Menu
RIO_DOURADOS
quarta, 23 de maio de 2018
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Preservação da Natureza

PMA inicia Operação Independência com foco no combate à pesca predatória e ao tráfico de animais

Municípios de Nova Andradina, Batayporã, Bataguassu, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul e Anaurilândia receberão atenção especial

6 Set 2017 - 12h43Por Nova News

Devido ao feriado prolongado, que aumenta significativamente o número de pessoas presentes nos rios, especialmente, nos últimos dois meses de pesca aberta, a PMA começou nesta quarta-feira (06) a “Operação Independência”, com encerramento no próximo dia 11, às 8h. A ação conta com a participação de 342 policiais. Como em operações anteriores, nos feriados prolongados, todo o efetivo administrativo será utilizado.

Nos meses de setembro e outubro é comum ocorrer elevação do número de turistas nos rios praticando pesca, especialmente em feriados prolongados. O aumento dos pescadores não se dá somente em decorrência dos últimos meses de pesca aberta, mas porque os cardumes já começaram a se formar para a piracema e a captura se torna mais fácil. Em razão disso, é comum a Polícia Militar Ambiental manter o patrulhamento reforçado, com a finalidade de se prevenir a pesca predatória.

Tráfico de papagaios

Durante esta operação, terá atenção especial o crime de tráfico de animais silvestres, em virtude deste período crítico relativo ao tráfico de papagaios. Segundo a PMA este é um período preocupante com relação a este tipo de crime, uma vez que, de agosto a dezembro é o período de reprodução do papagaio que é a espécie mais traficada no Estado.

A PMA realiza no período trabalhos preventivos nas propriedades rurais, por meio de informação da legislação e educação ambiental, visto que os traficantes procuram aliciar os sitiantes e funcionários de propriedades rurais, para que retirem os animais e os avisem para que os comprem. Muitas pessoas fazem isto, às vezes, sem saber que estão cometendo crime ambiental.

A região principal do problema é a situada nos municípios de Jateí, Batayporã, Bataguassu, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Anaurilândia, Santa Rita do Pardo, Nova Andradina e Brasilândia, além de Naviraí e Mundo Novo. As Subunidades da PMA que cobrem estas áreas estarão monitorando o movimento dos traficantes.

Durante ação, outros crimes ambientais serão combatidos e prevenidos, como, desmatamento e carvoarias irregulares, transporte ilegal de produtos perigosos, além de combate a todos os crimes contra a fauna e flora.

Equipes da sede (Campo Grande) estarão realizando trabalho itinerante. Os comandantes das 25 subunidades empregarão todo o efetivo no trabalho de fiscalização em suas respectivas áreas de atuação. No Vale do Ivinhema, denúncias poderão efetuadas à PMA de Batayporã pelo telefone (67) 3443-1095.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VICENTINA E JATEÍ EM BRASÍLIA
Em Brasília, Prefeitos de Vicentina e Jateí e mais 59 prefeitos anunciam apoio à reeleição de Moka
GOVERNO DO ESTADO DO MS
Governo de Reinaldo Azambuja executa maior programa habitacional de MS, com 20 mil casas
CONQUISTA ESTÁ VINDO
Governo federal pode 'zerar' tributos de combustíveis após protestos de caminhoneiros
PROTESTO DOS CAMINHONEIROS
Protesto de caminhoneiros contra preço do diesel tem bloqueios em 10 cidades de MS
AÇÕES DO GOVENO DO MS
Governo do MS assina mais R$ 1,2 milhão em contratos de novos investimentos em asfalto
AÇÕES DO DEPUTADO ONEVAN
Onevan acompanha Reinaldo em entrega de obras e agradece atendimento de pleitos aos municípios
MAIS UM ACIDENTE FATAL
Colisão entre caminhonete e carreta mata gerente de fazenda na MS-306
EDITAIS CONCURSOS PM E BOMBEIROS
Governo publica editais para 36 especialistas e profissionais da saúde no concurso da PM e Bombeiros
EM CIDADE DO MS
Professora é agredida com tapa no rosto após chamar atenção de aluno de 10 anos em cidade do MS
GOVERNO DO ESTADO DO MS
Reinaldo Azambuja lançou R$ 134,9 milhões em obras e investimentos em 8 municípios nesta semana