Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
FATIMA DO SUL

Professora Lourdes Lazarotto recebe visita de freira da Africa em Fátima do Sul

Professora Lazarotto, que é ministra da Igreja Católica de Fátima do Sul, esteve em 2016 visitando a freira Erondina em moçambique (Africa)

9 Mai 2018 - 14h20Por Rogerio Sanches - Fatima News
"Foi o melhor presente de aniversário", disse a professora Lourdes Lazarotto, se referindo à agradável visita da freira Erondina Pereira de Souza, que chegou nesta terça feira, 08, em que a anfitriã completava mais um ano de vida.
 
Irmã Erondina, que foi consagrada freira pela congregação Salesiana, no município de Campo Grande, no ano de 1986, completou seus 32 anos de vida religiosa em 24/01/18. Sua vida tem uma vasta folha de serviços prestados às comunidades. Teve inicio de sua caminhada em Poxoréu e Alta Floresta, no MT.
 
No ano de 1992 aceitou um grande desafio de trabalhar na Afica, percorrendo os países: Africa do Sul, Lesoto, Quenia e Etiópia. Ela trabalhou em escolas estaduais, no ensino fundamental. Retornou ao Brasil no ano de 2005, na cidade de Cuiabá-MT. Depois trabalhou em Campo Grande-MS, Rondonópolis, Guiratinga, Alto Araguaia, Ouro Preto D'oeste e Alta Floresta.
 
Voltou em 2015 para Africa, se estabelecendo em Moçambique, juntamente com outra freira, coordenando os trabalhos em uma escola estadual. Informou que os Salesianos estão em 95 nações, tendo aproximadamente 14 mil freiras.
 
A reportagem do Fatimanews questionou sobre as dificuldades naquele País. Irmã Erondina disse que por Moçambique ter conquistado recentemente sua independência (1975), ainda encontra muitas dificuldades para exercer sua cidadania. O custo de vida é muito alto, para se ter uma idéia, um professor ganha em torno de 46 dólares, cerca de 160 reais. Na zona norte do país há muita fome, falta de água (quem tem condições faz seu próprio poço) e pouca energia elétrica.  Lá há muita pobreza, em todos os sentidos, o progresso está muito distante da realidade do Brasil. Algo que chama a atenção é o valor que eles dão para a familia. Não só consideram "irmãos de sangue". São muito solidários com as pessoas próximas a eles.
 
Ir. Erondina avaliou como momento mais crítico de sua vida na Africa, quando aconteceu a guerra entre Etiópia e Eritréia, quando passou muitas dificuldades, com falta do essencial para a alimentação. Nessa ocasião ela disse que a congregação Salesiana teve que arcar com a alimentos para mais de mil crianças.
Irmã Erondina, de uma familia de 8 irmãos, sendo dois ja se foram. Já está há 26 anos em terras africanas, fala fluentemente 5 idiomas: portugues, italiano, sesoto (lesoto), amarico e etiope.
 
Respondendo o que motivou a sua ida para aquele país estrangeiro, Ir. Erondina leu muitos livros sobre os africanos e viu o quanto foram enganados e tornados escravos. Por isso decidiu dedicar sua vida áqueles povos, uma maneira de agradecer o que fizeram seus antepassados.
 
A professora Lourdes Lazarotto, que não se contém de tanta felicidade, disse que conheceu a Irmã Erondina através de cartas. E seu irmão, Frei Moacir, que é sacerdote em Hidrolandia-GO, foi o responsável do feliz encontro entre as duas.
 
O Fatimanews pediu para a Irmã Erondina deixar uma mensagem para o povo brasileiro:
"Diante de tanta violência e ganância, se o cristão for capaz de doar um pouco de sua vida por aquele que não tem nada, mudaria muito a situação deste mundo. Não é tão necessário o dinheiro, basta doar um pouco de seu tempo e vontade de doar". Concluiu a freira Salesiana.
 
A Irmã Erondina participou da missa da Novena em honra de Nossa Senhora de Fátima, na Igreja Matriz, juntamente com a Ministra da Eucaristia, Lourdes Lazarotto, o esposo Diomir Lazarotto. No final, a freira fez fotos com fieis da comunidade. Ela foi passear em Campo Grande e deve retornar à Fatima do Sul na próxima semana.
 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Foto: Washington Lima / Fátima Em Dia AÇÕES DA PREFEITURA DE FÁTIMA DO SUL
Parceria entre Secretaria de Saúde e Hospital do Amor leva exames da Carreta a Culturama e Fátima
Foto: Washington Lima / Fátima Em Dia AÇÕES DA PREFEITURA DE FÁTIMA DO SUL
Prefeitura conclui obras de aterro e reabre estrada rural até o Rio Dourados em Culturama
FÁTIMA DO SUL - PRESTANDO CONTAS
Usina Fátima do Sul Agro-Energética publica relatório de Transparência e Igualdade salarial
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos