Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 21 de agosto de 2019
LIMIT ACADEMIA
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Economia

Anfavea quer fortalecer leasing para aquecer vendas de veículos no país

4 Out 2013 - 14h38Por Agência Brasil

A queda de 5,9% na venda de veículos novos no país, registrada em setembro, na comparação com agosto, é reflexo da seletividade na concessão de financiamentos pelos bancos, explicou o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan Yabiku Júnior, ao comentar números do setor divulgados hoje (4) pela entidade.

O presidente da Anfavea informou que está negociando com o governo, como forma de melhorar o desempenho das vendas, a reestruturação da operação bancária chamada leasing, em que há opção de compra ao final do aluguel de um veículo, para dar mais segurança jurídica para a modalidade. “Eu tenho convicção que, ainda no mês de outubro, nós poderemos contar com esse instrumento no mercado brasileiro”, disse ele.

Em 2008, disse Moan, o leasing respondeu por 38% do volume de financiamento de veículos. Hoje, esse percentual caiu para menos de 2%. De acordo com ele, o grande fator de desestímulo para a utilização dessa operação foi a tentativa de transferência de encargos, como multas de trânsito, para a empresa financeira.

“Isso vinha ocorrendo com um volume crescente e acabou desestimulando o mercado. O que nós estamos tentando buscar é que não haja essa possibilidade de transferência, a nosso ver, incorreta, e que acabou travando todo o mercado”, declarou.

Moan destacou que a projeção de crescimento nas vendas para o final do ano está mantida entre 1% e 2%, mesmo que o retorno do leasing não ocorra. Ele apontou como um dos fatores de estímulo para que o sistema financeiro continue aprovando empréstimos, a queda na inadimplência. Segundo o dirigente, a manutenção do volume de financiamentos ajudará o setor automobilístico a alcançar a sua meta.

“Quando eu falo que o sistema financeiro ficou mais seletivo, isso não significa que ele tirou o pé, mas deixou de crescer. Ele está mantendo o volume de financiamento estável de um mês para o outro, sem grandes saltos”, declarou.

Segundo o relatório divulgado hoje pela entidade, foram vendidos 309,8 mil carros em setembro, ante 329,1 mil no mês anterior. “Eu tinha expectativa de um volume um pouco superior”, disse Moan. Quanto à produção, em setembro, foram fabricadas 332 mil unidades. Em relação ao mesmo mês de 2012, houve aumento de 15,2%. Nos nove primeiros meses deste ano, o país produziu 13,9% mais unidades do que no mesmo período de 2012.

Leia Também

REDUÇÃO ENERGIA
Energia vai ficar em média 8,2% mais barata para 5 cidades de MS
100 VERBAS
Emissão de CPF e restituição do IR podem ser suspensas pela Receita
JATEÍ - VALORIZAÇÃO NA ZONA RURAL
Prefeitura inicia nova tubulação na região da Fazenda Stª Ada, trecho da antiga Serraria do Valmar em Jateí
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
JBS/Seara realiza nesta 2ª feira, 19, seletiva para contratação de trabalhadores em Fátima do Sul
FACULDADE
Irmãs estudantes de engenharia vendem doces nos trens do Rio para se sustentar
VAGAS DE EMPREGO
Semana começa com 169 vagas de emprego em Campo Grande
INVESTIMENTOS DO GOVERNO MS
Inovador, projeto de semáforos em rotatória trouxe eficiência ao trânsito e reduziu acidentes
LIBERADO
PIS/Pasep para nascidos em agosto já está liberado
MS FORTE
MS apresenta, em julho, melhor resultado na abertura de empresas desde 2013
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Semed da capital abre processo seletivo para diversas vagas com salários de até R$ 1,4 mil