pequenos e médios frigoríficos. Na medida em que fecham os frigoríficos, nós temos o problema de desemprego, pois já são mais de 6 mil no estado. E o estado não tem muitas opções de emprego”, comentou o advogado José Goulart Quirino da Assocarnes, que disse que após a reunião vai ser estabelecida agendas de providências que vão ser tomadas.  

O presidente da Acrissul comentou que o momento da economia é delicado e que monopólio não pode existir. “Todo monopólio faz mal, não ajuda e nem contribui para crescimento da sociedade”, disse Chico Maia.

“Estamos recebendo denúncia hoje e forte de possível cartelização do setor por parte de uma indústria só. É uma denúncia muito séria. Temos que formalizar denúncia e tomar as providências cabíveis. Não vamos deixar do jeito que está. Se isso estiver acontecendo, não interessa para o produtor rural de Mato Grosso do Sul ter um frigorífico só mandando no preço da carne no Estado. É ruim para o estado. Temos que gerar emprego e renda e não o contrário. Vamos posteriormente levar para conhecimento da bancada federal, mostrar para Ministério Público Estadual e Federal, e do trabalho. Tomar as providências cabíveis”, ressaltou o deputado estadual Paulo Corrêa, presidente da comissão de Turismo, Indústria e Comércio.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: Saul Schramm AÇÕES DO GOVERNO DE MS
MS Ativo Municipalismo: novo conceito de parcerias garante melhores entregas à população
Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Novo Centro de Referência de Esporte e Cultura vai atender estudantes e atletas paralímpicos
FUNTRAB - Foto: Bruno Rezende BORA TRABALHAR
MS tem 3,9 mil vagas de emprego abertas em diferentes cidades; CONFIRA AS VAGAS
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO
Confira as OFERTAS desta segunda e terça do Jorge Mercado Atacarejo em Fátima do Sul
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil SORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul