Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
Caarapó

Jovem é atingida por raio durante temporal em Caarapó; Leitora registra imagem

Uma jovem de 22 anos foi atingida por um raio durante o temporal

5 Fev 2015 - 17h37Por Caarapó News

Uma jovem de 22 anos foi atingida por um raio durante o temporal que caiu sobre o município de Caarapó no final da tarde de ontem (4).

Conforme informações apuradas pelo CaarapoNews, o incidente ocorreu quando Josiane Mendes estava em sua casa, uma chácara localizada na saída para Dourados, e sentou-se em frente ao computador, com um celular e um bloco com uma caneta.

Conforme relato de amigos, após a queda de um raio, a jovem sentiu um forte impacto nas suas pernas, que teriam ficadas travadas e sem movimento. Ela teria pedido ajuda aos seus pais, que também estavam em casa, e foi encaminhada até o hospital São Mateus, onde recebeu atendimento médico.

Apesar do susto, Josiane Mendes foi liberada e passa bem. Ainda segundo os amigos, ela sente um pouco de dor nas pernas e está assustada.

A leitora do CaarapoNews Rafaela Schaedler registrou, por volta das 18h10 o momento em que um raio caia sobre a cidade de Caarapó durante o temporal de ontem e enviou a redação. A suspeita é de que uma faísca teria atingido a jovem.

Recentemente o CaarapoNews divulgou uma pesquisa que apontava o estado do Mato Grosso do Sul como o quinto estado brasileiro em número de mortes por raios, relembre:

Mato Grosso do Sul teve quatro mortes por raios em 2014, segundo levantamento feito pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O estado é o quinto no país em número de mortes provocadas pelo fenômeno natural entre 2000 e 2014, de acordo com o órgão, quando foram registradas 111 mortes por raios. O número fica abaixo do registros em São Paulo, onde 288 morreram, Minas Gerais (132), Rio Grande do Sul (130) e Pará (126).

O Brasil teve 98 registros de mortes por raios, um a menos do que em 2013. Os estados que mais tiveram óbitos foram São Paulo (17), Maranhão (16), Piaú (7) e Amazonas e Pará (6 cada um). A incidências de raios no país é de 50 milhões por ano, conforme o grupo. A cada 50 mortes no mundo por descargas elétricas, uma ocorre no Brasil.

De acordo com o órgão, o levantamento foi feito com base em informações fornecidas pela imprensa, Defesa Civil e Ministério da Saúde.

Levantamento

Entre 2000 e 2014 foram registradas 1.792 mortes provocadas pelo fenômeno natural no país. O maior número de mortes foi registrado em 2001 (193 casos) e o menor foi em 2011, com 82 registros.

Conforme o grupo, 82% das vítimas eram homens e 19% mulheres e a maioria tinha faixa etária entre 14 e 24 anos, seguido pelo grupo de 0 a 14 anos. Os registros de mortes foram maiores no verão (43%) e menores no inverno (9%).

Segundo levantamento feito pelo Elat, 24% das incidências de raios foram durante atividades rurais, 17% dentro de casa, 11% próximo de veículos, 9% embaixo de árvores, 8% durante jogos de futebol, 5% sob coberturas, 5% na praia e 21% em outras circunstâncias.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTO: BLOG FAVO DE MEL FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
UNIGRAN DOURADOS - CONGRESSO
VIII Congresso da Saúde vai reunir mais de 30 profissionais renomados na UNIGRAN
Fotos: Ricardo Agra AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Para melhoria pedagógica, Fadeb inicia seminário de formação para coordenadores escolares
Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Novo Centro de Referência de Esporte e Cultura vai atender estudantes e atletas paralímpicos
Coordenadores, a Reitora da Instituição e o general de Brigada Abelardo Prisco de Souza Neto UNIGRAN DOURADOS
Coordenadores da UNIGRAN recebem 'Diploma de Amigo da 4ª Brigada' no Dia do Exército

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS