Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 20 de fevereiro de 2019
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
VICENTINA - EDUCAÇÃO

VICENTINA: Escola Estadual São José embarca em mais uma Viagem de Conhecimento no Paraná

Escola Estadual São José embarca em mais uma Viagem de Conhecimento

14 Nov 2018 - 15h08Por FÁTIMA NEWS / ASSESSORIA

As aulas de campo já viraram tradição na Escola Estadual São José de Vicentina, constitui em uma oportunidade de aprendizagem diferenciada e enriquecimento cultural, possibilita o contato direto com o ambiente de estudo fora dos “muros da escola”, são espaços estimulantes e de materialização da teoria, convergência entre o conteúdo abordado e a realidade do aluno.

“Esses momentos são singulares na vida desses estudantes pois essa observação direta dos fenômenos do espaço, dos acidentes geográficos, permite a articulação dos conhecimentos apreendidos em sala de aula” é o que diz a geógrafa e diretora dessa instituição de ensino. Depois de ter conhecido Três Lagoas( MS), Foz do Iguaçu (PR), Corumbá(MS), Campo Grande(MS), Jaraguari (MS), Bonito(MS), Rosana (SP) em outros anos, dessa vez o local escolhido para a visitação foi o leste do Paraná, mais especificamente nos municípios de Ponta
Grossa, Morretes, Curitiba e Guaratuba, o objetivo foi proporcionar aos estudantes o conhecimento sobre o contexto histórico, a geologia, o relevo e a atividade turística do estado do Paraná.

Em Ponta Grossa, visitamos o Parque Estadual de Vila Velha, cujos monumentos geológicos encontrados são constituídos por rocha denominada arenito, formado pela compactação e endurecimento de camadas sucessivas de areia ao longo de milhões de anos formando figuras gigantescas esculpidas pela ação das chuvas e dos ventos. No que diz respeito a ferrovia que atravessa a parte paranaense da Serra do Mar, ainda coberta pela mata atlântica, se constitui numa ótima oportunidade de observar inúmeras belezas naturais, além de dar um mergulho em parte da historia do Brasil contemplando as estações ferroviárias antigas; igrejas de arquitetura diferenciada, casarios históricos. 

Em Curitiba a visitamos o Jardim Botânico, um dos pontos mais visitados criado à imagem dos jardins franceses, estende seu tapete de flores. A estufa, em estrutura metálica e vidro, abrigam espécies botânicas da Floresta Atlântica que são referência nacional. No município de Guaratuba conhecemos praias da região que apresenta um potencial particular para o turismo, com suas serras com campos de altitude, rios, cachoeiras, represas, baía, planícies costeiras, manguezais.

No retorno os estudantes construíram maquetes, produziram relatórios, textos, registraram através de vídeos e fotos os locais visitados. Os resultados alcançados foram apresentados aos estudantes do período matutino, além de servir como base para o X ETEC Encontro de Tecnologia Educacional Pesquisa, Produção e Conhecimento e 20 anos de NTE que aconteceu no dia 07 a 9 de novembro no Coordenadoria Regional de Educação/ CRE 5 – Dourados.

A diretora Claudia Regina de Oliveira, relata que a execução desse projeto ousado só foi possível com a parceria da Prefeitura Municipal de Vicentina, pois o prefeito Marquinhos do Dedé sempre foi um incentivador desse tipo de iniciativa, desde a primeira gestão tem se mostrado parceiro das escolas estaduais em todos os projetos pedagógicos.

A diretora faz um balanço geral do ano letivo de 2018, e vê como positivo o trabalho desenvolvido pela sua equipe, acarretando em baixos índices de reprovação, indisciplina, assiduidade, situação positiva apresentada na maior parte das escolas pequenas do interior.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VICENTINA - INVESTIMENTOS PARA 2019
Marquinhos do Dedé anuncia quase R$ 11 milhões em investimentos para 2019 em Vicentina
VICENTINA - ENTREGA DE MATERIAIS
Prefeito Marquinhos do Dedé distribui materiais escolares para alunos em Vicentina
VICENTINA - EDUCAÇÃO - PALESTRA
Educação realiza palestra motivacional aos profissionais das redes municipal e estadual em Vicentina
VICENTINA - TRABALHOS LEGISLATIVOS
Trabalhos legislativos retornam nesta terça-feira e Duda destaca harmonia de Poderes em Vicentina
VICENTINA - ALMOÇO NO PESQUEIRO
Pesqueiro 7 Bello terá almoço neste domingo e torneio de pesca no próximo dia 24 em Vicentina
ACIDENTE FATAL
Culturamense pode ser a vítima fatal de acidente entre Fátima do Sul e Dourados
VICENTINA - PREFEITO EM BRASÍLIA
Em Brasília, Marquinhos do Dedé viabiliza mais de R$ 5 milhões para VICENTINA
VICENTINA - ALMOÇO NO PESQUEIRO
Confira o cardápio do delicioso almoço neste domingo no Pesqueiro 7 Bello em VICENTINA
VICENTINA - SOLIDARIEDADE
VICENTINA: Comunidade de Vila São José promove torneio Society Beneficente dia 10/03
VICENTINA - ALMOÇO NO PESQUEIRO
VICENTINA: Domingo é dia de almoçar no Pesqueiro 7 Bello, confira o cardápio