SUCURI_MEGA
FatimaNews - Notícias de Fátima do Sul e região
Fátima do Sul, 9 de Dezembro de 2016
RAÇA_ANIMAL_468
FARMÁCIA_DA_ECONOMIA_468
11 de Novembro de 2016 08h30

Jateí completa 53 anos de emancipação política

O nome Jateí, segundo a história, provém de “Jataí”

Assessoria de Imprensa/ Valéria Batista

O município de Jateí situado no sul da região Centro-Oeste do Brasil com 4.011 habitantes (IBGE 2010) completa neste dia 11 de novembro 53 anos de emancipação político-administrativa, com o atual prefeito Arilson Nascimento Targino (sem partido) e vice-prefeito João Dias.

O povoamento de Jateí nasceu com a implantação da Cand (Colônia Agrícola Nacional de Dourados), em outubro de 1943, pelo presidente da República Getúlio Vargas. Em 1954 começaram a chegar os primeiros colonos, na maioria, migrantes da região Nordeste. A criação do município se deu através da Lei nº 1950, de 11 de novembro de 1963, em 1977 o município passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul.

O nome Jateí, segundo a história, provém de “Jataí”, que diz respeito a uma espécie de abelha silvestre cujo mel é muito apreciado. Contam os antigos que o povoado não tinha nome era apenas mais uma vila pertencente a Dourados, e esta comunidade era composta por agricultores de subsistência que viviam cortando árvores para seu sustento. Num dado dia, alguns homens do povoado foram cortar lenha em uma mata que sabidamente tinha abelhas jataí, por lá retiraram a madeira que queriam e foram embora.

Ao chegar em casa o filho de um dos homens perguntou, "pai cadê o machado do Senhor?" e ele espontaneamente respondeu, "esqueci lá no Jateí". Assim, diz a lenda, deu-se o surgimento do nome de Jateí.

Comentários
Veja Também
Nossa_Lojas
FORTALEZA
REINO_MATRÍCULAS_2017
Últimas Notícias
  
JHON_300_100
Eventos
dothCom © Copyright FatimaNews - Todos os Direitos Reservados.