Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
MÉDICA DE FÁTIMA DO SUL

FATIMASSULENSE médica socorrista do Samu salva criança em cesárea na varanda de casa em Campo Grande

Médica se emociona ao falar da cesárea de urgência

6 Fev 2016 - 09h30Por Washington Lima, com o Campo Grande News

Médica socorrista do SAMU a 8 anos, Vânia Esteves Silva, ex moradora na cidade de Fátima do Sul, se emociona ao falar da cesárea de urgência realizada na madrugada da última quinta-feira, onde a pequena Deise veio ao mundo de forma inesperada. Na cidade de Fátima do Sul, sua mãe, irmã e demais familiares se orgulham da médica.

A menina nasceu pelas mãos da médica e de socorristas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) na varanda de casa, no bairro Coronel Antonino, em Campo Grande. Em meio à tristeza de perder a mãe, a equipe toda sorriu ao ver que a menininha já nasceu guerreira. 

O chamado entrou para a viatura avançada do Samu, que conta com médico, por volta das 4h da manhã, em "código terceiro", que indica que o caso é urgente. Do outro lado da linha, a informação era de que uma paciente em parada cardíaca, uma gestante de 35 anos. 

"Aí a gente já se prepara de outra maneira, sabe que tem que levar material para um possível parto", descreve a médica socorrista do Samu, Vânia Esteves Silva. Quando a equipe chegou, a primeira viatura do Samu já prestava socorro e tentava reanimar a paciente, Rosângela. 

Deise ainda não sabe, mas segura com a mãozinha o dedo de quem a salvou.

"Ela estava caída na varanda de casa, a gente chegou e continuou a reanimação dela. Ela estava com a pupila aberta e sem reação. O monitor não mudou em nenhum momento...", explica Vânia. A família não sabia, em meio ao nervosismo, precisar há quanto tempo Rosângela estava em parada cardíaca até a chegada do socorro.

"Se a gente continuasse ali, corria o risco de perder as duas. A gente tinha que optar, pela condição clínica da mãe. Então optei por fazer a cesariana ali mesmo, na varanda", conta a médica. Este foi o primeiro caso assim do Samu, de cesariana de emergência. Nos oito anos de ambulância de Vânia, a médica já realizou diversos partos normais em carros ou em casa mesmo, onde não houve tempo de chegar ao hospital.

Do pedido da bandeja de cirurgia até a retirada do bebê, o relógio marcou minutos. "Foi rápido, em 1 minuto eu estava com o nenê na mão". A parada cardíaca da mãe não dava outra opção à equipe. "O neném também nasceu em parada cardíaca, tecnicamente, ele estava morto dentro da barriga da mãe. Passamos então a reanimar o bebê".

A concentração no neném salvou Deise, emocionou Vânia, a enfermeira Marcela Bertoldi de Melo e o socorrista César Lemes. "O bebê voltou e foi emocionante. Corremos para estabilizá-lo e saímos. Avisamos a central que ele tinha sido reanimado com sucesso, mas precisava se deslocar para o hospital mais próximo", descreve a médica.

Deise deu entrada na Santa Casa às 4h39, na UTI neo-natal e está internada na Pediatria do Pronto Socorro até o momento. Vânia, por coincidência, está de plantão no Pronto Socorro do mesmo hospital e a hora que pode, vai ver a menina que nasceu em suas mãos.

Mãe de duas meninas, de 5 e 2 anos, ela sabe que na hora precisava pensar como médica, mas o coração de mãe bateu forte. "Depois todos nós ficamos arrasados. Não sabíamos se ficávamos contentes ou tristes. Foi uma tragédia, mas saber que você e sua equipe ajudaram a salvar pelo menos uma vida... Não conseguimos salvar as duas. Mas ela é fofa, muito bonitinha e dá uma felicidade!", narra.

Deise ainda não havia sido registrada, mas o pai já tem o nome definido: Deise Laudirce Alves da Silva Rojas.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Lethycia Anjos - Mídia Max VEJA AS OPÇÃO DE TURISMO EM MS
Não sabe aonde ir no feriado? Confira opções turísticas para contemplar a natureza em MS
Crédito: Reprodução/Rede social LUTO NA EDUCAÇÃO
Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola de MS
VEREADOR LAURINDO BARBA - UNIÃO BRASIL - Imagem: Ribero Junior/MS24h CULTURAMENSE TRABALHANDO
Barba pede maior fiscalização na rodovia MS-147 e 'braços' de iluminação em Rua de Culturama
FOTO: DIVULGAÇÃO - PRF A MAIOR JÁ DESTE ANO DE 2024
Com farol de carreta apagado, traficante levava R$ 60 milhões em cocaína
FOTO: ASSESSORIA JATEÍ - FOTOS E CAMPEÕES
Veja FOTOS e quem foram os campeões da Final da Taça Semelt de futebol suíço masculino de Jateí

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul