Menu
LIMIT ACADEMIA
quarta, 20 de fevereiro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
CANTINA BAH
religião

Papa Francisco anuncia novas mudanças na Cúria Romana

O papa Francisco anunciou neste sábado novas mudanças na Cúria Romana

21 Set 2013 - 09h01Por Uol
O papa Francisco anunciou neste sábado novas mudanças na Cúria Romana, entre elas a nomeação do arcebispo Beniamino Stella como responsável pela Congregação para o Clero, dicastério vaticano que se ocupa dos seminaristas e sacerdotes.

Stella, de 72 anos, foi núncio em Cuba e na Colômbia e presidia atualmente a Pontifícia Academia Eclesiástica. Agora, ele substitui o cardeal Mauro Piacenza, de 69 anos, designado ao cargo três anos atrás.
27.jul.2013 - "Entre a indiferença egoísta e o protesto violento, há uma opção sempre possível: o diálogo", disse o pontífice, em discurso direcionado a autoridades, diplomatas, políticos e artistas, no Theatro Municipal, na área central do Rio de Janeiro. Segundo ele, um país cresce quando dialogam de modo construtivo as suas diversas riquezas culturais. "Quando os líderes dos diferentes setores me pedem um conselho, a minha resposta é sempre a mesma: diálogo, diálogo, diálogo", afirmou.

Pacienza agora assumirá a Penitenciária Apostólica, responsável pelas indulgências. A função era anteriormente do cardeal português Manuel Monteiro de Castro, que completou 75 anos em março, atingindo a idade de aposentadoria dos religiosos.

O papa Francisco anunciou também a substituição do arcebispo croata Nikola Eterovic, até o momento secretário do Sínodo dos Bispos, que deixa o cargo após 9 anos, dando lugar ao arcebispo italiano Lorenzo Baldisseri, de 73 anos, que era Secretário da Congregação dos Bispos.

Eterovic, por outro lado, foi nomeado como núncio apostólico na Alemanha.

Francisco confirmou o cardeal italiano Fernando Filoni como prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos e o alemão Ludwig Müller como prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.

Quanto a Congregação para o Clero, o papa confirmou como secretário deste dicastério o espanhol Celso Morga Iruzubieta. Já o responsável para os seminaristas passa a ser o mexicano Jorge Carlos Patrón Wong.

O novo responsável pela Pontifícia Academia Eclesiástica, escola diplomática da Santa Sé, agora é o italiano Giampiero Gloder.

Desde que Francisco iniciou pontificado, a mudança mais importante na Cúria foi a nomeação de Pietro Parolin, como substituto de Tarsicio Bertone na Secretaria de Estado do Vaticano.

Deixe seu Comentário

Leia Também

NOVA ANDRADINA - AÇÕES DO DEPUTADO
Nova Andradina recebe veículo 'Doblô' para saúde, emenda parlamentar de Onevan de Matos
MUITA CHUVA DO MS
Tempestade alaga ruas e morador é visto atravessando cidade em caiaque em cidade do MS
LUTO ENTRE OS FAMOSOS
Irmão de Zezé di Camargo, Luciano Camargo lamenta morte de seu 'filho'
ALERTA DA DEFESA CIVIL VIA SMS
Saiba como cadastrar e receber SMS de alertas da Defesa Civil sobre temporais em MS
NA BANCADA FEDERAL
Rose Modesto é eleita vice-líder da bancada tucana na Câmara dos Deputados
EM CIDADE DO MS
Corpo de mulher assassinada é furtado menos de 24h após o enterro em cidade do MS
AÇÕES DO GOVERNO DO MS
Investimentos do Estado dobram trechos de rodovias pavimentadas em MS
MARACAJU - ASSASSINATO DE PM
Horas após crime, suspeito de matar PM é preso e um morre em confronto em Maracaju
ACIDENTE FATAL NAS ESTRADAS
Homem morre em colisão frontal na BR-267 em Bataguassu
A CASA CAIU
Suspeitos de tráfico são presos dentro de caixa d'água