Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Preservação da Natureza

PMA inicia Operação Independência com foco no combate à pesca predatória e ao tráfico de animais

Municípios de Nova Andradina, Batayporã, Bataguassu, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul e Anaurilândia receberão atenção especial

6 Set 2017 - 12h43Por Nova News

Devido ao feriado prolongado, que aumenta significativamente o número de pessoas presentes nos rios, especialmente, nos últimos dois meses de pesca aberta, a PMA começou nesta quarta-feira (06) a “Operação Independência”, com encerramento no próximo dia 11, às 8h. A ação conta com a participação de 342 policiais. Como em operações anteriores, nos feriados prolongados, todo o efetivo administrativo será utilizado.

Nos meses de setembro e outubro é comum ocorrer elevação do número de turistas nos rios praticando pesca, especialmente em feriados prolongados. O aumento dos pescadores não se dá somente em decorrência dos últimos meses de pesca aberta, mas porque os cardumes já começaram a se formar para a piracema e a captura se torna mais fácil. Em razão disso, é comum a Polícia Militar Ambiental manter o patrulhamento reforçado, com a finalidade de se prevenir a pesca predatória.

Tráfico de papagaios

Durante esta operação, terá atenção especial o crime de tráfico de animais silvestres, em virtude deste período crítico relativo ao tráfico de papagaios. Segundo a PMA este é um período preocupante com relação a este tipo de crime, uma vez que, de agosto a dezembro é o período de reprodução do papagaio que é a espécie mais traficada no Estado.

A PMA realiza no período trabalhos preventivos nas propriedades rurais, por meio de informação da legislação e educação ambiental, visto que os traficantes procuram aliciar os sitiantes e funcionários de propriedades rurais, para que retirem os animais e os avisem para que os comprem. Muitas pessoas fazem isto, às vezes, sem saber que estão cometendo crime ambiental.

A região principal do problema é a situada nos municípios de Jateí, Batayporã, Bataguassu, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Anaurilândia, Santa Rita do Pardo, Nova Andradina e Brasilândia, além de Naviraí e Mundo Novo. As Subunidades da PMA que cobrem estas áreas estarão monitorando o movimento dos traficantes.

Durante ação, outros crimes ambientais serão combatidos e prevenidos, como, desmatamento e carvoarias irregulares, transporte ilegal de produtos perigosos, além de combate a todos os crimes contra a fauna e flora.

Equipes da sede (Campo Grande) estarão realizando trabalho itinerante. Os comandantes das 25 subunidades empregarão todo o efetivo no trabalho de fiscalização em suas respectivas áreas de atuação. No Vale do Ivinhema, denúncias poderão efetuadas à PMA de Batayporã pelo telefone (67) 3443-1095.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O Pantaneiro TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
FOTO: REDES SOCIAIS SUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
Itamar Buzzatta TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
Com fatia de pizza R$ 3,49 e copo de suco R$ 1 real, veja as OFERTAS desta quinta no Jorge Mercado
FOTO: IMAGENS DA INTERNET PASSO A PASSO
Passo a passo: como fazer um currículo e passar pela entrevista

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho