Menu
terça, 19 de março de 2024
Busca!
economia

Dólar fecha praticamente estável ante real após ata do Copom

24 Jul 2014 - 17h18Por Uol

O dólar fechou praticamente estável ante o real nesta quinta-feira, com os investidores mais tranquilos diante da perspectiva de que a Selic não deve cair, aumentando as chances de fluxos positivos de moeda estrangeira ao país.

A moeda dos Estados Unidos teve variação positiva de 0,04 por cento, a 2,2213 reais na venda, após subir 0,39 por cento na véspera. Segundo dados da BM&F, o giro financeiro ficou em torno de 1,2 bilhão de dólares.

"Aquelas especulações de corte de juros deixaram o mercado desconfiado, com medo de menos fluxos de entrada. Agora, esse nervosismo ficou de lado", afirmou o gerente de câmbio da corretora Advanced, Celso Siqueira.

Nesta manhã, o Banco Central jogou água fria nas já poucas apostas de que a Selic poderia cair devido à economia fraca. Por meio da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), informou que, mantidas as condições monetárias, "isto é, levando em conta estratégia que não contempla redução do instrumento de política monetária", a inflação tende a convergir à meta do governo.

De modo geral, os especialistas entenderam que a taxa básica de juros vai continuar no atual patamar de 11 por cento até o final deste ano, pelo menos. E muitos acreditam que ela voltará a subir em 2015, diante do quadro de pressão inflacionária.

Um corte da Selic poderia reduzir o fluxo de capitais ao país, tornando os ativos brasileiros menos atraentes.

Em julho, até o último dia 18, o fluxo cambial --entrada e saída de moeda estrangeira no país-- estava negativo em 4,039 bilhões de dólares, acumulando no ano saldo positivo de apenas 108 milhões de dólares.

O dólar continuou assentado perto do ponto médio da banda informal de 2,20 a 2,25 reais nesta sessão. Boa parte do mercado acredita que esse intervalo agradaria ao BC, por não ser inflacionário e não prejudicar as exportações.

Pela manhã, o BC continuou com suas intervenções diárias e vendeu a oferta total de até 4 mil swaps cambiais, que equivalem a venda futura de dólares, com volume correspondente a 198,7 milhões de dólares. Todos os contratos vendidos vencem em 2 de fevereiro de 2015. Também foram ofertados swaps para 1º de junho, mas nenhum foi colocado.

O BC também vendeu a oferta total de até 7 mil swaps para rolagem dos contratos que vencem em agosto. Ao todo, o BC já rolou cerca de 55 por cento do lote total, que corresponde a 9,457 bilhões de dólares.

"Ao que tudo indica, da parte do BC, não devemos esperar nada que tire o dólar desses níveis de agora", afirmou o operador de uma corretora internacional.

No exterior, o dólar também registrou pequenas variações ante outras moedas importantes após uma semana de turbulências geopolíticas em torno da Ucrânia.

Leia Também

Foto: Saul Schramm AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo contrata projeto para melhorar trecho da MS-295 beneficiando Eldorado, Iguatemi e Tacuru
VAI FALTAR ÁGUA FÁTIMA DO SUL - VAI FALTAR ÁGUA
Sanesul informa os BAIRROS que vão ficar sem água até às 20h em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as ofertas da SEGUNDA da LIMPEZA no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
SEGUNDOUU com sorteio de cesta, e muitas OFERTAS no Jorge Mercado em Fátima do Sul
FUNTRAB - Foto: Bruno Rezende BORA TRABALHAR
TRABALHO: Semana começa com mais de 4,3 mil vagas de empregos em 23 cidades de MS; CONFIRA

Mais Lidas

VAI FALTAR ÁGUAFÁTIMA DO SUL - VAI FALTAR ÁGUA
Sanesul informa os BAIRROS que vão ficar sem água até às 20h em Fátima do Sul
Foto: Redes Sociais DEODÁPOLIS - CORPO ENCONTRADO
TRAGÉDIA: Durante pescaria com amigos, homem caiu no rio e morreu afogado em Deodápolis
PLANTÃO POLICIAL - POLÍCIA
Mulher fica em estado gravíssimo após ser atropelada; motorista é preso
FRIO - Foto: Álvaro RezendeFRENTE FRIA SE APROXIMA
Adeus calorão? Frente fria com chuvas pode diminuir temperaturas em MS nesta semana
Família morava em Ponta Porã; Foto: Ligado Na RedaçãoTRAGÉDIA EM FAMÍLIA
Mãe e filho morrem em trágico acidente