Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
naviraí - operação Atenas

Operação Atenas: PF flagra vereadores xingando população em Naviraí

Polícia Federal flagra vereadores realizando negociatas e rindo da população

9 Out 2014 - 08h54Por Diário Digital

A Operação Atenas, desencadeada pela Polícia Federal (PF), desarticulou um esquema que embrulha o estômago e que deixa você leitor do Diário Digital estarrecido. Envolvimento de seis dos 13 vereadores eleitos para representar o povo, em um esquema de lavagem de dinheiro e flagrados pela PF, com autorização da Justiça, zombando e xingando a população. Isso mesmo, que você leu: xingando. As escutas serão exibidas nesta manhã no MS Record, que vai ao ar às 12h30, com Glaura Vilalba.

Para se ter uma ideia do absurdo revelado pelas escutas, a Polícia Federal conseguiu obter gravações que revelam a negociata entre os parlamentares, onde eles assumem a roubalheira, zombam do povo e ainda usam de palavrões para ofender os eleitores. A Operação Atenas envolveu cerca de 200 agentes na segunda maior operação realizada em Mato Grosso do Sul.

A PF tem também nas mãos um relatório onde os agentes comprovam que os vereadores negociavam contratos superfaturados, diárias bancadas pela Câmara de viagens que nunca existiram e ainda a lavagem de parte do dinheiro da corrupção em contas de empresas de fachada. Para a Polícia Federal, esquema muito bem articulado que partiu de uma quadrilha responsável por um dos maiores rombos aos cofres públicos.

Operação Atenas

Ao todo, 35 mandados de busca e apreensão estavam para serem cumpridos na Câmara Municipal de Naviraí, em residências de vereadores, empresários da cidade, além de estabelecimentos comerciais, ontem (8). A operação de combate à corrupção também é em cumprimento a 10 mandados de prisão preventiva e temporária. A PF recolheu na operação, computadores, documentos, carros de luxo, recolhidos nos imóveis dos investigados.

Dos 13 vereadores da cidade, 6 foram presos por participação direta no esquema, entre eles, Solange Melo, policial civil afastada e mulher do ex-chefe da Polícia Federal de Naviraí, Marcos Douglas que também é advogado e o presidente da Câmara, Cícero dos Santos, o Cisinho. Os dois últimos eram candidatos a deputado estadual nestas eleições. 

Marcos foi preso na véspera da votação por crime eleitoral, já o assessor de Cisinho que voltou pra cadeia foi autuado também no último sábado com R$ 20 mil, dinheiro que segundo a justiça era para a compra de votos. Cisinho e Marcos são apontados como os cabeças do esquema de corrupção na Câmara de Naviraí.

As investigações começaram em 2013 e revelaram um dos maiores esquemas de corrupção em Mato Grosso do Sul. A base da investigação foi o legislativo de Naviraí. Com autorização da Justiça, os telefones de todos os vereadores passaram a ser monitorados e foi aí que a polícia descobriu que a corrupção ia bem mais além, desde processos licitatórios fraudulentos, até contração de servidores por meio de barganha.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTO: GEONE BERNARDO FRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
Foto de capa: Saul Schramm AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Bombeiros de MS chegam a 210 mil atendimentos em 3 anos, 6 novos quartéis e 2 unidades em construção
Fotos: Mairinco de Pauda AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Novo sistema de cadastramento para o Programa Precoce MS já está em vigor; veja como fazer
Fotos: Corpo de Bombeiros de MS / Divulgação AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com atuação integrada, Governo de MS trabalha para prevenir incêndios florestais no Pantanal
CULTURAMENSE NA TRIBUNA
Barba faz 2 requerimentos por CULTURAMA, 4ª a 10ª e parabeniza o amigo Burro Branco pelo aniversário

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis