Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
Pela Paz

Manifestação contra o terrorismo reúne 500 mil pessoas em Barcelona

Grande marcha pede paz após os atentados da semana passada na capital catalã e na cidade de Cambrils, que deixaram 15 mortos.

26 Ago 2017 - 17h40Por G1

Cerca de 500 mil pessoas participam neste sábado (26) de uma grande marcha pelo centro de Barcelona contra o terrorismo e pela paz após os atentados da semana passada na capital catalã e na cidade de Cambrils, que deixaram 15 mortos.

Batizada de "No Tinc Por" (não tenho medo, em catalão), a manifestação, organizada pela prefeitura e pela Generalitat (governo da Catalunha), passou pelas avenidas Diagonal e Passeig de Gràcia com destino à Praça Catalunha.

 

Não temos medo

 

 
Manifestantes levam placa de 'não tenho medo' durante manifestação em Barcelona contra o terrorismo (Foto: Albert Gea/Reuters)Manifestantes levam placa de 'não tenho medo' durante manifestação em Barcelona contra o terrorismo (Foto: Albert Gea/Reuters)

Manifestantes levam placa de 'não tenho medo' durante manifestação em Barcelona contra o terrorismo (Foto: Albert Gea/Reuters)

A passeata é liderada por lojistas e moradores da conhecida região de La Ramblas, onde uma van atropelou pedestres em 17 de agosto. 14 pessoas morreram e 130 ficaram feridas. Um segundo atropelamento deixou uma vítima em Cambrils – uma mulher que foi atropelada por um carro que não obedeceu a um controle da polícia.

A multidão aplaudiu representantes da polícia, dos bombeiros e de equipes de resgate que também lideravam a marcha.

 
Manifestação em Barcelona contra o terrorismo reuniu lojistas, moradores e autoridades (Foto: Albert Gea/Reuters)Manifestação em Barcelona contra o terrorismo reuniu lojistas, moradores e autoridades (Foto: Albert Gea/Reuters)

Manifestação em Barcelona contra o terrorismo reuniu lojistas, moradores e autoridades (Foto: Albert Gea/Reuters)

"Estamos aqui para dizer que não temos medo, que somos unidos e queremos paz", disse a aposentada de 59 anos Victoria Padilla. Os manifestantes carregaram placas com dizeres como "A melhor resposta: paz" e "Não à islamofobia".

 
O rei Felipe, primeiro-ministro Mariano Rajoy e chefe do governo regional da Catalunha, Carles Puigdemont, também participaram de manifestação em Barcelona contra o terrorismo (Foto: Juan Medina/Reuters)O rei Felipe, primeiro-ministro Mariano Rajoy e chefe do governo regional da Catalunha, Carles Puigdemont, também participaram de manifestação em Barcelona contra o terrorismo (Foto: Juan Medina/Reuters)

O rei Felipe, primeiro-ministro Mariano Rajoy e chefe do governo regional da Catalunha, Carles Puigdemont, também participaram de manifestação em Barcelona contra o terrorismo (Foto: Juan Medina/Reuters)

Membros da comunidade islâmica da Espanha também marcharam ao lado do rei espanhol e do premiê, incluindo mulheres usando hijabs. Cartazes com palavras como "Barcelona" e "Não tenho medo" foram escritos em diversas línguas, incluindo árabe.

"Temos que saber como falar entre nós e entender os outros. Todos têm que aprender como podemos ser mais humanos", disse Juan Ripoll, 63, participante da passeata.

Dos 12 suspeitos vinculados aos ataques da semana passada, seis foram mortos pela polícia e dois morreram em uma explosão antes da van avançar sobre o boulevard de La Ramblas. Dois estão detidos acusados de assassinato e de integrarem organização terrorista e dois foram liberados.

 
'Não à islamofobia', diz um dos cartazes na manifestação em Barcelona contra o terrorismo (Foto: Albert Gea/Reuters)'Não à islamofobia', diz um dos cartazes na manifestação em Barcelona contra o terrorismo (Foto: Albert Gea/Reuters)

'Não à islamofobia', diz um dos cartazes na manifestação em Barcelona contra o terrorismo (Foto: Albert Gea/Reuters)

O ataque

 

Em Barcelona, 14 pessoas morreram e 130 ficaram feridas após o motorista de uma van atropelar os pedestres que estavam em La Rambla, via que fica em uma das regiões mais turísticas da cidade, no dia 17 de agosto. Entre os mortos em Barcelona estão as 13 pessoas atropeladas e um homem esfaqueado durante a fuga de Younes Abouyaaqoub, que dirigia a van que atropelou as mais de 100 pessoas.

Um segundo atropelamento deixou uma vítima em Cambrils - uma mulher que foi atropelada por um carro que não obedeceu a um controle da polícia.

Entre os mortos e feridos nos atentados na Catalunha há pessoas de 34 nacionalidades diferentes. O grupo jihadista Estado Islâmico reivindicou a autoria dos ataques.

 
Manifestação no centro de Barcelona reúne milhares de pessoas que pedem paz em cartazes com as mensagens Manifestação no centro de Barcelona reúne milhares de pessoas que pedem paz em cartazes com as mensagens

Manifestação no centro de Barcelona reúne milhares de pessoas que pedem paz em cartazes com as mensagens "não tenho medo" e "não à islamofobia" (Foto: Albert Gea)

 
Mulher segura cartaz com os dizeres: Mulher segura cartaz com os dizeres:

Mulher segura cartaz com os dizeres: "Não temos medo" antes de marcha em Barcelona (Foto: Albert Gea/Reuters)

Manifestantes seguram rosas antes da marcha prevista para a tarde deste sábado no centro de Barcelona (Foto: Juan Medina/Reuters)

Manifestantes seguram rosas antes da marcha prevista para a tarde deste sábado no centro de Barcelona (Foto: Juan Medina/Reuters)

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Foto: Chico Ribeiro - Avenida Duque de Caxias AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo licita mais de R$ 21,8 milhões para obras em vias urbanas e rodovias de MS
SAD - Foto: Bruno Rezende/Arquivo GABARITO DIVULGADO
SAD divulga gabaritos do concurso da Saúde e abertura de prazo para recurso; confira
Fotos: Saul Schramm AÇÕES DO GOVERNO DE MS
MS Ativo Municipalismo: novo conceito de parcerias garante melhores entregas à população
FOTO: MÍDIA MAX FEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
FOTO: BLOG FAVO DE MEL FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul