Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
ITAQUIRAÍ

Presos fogem após ferirem policial e sindicato fala em 'tragédia anunciada' em Itaquiraí

Investigador levou golpe na cabeça e teve traumatismo craniano.

23 Nov 2015 - 06h54Por G1

A Polícia Civil realiza uma operação especial para capturar os cinco presos que fugiram da delegacia de Itaquiraí, a 395 quilômetros de Campo Grande. A fuga ocorreu neste sábado (21), no momento em que iria ser entregue a jantas dos 21 detentos que estavam no local. Diante ao fato, o sindicato diz que esta é uma "tragédia anunciada" e que faz parte de uma "luta histórica" da categoria. Ao todo, o presidente Giancarlo Mirando, disse ao G1 neste domingo (22), que investigadores custodiam 800 presos em delegacias do estado.

"A fuga e tentativa de rebelião de presos em delegacias já aconteceu em Água Clara, Ponta Porã, Chapadão do Sul, Ivinhema e diversos outros municípios de Mato Grosso do Sul, somente neste ano. É uma tragédia que estamos anunciando há mais de seis anos, um desvio de função do policial, já que custodiar preso é papel de agente penitenciário. Enquanto isso, eles ficam em celas improvisadas, sem segurança e sem os seus direitos garantidos. Aliás, o preso tem muito mais garantias do que os próprios policiais", comentou o presidente do Sinpol/MS.

Local onde o policial foi ferido em Itaquiraí (Foto: Divulgação Sinpol/MS)Local onde o policial foi ferido em Itaquiraí
(Foto: Divulgação Sinpol/MS)

Panorama carcerário
Para os próximos dias, Miranda ressaltou que está convocando uma assembleia com a categoria.

"Se não tivermos uma contrapartida por parte do governo do estado, podemos tomar uma medida mais drástica, como uma radicalização. São ao todo 800 presos em delegacias e muitos permanecem lá justamente porque o processo tramita na mesma cidade. Como exemplo desta situação insalubre temos Ponta Porã, que hoje está com 43 presos, sendo que a capacidade máxima é de oito detentos", avaliou o presidente.

Esposa da vítima, a funcionária pública de 34 anos comentou que o marido foi gravemente ferido na cabeça e passará por cirurgia nesta segunda-feira (23). "Ele falou que foi servir a janta e a delegacia possui uma estrutura com uma porta de metal, no qual você não vê os presos. Eles então serraram uma grade e ficaram atrás da porta, aguardando o meu marido. Quando abriu, foi surpreendido com um pedaço daquele ferro e ferido com um golpe, que o fez desmaiar na hora", disse ao G1 a esposa.

O próximo a ser rendido era o homem que levou a comida até a delegacia. Ainda conforme a esposa, o investigador atua em Naviraí e só tirou plantões naquele município por conta do déficit de policiais.

"Eles pegaram a chave do carro dele e fugiram. Foi quando o homem conseguiu entrar em contato com o socorro e o meu marido foi socorrido. Ele está sonolento por conta da medicação e se recuperando do traumatismo craniano", garantiu a esposa.

Ação especial
Segundo o diretor da Polícia Civil, Roberval Rodrigues, policiais da Delegacia Especializada de Repressão à Roubos, Assaltos e Sequestros (Garras), além do Departamento de Departamento de Operações da Fronteira (Defron) e investigadores da Itaquiraí e Naviraí participam da ação.

"Por ser uma região muito próxima da fronteira, geralmente os suspeitos atravessam para o outro lado e aguardam um período, para abaixar a poeira. Em seguida, eles tentam retornar para as suas cidades. Mas nós estamos em contato com todas as forças policiais e iniciamos a operação imediatamente, assim que o fato ocorreu. Até o momento ninguém foi capturado", finalizou o delegado.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTO: GEONE BERNARDO FRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
Foto de capa: Saul Schramm AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Bombeiros de MS chegam a 210 mil atendimentos em 3 anos, 6 novos quartéis e 2 unidades em construção
Fotos: Mairinco de Pauda AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Novo sistema de cadastramento para o Programa Precoce MS já está em vigor; veja como fazer
Fotos: Corpo de Bombeiros de MS / Divulgação AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com atuação integrada, Governo de MS trabalha para prevenir incêndios florestais no Pantanal
CULTURAMENSE NA TRIBUNA
Barba faz 2 requerimentos por CULTURAMA, 4ª a 10ª e parabeniza o amigo Burro Branco pelo aniversário

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul