Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Jateí - Serviço de Convivência

Jateí celebra idosos com projeto de autoestima Colcha de Retalhos

Projeto visou à elevação de autoestima e união entre os participantes

5 Out 2015 - 14h15Por Valéria Batista / Assessoria

No município de Jateí alusivo ao dia mundial do idoso, a equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com Idosos(SCFVI), durante toda a semana realizou diversas atividades envolvendo seus os integrantes, encerrando com a “Colcha de Retalhos”, um projeto que visou à elevação de autoestima e união entre os participantes.No decorrer da semana de segunda a quinta-feira os integrantes do SCFVI tiveram a oportunidade de participarem de diversas atividades diferenciadas, como caminhada saudável na cidade alertando sobre o respeitar e valorizar a pessoa idosa, aula de aeróbica na praça central, brincadeiras na areia no clube piscina, atividades no centro poliesportivo,jogos em equipe, muita dança e trabalho em grupo, acompanhados pelo orientador de educação física Paulo Augusto.

O encerramento foi realizado na noite da sexta-feira (2) no Centro Municipaldo Idoso onde reuniram se os participantes das três localidades, sede, distrito Nova Esperança e Gleba Nova Esperança finalizando o Projeto Colcha de Retalhos. Este projeto através da Secretaria de Municipal de Assistência Social(SMAS) e oCentro de Referência de Assistencia Social (Cras)foi um desafio proposto pela equipe do SCFVI aos integrantes, visando resgatar a autoestima e reintroduzir aqueles que estão em situação de isolamento para o convívio no âmbito social.

Como explica a coordenadora do Centro do Idoso de JateíJuciene de Melo Ramos foi trabalhado o tema Resgatando a autoestima, buscando idosos em situação de isolamento para o trabalho em grupo através da confecção de uma Colcha de Retalhos, um desafio proposto hásete meses. “O objetivo foi estimular nos participantes a vontade de conhecer e registrar a vida em suas diferentes formas e momentos, podendo assim trabalhar o respeito, a diversidade e valores na prática, utilizando materiais do cotidiano com a prática artesanal”.

Com o desafio lançado durante estes vários meses, com muita persistência, força de vontade e união entre os participantes dos três grupos, um de cada localidade foi confeccionada três belas colchas de retalhos, apresentada nesta noite, onde foram julgados os critérios de beleza, criatividade, acabamento, trabalho em grupo e a história a cerca da colcha.Conquistou o primeiro lugar o distrito Nova Esperança coma confecção de uma colcha de três mil e oitocentos fuxicos com uma bela flor tulipa ao centro, um trabalho minucioso e delicado necessitando o desempenho de todos. “O essencial e o grande destaque aqui foi o trabalho em grupo, pois a ajuda, compreensão e principalmente união fizeram com chegássemos a conclusão com êxito” garante coordenadora do grupo do distrito Simone Nascimento.

Para incentivar a participação e despertar interesse aos demais, todos os participantes do projeto será contemplado com uma viagem e cada localidade foi premiada,Jateí com uma geladeira, distrito um computador e um microondase Gleba uma televisão e um karaokê. Durante a apresentação houve vários destaques, mas em especial ficou para alguns homens do assentamento gleba Nova Esperança que teve participação ativa no projeto, na coordenação de Madalena Rodrigues da Silva.

Como explica a primeira-dama Secretária de Assistência Social Mafalda Maria Targinotodas as atividades desenvolvidas junto à turma da terceira idade de Jateí, são de suma importância, pois disponibilizam momentos de descontração, elevação de autoestima e principalmente o prazer de desenvolver atividades em grupo assim despertando a dignidade e respeito a pessoa idosa. “O projeto Colcha de Retalho nos surpreendeu, pois a participação, força de vontade e união prevaleceu, sendo assim mostra que todos foram vencedores, pela persistência e dedicação” diz Mafalda, agradecendo sua equipe do SCFVI “Vocês também são merecedoras de grandes elogios, agradecemos o carinho com os idosos, lembrando que novo desafio já esta previsto”.

Prestigiou o evento de encerramento o prefeito ArilsonTargino (sem partido), os vereadores Francisco de Araújo (Presidente do Legislativo) e Rose Mônica Duck, Secretários Municipais, o coordenador do Cras Marcos Paulo, a psicóloga técnica do SCFVI Leandra Pereira, a diretora do Estabelecimento Penal de JateíMaria Lúcia Souza Freitas e demais autoridades locais.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTO: GEONE BERNARDO FRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
Foto de capa: Saul Schramm AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Bombeiros de MS chegam a 210 mil atendimentos em 3 anos, 6 novos quartéis e 2 unidades em construção
Fotos: Mairinco de Pauda AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Novo sistema de cadastramento para o Programa Precoce MS já está em vigor; veja como fazer
Fotos: Corpo de Bombeiros de MS / Divulgação AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com atuação integrada, Governo de MS trabalha para prevenir incêndios florestais no Pantanal
CULTURAMENSE NA TRIBUNA
Barba faz 2 requerimentos por CULTURAMA, 4ª a 10ª e parabeniza o amigo Burro Branco pelo aniversário

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul