Com a valorização do dólar e o desaquecimento da economia brasileira, a cidade de Ponta Porã já registra queda de, pelo menos, 50% nas vendas do varejo e no movimento de turistas comerciais, quando comparados a igual período do ano anterior.
A estimatiiva, de empresários locais, está acima da projeção (também acentuada) feita pela Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã (Acepp), segundo a qual a retração, acumulada no primeiro semestre deste ano, é de 12%.
Segundo o presidente da Acepp, Eduardo Gaúna, o turismo comercial é o principal indicativo econômico da cidade. “O desenvolvimento de Ponta Porã se baseia no turismo de compras”, afirma.
Em razão de sua importância, a queda no desempenho do comércio impacta, fortemente, sobre a economia da cidade. Proprietária de dois restaurante em Ponta Porã, a empresária Cristiane Fortes Moreira, 37 anos, conta que jamais presenciou uma retração tão significativa na movimentação de seus empreendimentos.
“Está péssimo. Creio que estamos operando com 60% de queda, se compararmos com 2014. Particularmente, em 20 anos de comércio em Ponta Porã, nunca vi uma diminuição tão grande em termos de frequência de clientes”, relata.
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