Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
VICENTINA - EDUCAÇÃO

VICENTINA: Escola Estadual São José embarca em mais uma Viagem de Conhecimento no Paraná

Escola Estadual São José embarca em mais uma Viagem de Conhecimento

14 Nov 2018 - 15h08Por FÁTIMA NEWS / ASSESSORIA

As aulas de campo já viraram tradição na Escola Estadual São José de Vicentina, constitui em uma oportunidade de aprendizagem diferenciada e enriquecimento cultural, possibilita o contato direto com o ambiente de estudo fora dos “muros da escola”, são espaços estimulantes e de materialização da teoria, convergência entre o conteúdo abordado e a realidade do aluno.

“Esses momentos são singulares na vida desses estudantes pois essa observação direta dos fenômenos do espaço, dos acidentes geográficos, permite a articulação dos conhecimentos apreendidos em sala de aula” é o que diz a geógrafa e diretora dessa instituição de ensino. Depois de ter conhecido Três Lagoas( MS), Foz do Iguaçu (PR), Corumbá(MS), Campo Grande(MS), Jaraguari (MS), Bonito(MS), Rosana (SP) em outros anos, dessa vez o local escolhido para a visitação foi o leste do Paraná, mais especificamente nos municípios de Ponta
Grossa, Morretes, Curitiba e Guaratuba, o objetivo foi proporcionar aos estudantes o conhecimento sobre o contexto histórico, a geologia, o relevo e a atividade turística do estado do Paraná.

Em Ponta Grossa, visitamos o Parque Estadual de Vila Velha, cujos monumentos geológicos encontrados são constituídos por rocha denominada arenito, formado pela compactação e endurecimento de camadas sucessivas de areia ao longo de milhões de anos formando figuras gigantescas esculpidas pela ação das chuvas e dos ventos. No que diz respeito a ferrovia que atravessa a parte paranaense da Serra do Mar, ainda coberta pela mata atlântica, se constitui numa ótima oportunidade de observar inúmeras belezas naturais, além de dar um mergulho em parte da historia do Brasil contemplando as estações ferroviárias antigas; igrejas de arquitetura diferenciada, casarios históricos. 

Em Curitiba a visitamos o Jardim Botânico, um dos pontos mais visitados criado à imagem dos jardins franceses, estende seu tapete de flores. A estufa, em estrutura metálica e vidro, abrigam espécies botânicas da Floresta Atlântica que são referência nacional. No município de Guaratuba conhecemos praias da região que apresenta um potencial particular para o turismo, com suas serras com campos de altitude, rios, cachoeiras, represas, baía, planícies costeiras, manguezais.

No retorno os estudantes construíram maquetes, produziram relatórios, textos, registraram através de vídeos e fotos os locais visitados. Os resultados alcançados foram apresentados aos estudantes do período matutino, além de servir como base para o X ETEC Encontro de Tecnologia Educacional Pesquisa, Produção e Conhecimento e 20 anos de NTE que aconteceu no dia 07 a 9 de novembro no Coordenadoria Regional de Educação/ CRE 5 – Dourados.

A diretora Claudia Regina de Oliveira, relata que a execução desse projeto ousado só foi possível com a parceria da Prefeitura Municipal de Vicentina, pois o prefeito Marquinhos do Dedé sempre foi um incentivador desse tipo de iniciativa, desde a primeira gestão tem se mostrado parceiro das escolas estaduais em todos os projetos pedagógicos.

A diretora faz um balanço geral do ano letivo de 2018, e vê como positivo o trabalho desenvolvido pela sua equipe, acarretando em baixos índices de reprovação, indisciplina, assiduidade, situação positiva apresentada na maior parte das escolas pequenas do interior.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - NA FEIRA LIVRE
João Aroldo e Betinho prometem agitar a região com show na Feira Livre em Vicentina
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
CAMPANHA ACIFAS DAS MÃES 2024 FÁTIMA DO SUL - CAMPANHA DAS MÃES ACIFAS
ACIFAS vai sortear R$ 10 mil e 02 Bicicletas Elétricas na campanha da Mães, veja como participar
FOTOS: DHIONE TITO / FÁTIMA NEWS VICENTINA - FOTOS PPA
Confira as 03 galerias de FOTOS do público e show com Pedro Paulo e Alex na Feira Livre em VICENTINA
Feira Livre
Sucesso de Público na Feira Livre de Vicentina-MS com Show Eletrizante de Pedro Paulo e Alex (PPA)

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste