Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
previsão para MS

Mato Grosso do Sul terá setembro chuvoso e quente

29 Ago 2014 - 07h43Por Jornal do Tempo

Faltam apenas 3 dias para a entrada do primeiro mês com chuva no Brasil. Depois do mês mais seco do ano, setembro é considerado um período de transição entre a secura do inverno e o excesso de umidade do verão.

A quantidade de chuva aumenta em relação ao mês anterior em todo o país. De acordo com a Somar Meteorologia, a precipitação vai voltar a atingir o Sudeste e Centro-Oeste, especialmente na segunda quinzena do mês.

Vale salientar que a chuva não será volumosa o suficiente para alcançar a média climatológica no Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e oeste de Minas Gerais. Por outro lado, a chuva será intensa e vai ultrapassar a climatologia no sul de Mato Grosso do Sul, de Minas Gerais e do Espírito Santo, no Rio de Janeiro e no centro e sul de São Paulo.

Vem chuva forte para o Sul do país. Os três Estados da região vão ficar debaixo de água já no início do mês. “Setembro normalmente é chuvoso no Sul, mas este ano, a precipitação será ainda mais intensa, especialmente em Santa Catarina e Paraná. Estados onde as frentes frias ficarão ativas por mais tempo” - comenta o meteorologista da Somar, Celso Oliveira. O contraponto será o sul do Estado gaúcho, que deverá ter chuva forte, porém dentro da média. O volume de chuva pode chegar aos 200mm em algumas áreas do oeste catarinense.

Em setembro, geralmente a chuva também aumenta no Norte do Brasil, neste ano apesar de eventuais chuvas intensas, elas ficarão abaixo do normal. A expectativa é de acumulado na casa dos 100mm no sudoeste do Pará, Amazonas, Rondônia, Acre e Roraima.

O contraponto do aumento da chuva é o Nordeste. Ao invés de aumentar, a chuva perde força em toda a região. Este ano, o Nordeste terá precipitação abaixo da média, com volume em torno dos 50mm entre o sul da Bahia e o Rio Grande do Norte. “A chuva costuma ser ainda mais fraca no interior nordestino e na costa norte da Região” - salienta Oliveira.

A expectativa é de temperatura acima da média nos três Estados do Sul do país e também em grande parte do Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro e no centro e sul de Minas Gerais). O calor acima do normal também vai ser visto no Mato Grosso do Sul, centro e oeste de Mato Grosso, sul de Goiás, Maranhão, Pará, Amapá, Acre e Rondônia. O maior desvio é visto no Pará e Amapá (mais de 2°C acima do normal).

“Percebe-se que o Nordeste será a região com menores desvios em relação à média climatológica. Ou seja, não fará mais calor que o normal” - afirma o meteorologista.

Vale lembrar que temperatura acima da média não quer dizer que não teremos frio. Para se ter uma ideia, já nesta primeira quinzena de setembro, a temperatura vai cair sobre o Sul, Sudeste e o Mato Grosso do Sul.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Lethycia Anjos - Mídia Max VEJA AS OPÇÃO DE TURISMO EM MS
Não sabe aonde ir no feriado? Confira opções turísticas para contemplar a natureza em MS
Crédito: Reprodução/Rede social LUTO NA EDUCAÇÃO
Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola de MS
VEREADOR LAURINDO BARBA - UNIÃO BRASIL - Imagem: Ribero Junior/MS24h CULTURAMENSE TRABALHANDO
Barba pede maior fiscalização na rodovia MS-147 e 'braços' de iluminação em Rua de Culturama
FOTO: DIVULGAÇÃO - PRF A MAIOR JÁ DESTE ANO DE 2024
Com farol de carreta apagado, traficante levava R$ 60 milhões em cocaína
FOTO: ASSESSORIA JATEÍ - FOTOS E CAMPEÕES
Veja FOTOS e quem foram os campeões da Final da Taça Semelt de futebol suíço masculino de Jateí

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos