Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
merenda

MPF vistoria centro educacional onde crianças foram obrigadas a comerem goiaba no almoço

3 Mar 2015 - 10h14Por TL NOTICIAS

Diante as matérias que vem sendo denunciadas no site TL Noticias sobre a falta de merenda nos Centros Educacionais Infantis (CEIS’s) de Três Lagoas, o Ministério Público Federal (MPF) iniciou as investigações para saber como estão sendo usadas as verbas federais destinadas as unidades do município. A Lei Federal nº 11.947/2009 diz em uma de suas cláusulas que são diretrizes da alimentação escolar:

I - o emprego da alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar, em conformidade com a sua faixa etária e seu estado de saúde, inclusive dos que necessitam de atenção específica; 

Diante as imagens denunciadas e obrigação em cumprir a Lei, o Juiz federal ordenou que diligências fossem feitas nas unidades de Três Lagoas afim de verificar a situação denunciada por este portal.

VISTORIAS

A reportagem do TL Noticias esteve às 06h35min desta terça-feira (03) no Centro Educacional Professora Maria Aparecida do Nascimento Castro - situada na Rua Darcy Pio no bairro Santos Dumont - para acompanhar a diligência feita pelo MPF à instituição. A unidade foi mostrada na reportagem que exibiu fotos que comprovaram crianças da unidade comendo goiabas no horário do almoço da última quinta-feira (26).

O registro gerou inquietações por parte da direção que chegou a fazer reuniões com “portas fechadas” para identificar a mãe de aluno que enviou as fotos ao setor e jornalismo do TL Noticias. As intimidações feitas pelas servidoras da direção já estão em poder deste órgão de comunicação e já foi repassado ao MPF para ser anexado junto ao suposto procedimento que deverá ser instaurado – se ficar comprovada as denúncias – ao processo. A direção da unidade comentou sobre o caso e informou que as goiabas foram servidas no almoço aos alunos porque todos seriam dispensados das aulas devido a forte chuva que caiu na cidade e para evitar que o alimento em grande quantidade estragasse, foi entregue aos estudantes.

CARDÁPIO E ALIMETOS ENCONTRADOS NA UNIDADE

Conforme informações da diretora Augusta Lourenço, a primeira alimentação é servida aos alunos - entre 03 a 05 anos - na chegada à instituição. O café da manhã das 07h foi servido meio pão com manteiga e meio copo de leite. Para às 09h, teria que ser dado às crianças frutas, mas os alimentos estão em falta.

Par o almoço previsto para às 11h, estava previsto ser servido arroz e frango que também está em falta na unidade. Devido à falta do alimento e como forma de garantir o almoço previsto para às 11h, as professoras - que acabam fazendo os serviços de merendeiras – já improvisavam o almoço com arroz e macarrão.

No início da tarde, os alunos irão receber iogurtes e para às 15h, no horário da janta, os alunos terão sopa.  

 

 FALTA DE MANTIMENTOS E EQUIPAMENTOS PARA FAZER O ALMOÇO

A prefeita Márcia Moura (PMDB) informou recentemente em nota através de sua assessoria de imprensa que após a constatação do problema da falta de merenda nas unidades de ensino em Três Lagoas, o problema teria siso resolvido e que merendeiras haviam sido contratadas para fzer os serviços em cada unidade.

Conforme foi falado no início da matéria, as professora fazem o serviço de merendeira e os equipamentos que teriam que ser colocados na instituição com verbas do poder público, não foram comprados, obrigando as servidoras a fazerem uma doação á unidade.

Por amor na profissão e aos alunos da escola, as funcionárias fizeram doações de móveis, geladeiras e outros equipamentos para se montar a cozinha e assim fazer o preparo dos alimentos. Outro fator negativo comprovado pelo MPF foi à má qualidade na conservação e abrigo dos alimentos, que em sua grande maioria, estavam expostos em caixas no chão da despensa da unidade.

Atualmente, a unidade abriga 470 alunos em período integral e sua despensa, continha bolachas, leite, macarrão, dois pacotes de arroz, duas unidade de feijão, extrato de tomate e óleo. Outros itens de maior valor nutritivo estão em falta na unidade.

MPF

O Ministério Público Federal permanecerá na escola em período integral e irá acompanhar o preparo do almoço e outros itens que são obrigatórios, conforme a Lei Federal. O site TL Noticias que denunciou o descaso com a falta de merenda aos alunos da rede municipal vai continuar acompanhando o problema e o decorrer das investigações nas escolas e CEI’s. Ninguém da Secretária de Educação do município foi ao local para se pronunciar sobre as denúncias.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com ações habitacionais e de saneamento básico em expansão, Governo de MS e Caixa definem projetos
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as ofertas da SEXTA do PEIXE e do FRANGO no Mercado Julifran em Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMS COISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto
PLANTÃO POLICIAL - CASO DE POLÍCIA
Mulher armada com faca invade casa de idosa e mata galinhas de estimação
Há três anos ele sofreu um AVC / Redes sociais VAMOS AJUDAR
Ex-funcionário de cemitério precisa de ajuda após AVC em MS

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis